Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o sentido literal e contextual dos vocábulos e a estrutura sintática e semântica dos versículos acima, julgue os itens subseqüentes.
Em (17), substituindo-se o objeto direto pelo pronome oblíquo correspondente, é correta a construção: Deus não as ouve.
Todas as abreviaturas dos pronomes de tratamento correspondem ao título. EXCETO:
Vossa Eminência – V. Ema.
Vossas Senhorias – Vs. Sas.
Vossas Altezas – VV. AA.
Vossas Majestades – VV. MM.
"(...) a mãe iria acompanhá-la para ajudar na mudança."
Esse trecho do texto é reescrito em cada alternativa abaixo. A nova redação não é bem sucedida, segundo a norma escrita contemporânea, em:
A mãe acompanhá-la-ia para a ajudar na mudança.
A mãe acompanharia-a para ajudá-la na mudança.
A mãe a acompanharia para a ajudar na mudança
A mãe a acompanharia para ajudá-la na mudança.
O pronome demonstrativo faz referência a elemento da situação comunicativa, em:
A) "neste caso" (linha 5);
"essa postura" (linha 7);
"concordar com isto" (linha 16);
"nem por isso" (linha 17);
"neste século" (linha 21).
As questões de números 31 a 35 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
... apresenta três heranças culturais principais: a dos povos indígenas, a dos colonizadores portugueses e a dos negros africanos ... (início do texto)
O pronome grifado acima, em suas três ocorrências substitui, considerado o contexto,
a região.
a herança.
uma contribuição.
a formação cultural.
uma manifestação específica.
Se se quisesse passar o pronome sublinhado na frase "E me ensinava a tomar a bênção à lua nova" (verso 25) para a 3a pessoa, a forma seria "E o ensinava a tomar a bênção à lua nova". Nos itens abaixo repetiuse esta operação, observando-se as normas de emprego dos pronomes pessoais, EXCETO em:
O professor me perdoou as bobagens que falei. / O professor lhe perdoou as bobagens que falou.
Um colega orientou-me quanto à melhor maneira de estudar. / Um colega orientou-o quanto à melhor maneira de estudar.
A direção certificou-me de que não haveria aula. / A direção certificou-lhe de que não haveria aula.
Os pais me entregaram a guarda do filho. / Os pais lhe entregaram a guarda do filho.
O inspetor me aconselhou a esperar o término da aula. / O inspetor o aconselhou a esperar o término da aula.
As questões de números 12 a 24 referem-se ao texto abaixo.
Considere as sugestões de substituição de alguns pro-nomes relativos do texto propostas abaixo.
I - Substituição de onde (linha 03) por nas quais
II - Substituição de que (linha 11) por a qual
III - Substituição de que (segunda ocorrência na linha 22) por em que
Quais delas mantêm a correção gramatical do texto?
Leia o texto abaixo e responda em seguida às questões propostas.
Em cada alternativa abaixo, substitui-se um termo por um pronome átono. A substituição não é bem sucedida em:
O dragão tentaria esmagar o cavalheiro com uma das suas grandes patas.
O dragão tentaria esmagá-lo com uma das suas grandes patas.
O cavalheiro não teve que ser convencido da maldade do dragão.
O cavalheiro não teve que convencer-se da maldade do dragão.
Ele mesmo tivera companheiros devorados pelo dragão.
Ele mesmo tivera-os devorados pelo dragão.
O cavalheiro iria equipado para resistir ao fogo.
O cavalheiro iria equipado para resistir-lhe.
As questões de números 1 a 12 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
... é demorar o bastante para, ao deixá-la... (1o parágrafo)
O pronome junto à forma verbal, grifado acima, substitui, considerando-se o contexto,
a vida.
uma melancolia irônica.
uma gaiola.
a natureza humana.
a ilha.
Em relação às idéias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.
O emprego do pronome possessivo de primeira pessoa do plural, como em "nossos países" (L.5), torna o texto subjetivo, coloquial, informal, e, por isso, indevido em documentos de redação oficial, tais como ofícios e memorandos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...