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Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Leia os fragmentos abaixo apresentados, extraídos de O texto na sala de aula. (São Paulo: Ática, 2004), para responder às questões 44 a 47.
I. "Numa sociedade como a brasileira – que, por sua dinâmica social e política, divide e individualiza as pessoas, isola-as em grupo, distribui a miséria entre a maioria e concentra o privilégio nas mãos de poucos –, a língua não poderia deixar de ser, entre outras coisas, também a expressão dessa mesma situação." (Milton José de Almeida, p. 14.)
II. "A tese de que não se deve ensinar ou exigir o domínio do dialeto padrão dos alunos que conhecem e usam dialetos não padrões baseia-se no preconceito segundo o qual seria difícil aprender o padrão. Isso é falso, tanto do ponto de vista da capacidade dos falantes quanto do grau de complexidade de um dialeto padrão. As razões pelas quais não se aprende, ou se aprende e não se usa um dialeto padrão, são de outra ordem, e têm a ver em grande parte com os valores sociais dominantes e um pouco de estratégias escolares discutíveis." (Sírio Possenti, p. 33.)
III. "Se pensarmos bem, concluiremos que não é necessário estudar gênero, número, concordância, etc., a não ser quando os alunos efetivamente erram e naqueles casos em que erram. Se erram em estruturas como 'os livro(s)', que isso seja trabalhado; mas se nunca dizem 'vaca preto', para que insistir em estudar o gênero de 'vaca'?" (Sírio Possenti, p. 37.)
Considerando os fragmentos I e III, assinale a opção INCORRETA, quanto à pontuação.
Em III, "estruturas como 'os livro(s)' " e "gênero de 'vaca'? ", foram empregadas aspas simples porque o texto em que essas expressões se encontram já contém aspas.
No texto III, em "não é necessário estudar gênero, número, concordância, etc", as vírgulas podem ser dispensadas, por serem apenas enfáticas.
No texto I, a expressão "entre outras coisas" tem valor enfático e pode ser suprimida, sem prejuízo para a compreensão do fragmento.
Os travessões das linhas 1 a 3, do texto I, enfatizam as orações intercaladas; podem ser substituídos por parênteses.
É preciso corrigir os equívocos na pontuação da seguinte frase:
Julgue os itens que se seguem, relativos ao texto acima.
As vírgulas logo após "processo" (L.1) e "defesa" (L.3) têm a função de isolar elementos intercalados entre o sujeito e o predicado.
Tendo por base o texto acima, julgue os itens que se seguem.
Na linha 8, o uso da vírgula após "cidadão" justifica-se porque o sujeito da oração subseqüente é diferente do sujeito da oração anterior.
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
O emprego de vírgula logo após a palavra "criminais" (L.10) mantém inalterados o sentido e a relação sintática do período.
A respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Por introduzir uma explicação, o sinal de dois-pontos à linha 4 admite a substituição pelo sinal de vírgula seguido de uma oração subordinada iniciada por que era.
As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto que segue.
A pontuação está inteiramente adequada na frase:
Para evitar fraudes, serão fotografados, todos os candidatos que pretendem beneficiar-se das cotas segundo as regras anunciadas pela UnB.
Manobra que raramente dá certo, é a de que se pode reparar uma injustiça por meio de outra, eis a filosofia, por trás das cotas.
No campo da genômica, já se avançou o suficiente para provar que entre dois indivíduos brancos pode haver mais diferenças que entre um branco e um negro.
A Folha acha, que até mesmo a discriminação positiva, não deixa de ser um tipo de preconceito, não devendo portanto, funcionar como critério de seleção.
Afinal; trata-se ou não de se avaliar "pureza racial", se o critério a ser seguido é o de tirar fotografia; e isso num país com uma grande massa de mestiços.
É preciso corrigir, em sua estrutura, a redação da seguinte frase:
Em relação às estruturas do texto, julgue os itens a seguir.
O emprego de vírgula logo após "região" (l.12) e "insular" (l.13) é imprescindível por isolar termos que têm a mesma função sintática e participam de uma enumeração.
As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
... e resgate dos processos socioculturais − línguas, crenças e demais conhecimentos tradicionais indígenas − (final do último parágrafo)
Os travessões assinalam uma
restrição à afirmativa anterior.
citação exata de outro autor.
afirmativa desnecessária, por ser repetitiva.
enumeração explicativa do que vem sendo exposto.
hesitação do autor em expor seu pensamento.
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