Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
De acordo com as idéias e a estrutura do texto, julgue os itens subseqüentes.
O período introdutório do quarto parágrafo (l.33-34) é composto e inclui uma oração subordinada adverbial proporcional.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A partir do texto ao lado, julgue os itens a seguir.
No período simples "Segundo a UNESCO, o Brasil chegaria ao ano 2000 em sétimo lugar entre os países com maior número de analfabetos" (L.27-29), há uma única oração cujo sentido não se altera com a seguinte reescritura: O Brasil, segundo a UNESCO, iria chegar em sétimo lugar entre os países com maior número de analfabetos, no ano 2000.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A partir do texto ao lado, julgue os itens a seguir.
O elemento de articulação "como" expressa diferentes relações nas linhas 1 e 13, não podendo ser substituído, nessas duas ocorrências, por porque.
As questões de números 1 a 8 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Isso se deve ao fato de que, apesar de todo o avanço... (meio do 1º parágrafo)
O segmento grifado na frase acima introduz no contexto a noção de
causa.
condição.
restrição.
inclusão.
conseqüência.
A falta de clareza e de correção torna necessária a reconstrução da seguinte frase:
Ele fica irritado toda vez que não dirime uma dúvida; como se isso não bastasse, sempre atribui a alguém a culpa por essa frustração.
Vender livros usados revela-se cada vez mais lucrativo, onde é crescente o número de leitores em que não se dispõe de dinheiro suficiente para pagálos enquanto novos.
Um famoso cantor popular tornou-se protagonista de um caso polêmico, quando participou das campanhas publicitárias de dois produtos concorrentes entre si.
As crianças vivem, atualmente, diante de telas iluminadas, sejam as dos computadores, sejam as dos televisores; o prejuízo será maior para os olhos ou para a cabeça?
A reserva de vagas para negros que aspiram a ingressar nas universidades brasileiras está entre os temas que mais vêm dividindo a opinião pública.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
Preservam-se a coerência e a correção gramatical do texto ao se transformar a frase nominal "como atores importantes" (L.3) em oração subordinada adjetiva: que são atores importantes.
MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA UTILIZE O TEXTO I PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 01 A 10.
Com marcadores explícitos, quanto à estrutura, o 2º parágrafo do texto é formado por:
Duas orações.
Três orações.
Quatro orações.
Cinco orações.
Seis orações.
"Todos podem conseguir um viver melhor desde que haja uma firme decisão de se cuidar." (l. 36-37) A segunda oração do período acima estabelece com a an- terior uma relação de:
causa.
tempo.
conclusão.
concessão
condição.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base no texto acima, julgue os seguintes itens.
A frase nominal que caracteriza produtos saudáveis (l.2) corresponde à oração subordinada que apresentam baixos teores de carboidratos.
"Todos podem conseguir um viver melhor desde que haja uma firme decisão de se cuidar." (l. 36-37)
A segunda oração do período acima estabelece com a anterior uma relação de:
causa.
tempo.
conclusão.
concessão.
condição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...