Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A partir do período O esporte nos mostra que não há grandes campeões que nunca tenham sido derrotados (l.43-44) do texto, julgue os itens a seguir.
A forma verbal há comporta a substituição pela forma existe, sem prejuízo sintático para o texto.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Preserva-se a correção gramatical do período com a substituição da forma verbal basear (l.2) pelo seu plural.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens subseqüentes, considerando as idéias e as estruturas gramaticais do texto acima.
A expressão verbal pode contribuir (l.3-4) está no singular para concordar com o pronome indefinido Quem (l.1).
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens subseqüentes, considerando as idéias e as estruturas gramaticais do texto acima.
Se a forma verbal impede (l.5) for substituída pelo plural impedem será mantida a correção gramatical do período, embora com alterações nas relações sintáticas.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em relação às idéias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.
A forma verbal defendeu (l.5) tem sujeito indicado apenas pela desinência, mas poderia ser explicitado pelo pronome ela, cuja referência é A ministra do Meio Ambiente (l.1)
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base nas idéias e estruturas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Se a forma verbal elaborarem (l.7) estivesse no singular elaborar , a correção gramatical seria preservada.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando as idéias expressas e as estruturas empregadas na construção do texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 21, passando-se o homem branco para o plural e fazendo-se as concordâncias necessárias no período, o sentido geral do texto é preservado.
Julgue os seguintes itens, relativos ao texto anterior.
Preservam-se a coerência textual e a correção gramatical ao substituir porém (l.17) por mas.
Julgue os seguintes itens, relativos ao texto anterior.
O valor adversativo da conjunção e (l.9) permite sua substituição por mas, sem que a argumentação do texto seja prejudicada.
Julgue os itens que se seguem, a respeito do texto acima.
Por introduzir um sentido explicativo, o sinal de dois pontos após atemorizante (l.7) pode ser substituído pela conjunção por que, sem que seja prejudicada a correção do texto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...