Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A partir do trecho de entrevista transcrito acima, julgue os itens subseqüentes.
De acordo com os sentidos construídos no texto, "Ela" (R.7) refere-se a "democracia" (R.6).
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A partir do trecho de entrevista transcrito acima, julgue os itens subseqüentes.
Na linha 6, a forma verbal "distingue" está empregada no singular para concordar com o sujeito da oração, "ele".
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens seguintes, a respeito das idéias e da organização do texto acima.
A forma verbal "estavam" (R.9) está empregada no plural para concordar com seu sujeito, "cidadãos" (R.8).
O item cujo segmento sublinhado mostra um paciente do termo anterior (complemento nominal) e não seu agente (adjunto adnominal) é:
zona de perigo;
campo de visão;
percepção de perigo;
senso de direção;
torre de trezentos metros.
Em relação ao texto, assinale a opção correta.
Substituindo-se o trecho sublinhado(L.1) por Produzse o gás metano pela decomposição... provoca-se truncamento sintático.
Em "perdendo-se"(L.3), o "-se" é índice de indeterminação do sujeito.
A substituição de "a sua"(L.3) por essa prejudica a coesão textual do período.
Não haveria alteração na relação sintática com a substituição de "pois"(L.4) por qualquer um desses conectivos: já que, porque, visto que, uma vez que, porquanto.
A substituição de "onde"(L.10) por na qual mantém a correção do período.
O termo sublinhado que tem uma função diferente da que está presente nos demais é:
qualidade de vida;
agitação das grandes cidades;
ritmo de trabalho;
conquista de novos espaços;
qualidade de alimentos saudáveis.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os seguintes itens, a respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima.
As relações semânticas entre os termos da oração são alteradas, mas preservam-se a coerência e a correção textual ao se reescrever a primeira oração do texto como: A compreensão científica do envelhecimento ainda tem muitas lacunas.
Assinale a alternativa em que o termo desempenhe a mesma função sintática que "o resultado da evolução do PIB" (L.3).
o crescimento (L.4-5)
a maior causa de tal desempenho (L.11-12)
os dados da Serasa e do SPC (L.21)
lenta e desigual (L.23)
um movimento parecido com o de 2002 (L.27)
O complemento nominal está corretamente destacado no item:
"...acompanho a caça aos leitores..."
"...manter um veículo em vida orgânica."
"...é a porta de entrada dos jovens para a mídia..."
"...envelhecem e se fadigam das mesmices de cada crise..."
"...a violência urbana deve ser combatida pelo mutirão de cidadãos..."
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Bahia (FESMIP) - 2004
A alternativa em que há correspondência entre o termo destacado e o que se afirma sobre ele é:
"...que odeia nordestinos." (linha 1) - indica circunstância de lugar.
"...ao mesmo quinhão de terra sagrada." (linha 2) - completa o sentido do nome.
"...comentários maliciosos contra negros..." (linhas 3-4) - completa o sentido do verbo.
"...geraram duas grandes guerras..." (linhas 8-9) - modifica o sentido do nome.
"Ela se infiltra, silenciosa, em todas as escolas." (linha 16) - explica o pronome "ela".
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...