Questões de Língua Portuguesa do ano 2004

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Assinale a alternativa ERRADA.

  • A.

    O plural de alemão, balão e órgão é: alemães, balões e órgãos.

  • B.

    Substantivos epicenos são os que designam animais: borboleta, jacaré.

  • C.

    Os substantivos sobrecomuns designam pessoas e têm uma só forma, para o masculino e feminino: a criança, a criatura, o alvará, o eclipse.

  • D.

    O plural de couve-flor e amor-perfeito é couve-flores e amor-perfeitos.

 

Com relação aos aspectos gramaticais do texto I, julgue os itens seguintes.

A expressão “pobres e ricos”, nas duas ocorrências (l.5 e 7), é composta por dois substantivos coordenados.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

O emprego da inicial maiúscula em "Constituição" (L.2) é justificado pela regra que recomenda o emprego de maiúsculas para individualizar ou singularizar nomes que designem altos conceitos religiosos ou políticos, para lhes dar especial relevo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise o período e marque a afirmativa incorreta. Todos temos uma utopia ou um sonho em busca dos quais chegamos a empenhar a vida.

  • A.

    Os substantivos "utopia" e "sonho", no contexto em que foram empregados, assumem valor semântico equivalente.

  • B.

    Está subentendido o pronome "nós" em "Todos temos".

  • C.

    O período admite o seguinte desdobramento: Todos temos uma utopia ou um sonho. Chegamos a empenhar a vida na busca deles.

  • D.

    O período também estaria correto se substituíssemos "em busca dos quais" por "em cuja busca deles".

  • E.

    O termo da oração "dos quais" está flexionado no masculino plural porque retoma dois substantivos de gêneros diferentes.

Considerando as idéias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.

Entre as duas orações iniciadas, respectivamente, por “A informalidade” (l.5) e por “que fica” (l.6), subentende-se uma relação semântica de conseqüência, que seria corretamente expressa pela inserção da palavra conseqüentemente, entre vírgulas, após “fica” (l.6).

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, a respeito do texto acima.

Na organização argumentativa do texto, a oração “Pode ser tocada dentro da igreja.” (l.9) estabelece uma condição para o índio ser cristianizado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o emprego das classes de palavras e as estruturas sintáticas no texto I, julgue os itens a seguir.

O período “Educação presumia (...) de conhecimento” (l.58-61) apresenta mais de cinco complementos diretos, representados por substantivos abstratos, para a forma verbal “presumia”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência às idéias e às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Pelos sentidos e pela estrutura sintática do texto, subentende-se que, logo após a forma verbal “É” (l.9), há elipse da palavra necessário.

  • C. Certo
  • E. Errado

A propósito do texto acima e considerando a abrangência do tema nele tratado, julgue os itens que se seguem.

Mantém-se a obediência à norma culta escrita ao se substituir a palavra “vide” (l.7) por haja visto, uma vez que as relações sintáticas permanecem sem alteração.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do texto acima e considerando as informações e os múltiplos aspectos do tema que ele focaliza, julgue os itens que se seguem.

A inserção de o que imediatamente antes de “ocorreu” (l.7) prejudicaria a sintaxe do período e modificaria o sentido da informação original.

  • C. Certo
  • E. Errado
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