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Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A partir da análise do emprego das classes de palavras e da sintaxe das orações e dos períodos do texto I, julgue os itens que se seguem.
O substantivo "compreensão" (L.4) está determinado por quatro adjuntos preposicionados: de nós próprios, dos outros, do mundo e do que os outros fazem do mundo.
As questões de números 21 a 30 referem-se ao texto que segue.
A expressão à matéria orgânica deve ser entendida como um complemento de
nada parecido com.
com o que viria.
ao vexame.
áreas de exposição.
se transformaram.
A oração cuja classificação está INCORRETA é:
"...quem arruma, com os entes e as coisas, o seu museu de encantamentos." (l. 1-3) – oração subordinada substantiva subjetiva.
"Vejo os meus sonhos." (l. 4-5) – oração absoluta.
"...que ela me fantasia." (l. 6-7) – oração subordinada adjetiva restritiva.
"...indo até lá," (l. 10) – oração subordinada adverbial temporal.
"...por que é azul a cor do céu?" (l. 12-13) – oração subordinada adverbial causal.
Assinale a alternativa correta:
Em "Aqueles famosos atores da novela revisitaram o presidente" – "Aqueles famosos atores da novela" constitui o sujeito; "atores" é o núcleo.
Em "Lá no morro uma luz somente havia" – temos sujeito indeterminado.
Em "Aquela deputada teve os seus direitos políticos caçados em decorrência da CPI que apurou as irregularidades na distribuição de verbas públicas" – todas as palavras estão grafadas corretamente.
Em "Não suporto gente que mente" – temos oração subordinada substantiva.
Assinale a alternativa em que o termo destacado exerça a mesma função sintática que o termo grifado na seguinte frase: "Os bancos ganharam antes e, sinaliza o governo, vão continuar ganhando." (L.42-43).
"Está claro que a redução esperada e projetada da taxa-Selic diminuiu a rentabilidade dos bancos..." (L.5-6)
"...já que posterga a corrida certa dos bancos em busca da rentabilidade perdida." (L.14-15)
"E o risco de emprestar é sempre o de não receber." (L.23)
"Buscam-se regras e leis para tornar menos 'paternalista' a decisão dos juízes..." (L.25-26)
"Ou seja, há uma possibilidade, não desprezível, de o país perder, mais uma vez, uma janela de oportunidade." (L.48-50)
Assinale a frase do texto que constitui uma oração sem sujeito.
O direito nada pode sem a ética.
[....] não pode haver paz sem justiça.
Toda regra de Justiça envolve amor.
que resume [...] a verdadeira idéia da convivência entre os homens.
[...] em seu mais amplo sentido [...]
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A respeito do texto acima, julgue os itens a seguir.
Nas linhas de 2 a 4, a expressão com um mísero verniz que a qualquer contato mais direto pode estalar constitui um aposto que caracteriza ou qualifica o termo homens e mulheres das cavernas.
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Considerando o emprego das classes de palavras e as estruturas sintáticas no texto I, julgue os itens a seguir.
Com a construção educando educável e o homem educado (l.64), os dois adjuntos adnominais sublinhados denotam atributos relacionados, respectivamente, ao processo e ao produto da educação.
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Acerca do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
As vírgulas imediatamente após "Estados Unidos" (L.7) e "habitante" (L.8) não podem ser eliminadas, porque têm a função de isolar um aposto explicativo.
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Com respeito a aspectos gramaticais e à compreensão das idéias do texto II, julgue os seguintes itens.
Na expressão inauguração de espaços restaurados (l.31), a palavra sublinhada exerce a função de adjunto adnominal.
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