Questões de Língua Portuguesa do ano 2004

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

 

Julgue os itens que se seguem, a respeito do texto acima.

A organização das idéias no texto permite inferir para as palavras “nimbos” e “toldam” (l.1) a significação de riscos e ameaçam, respectivamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as idéias contidas no texto anterior, julgue os itens a seguir.

No texto, o vocábulo “informática” é polissêmico, porque possui múltiplos significados conflitantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.

A substituição do termo "estão sendo desenvolvidos" (L.10-11) por estavam se desenvolvendo provoca alterações estruturais sem alterar semanticamente a informação original nem transgredir as normas da escrita culta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere o texto abaixo para responder às questões de números 12 a 14.

Considere as afirmações abaixo.

I. Em "Dante Panzeri divide os torcedores entre indivíduos que vão ver o jogo e aqueles que vão ver a vitória", a progressão do texto se expressa por mecanismos de coesão.

II. "de cada lance perigoso...", "da conclusão de uma espera", "da certeza de um resultado" marcam a coesão seqüencial expressa pela repetição da estrutura sintática.

III. Em "São os que aplaudem mas não agridem", a coesão é determinada pela elipse da conjunção.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    I e II.

  • C.

    II.

  • D.

    II e III.

  • E.

    III.

NÃO é afirmação relacionada à coerência textual:

  • A.

    Está diretamente ligada à possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto.

  • B.

    É o que faz com que o texto faça sentido para os usuários.

  • C.

    É um princípio de interpretabilidade ligado à inteligibilidade do texto numa situação de comunicação.

  • D.

    Resulta de uma complexa rede de fatores de ordem lingüística, cognitiva e interacional.

  • E.

    Permite recuperar ligações lingüísticas entre elementos da superfície textual.

Considere o texto abaixo para responder às questões de números 1 a 10.

No primeiro e segundo parágrafos, a costura e a ficção aparecem isoladamente. No terceiro, esses dois tópicos são relacionados: a narradora fala ao personagem sobre sua inserção na narrativa e sobre o fato de ele ser feito de fios. No quarto parágrafo, o personagem é comparado a outros meninos da escola. Lendo o último pode-se, então, estabelecer relações entre costura, ficção, escola e vida. Tal procedimento garante a

  • A.

    existência de fatores de contextualização.

  • B.

    recorrência de recursos fonológicos segmentais.

  • C.

    progressão temática.

  • D.

    justaposição sem partículas seqüenciadoras.

  • E.

    coesão lexical demonstrativa.

Considere o texto abaixo para responder às questões de números 1 a 10.

Segundo Ingedore V. Koch e Luiz C. Travaglia, o conhecimento é armazenado na memória em blocos denominados modelos cognitivos. Um modelo importante para estabelecimento da coerência do texto é:

  • A.

    Scripts – tapeçaria (fios, novelo, tapete, agulha) e literatura (romancista, verossimilhança, ficção).

  • B.

    Planos – conjunto de conhecimentos úteis para conquistar a amizade de um aluno (conhecer, tentar e pentear).

  • C.

    Esquemas – um dia da rotina de uma professora (gestos, fascinada, contemplação).

  • D.

    Frames – tapeçaria (fios, novelo, tapete, agulha) e literatura (romancista, verossimilhança, ficção, narrativa).

  • E.

    Esquemas textuais – conjunto de conhecimentos sobre textos literários destinados ao público infantil (romancista, verossimilhança, ficção, narrativa).

Leia o texto para responder à questão 06.

Assinale a substituição sugerida que prejudica o sentido original ou a correção gramatical do texto.

  • A.

    "os que"(L.1) aqueles que

  • B.

    "segue enfrentando"(L.3) continua se defrontando com

  • C.

    "sobre a" (L.8) no que diz respeito a

  • D.

    "já deixou para trás"(L.12 e 13) ⇒ já abandonaram

  • E.

    "pelas"(l.13)  preferindo as

As questões de 21 a 30 relacionam-se com o texto abaixo. Leia-o com atenção antes de responder a elas.

"REPÓRTER – Os sindicatos não se oporiam a mecanismos de punição?

Ministro – Duvido."

 Mantêm-se a coesão e a correção gramatical, sem se alterar significativamente o valor semântico original do excerto acima, em

  • A. a uma pergunta do jornalista sobre a possibilidade de os sindicatos se oporem a mecanismos de punição, o Ministro respondeu que duvidava.
  • B.

    interpelado pelo jornalista se os sindicatos não se oporiam a mecanismos de punição, o Ministro teria respondido que duvidou.

  • C.

    o jornalista perguntou se os sindicatos se teriam oposto a mecanismos de punição e o Ministro respondeu ter duvidado.

  • D.

    o Ministro respondeu à pergunta do jornalista relativa à possibilidade dos sindicatos se oporem a mecanismos de punição, dizendo que duvidara.

O significado da palavra em destaque está incorretamente indicado em:

  • A.

    "...de vez em quando nos rincões do país." = fronteiras

  • B.

    "...é mestre em embaralhar essa sintonia." = confundir

  • C.

    "...não passa de preconceito tacanho." = atrasado

  • D.

    "...com propósitos libidinosos." = luxuriosos

  • E.

    "...e tornaram-no obsoleto." = ultrapassado

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...