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Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens que se seguem, a respeito do texto acima.
A organização das idéias no texto permite inferir para as palavras nimbos e toldam (l.1) a significação de riscos e ameaçam, respectivamente.
Considerando as idéias contidas no texto anterior, julgue os itens a seguir.
No texto, o vocábulo informática é polissêmico, porque possui múltiplos significados conflitantes.
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
A substituição do termo "estão sendo desenvolvidos" (L.10-11) por estavam se desenvolvendo provoca alterações estruturais sem alterar semanticamente a informação original nem transgredir as normas da escrita culta.
Considere o texto abaixo para responder às questões de números 12 a 14.
Considere as afirmações abaixo.
I. Em "Dante Panzeri divide os torcedores entre indivíduos que vão ver o jogo e aqueles que vão ver a vitória", a progressão do texto se expressa por mecanismos de coesão.
II. "de cada lance perigoso...", "da conclusão de uma espera", "da certeza de um resultado" marcam a coesão seqüencial expressa pela repetição da estrutura sintática.
III. Em "São os que aplaudem mas não agridem", a coesão é determinada pela elipse da conjunção.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
I e II.
II.
II e III.
III.
NÃO é afirmação relacionada à coerência textual:
Está diretamente ligada à possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto.
É o que faz com que o texto faça sentido para os usuários.
É um princípio de interpretabilidade ligado à inteligibilidade do texto numa situação de comunicação.
Resulta de uma complexa rede de fatores de ordem lingüística, cognitiva e interacional.
Permite recuperar ligações lingüísticas entre elementos da superfície textual.
Considere o texto abaixo para responder às questões de números 1 a 10.
No primeiro e segundo parágrafos, a costura e a ficção aparecem isoladamente. No terceiro, esses dois tópicos são relacionados: a narradora fala ao personagem sobre sua inserção na narrativa e sobre o fato de ele ser feito de fios. No quarto parágrafo, o personagem é comparado a outros meninos da escola. Lendo o último pode-se, então, estabelecer relações entre costura, ficção, escola e vida. Tal procedimento garante a
existência de fatores de contextualização.
recorrência de recursos fonológicos segmentais.
progressão temática.
justaposição sem partículas seqüenciadoras.
coesão lexical demonstrativa.
Considere o texto abaixo para responder às questões de números 1 a 10.
Segundo Ingedore V. Koch e Luiz C. Travaglia, o conhecimento é armazenado na memória em blocos denominados modelos cognitivos. Um modelo importante para estabelecimento da coerência do texto é:
Scripts – tapeçaria (fios, novelo, tapete, agulha) e literatura (romancista, verossimilhança, ficção).
Planos – conjunto de conhecimentos úteis para conquistar a amizade de um aluno (conhecer, tentar e pentear).
Esquemas – um dia da rotina de uma professora (gestos, fascinada, contemplação).
Frames – tapeçaria (fios, novelo, tapete, agulha) e literatura (romancista, verossimilhança, ficção, narrativa).
Esquemas textuais – conjunto de conhecimentos sobre textos literários destinados ao público infantil (romancista, verossimilhança, ficção, narrativa).
Leia o texto para responder à questão 06.
Assinale a substituição sugerida que prejudica o sentido original ou a correção gramatical do texto.
"os que"(L.1) aqueles que
"segue enfrentando"(L.3) continua se defrontando com
"sobre a" (L.8) no que diz respeito a
"já deixou para trás"(L.12 e 13) ⇒ já abandonaram
"pelas"(l.13) preferindo as
As questões de 21 a 30 relacionam-se com o texto abaixo. Leia-o com atenção antes de responder a elas.
"REPÓRTER – Os sindicatos não se oporiam a mecanismos de punição?
Ministro – Duvido."
Mantêm-se a coesão e a correção gramatical, sem se alterar significativamente o valor semântico original do excerto acima, em
interpelado pelo jornalista se os sindicatos não se oporiam a mecanismos de punição, o Ministro teria respondido que duvidou.
o jornalista perguntou se os sindicatos se teriam oposto a mecanismos de punição e o Ministro respondeu ter duvidado.
o Ministro respondeu à pergunta do jornalista relativa à possibilidade dos sindicatos se oporem a mecanismos de punição, dizendo que duvidara.
O significado da palavra em destaque está incorretamente indicado em:
"...de vez em quando nos rincões do país." = fronteiras
"...é mestre em embaralhar essa sintonia." = confundir
"...não passa de preconceito tacanho." = atrasado
"...com propósitos libidinosos." = luxuriosos
"...e tornaram-no obsoleto." = ultrapassado
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