Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir do texto Dar o peixe ou ensinar a pescar?, julgue os itens seguintes.
A união entre as orações existentes no trecho "que a existência desse tipo de pobreza é socialmente inaceitável e, portanto, que desejamos erradicá-la o quanto antes" (L.24-26) dá-se por processo de coordenação.
Com relação à estrutura e aos aspectos gramaticais do texto A ilha e a gramática, julgue os itens subseqüentes.
Apenas dois períodos compõem o segundo parágrafo. O segundo está coordenado ao primeiro por meio do conector E (l.15).
Assinale a alternativa em que o período seja composto exclusivamente por coordenação.
"O governo foi neutro, os investimentos caíram, e, especialmente, reduziu- -se o consumo das famílias, que responde por algo como 60% do PIB total." (L.6-7)
"A massa total de rendimentos do trabalho caiu 3,5% em 2001, 5,6% em 2002 e deverá ter encolhido 6,8% em 2003." (L.15-16)
"Com perda de rendimento desta magnitude e grandes dificuldades de encontrar ocupação, o trabalhador está desanimado com o presente (embora siga esperançoso com o futuro) e trata de pagar contas em atraso." (L.17-19)
"A inadimplência do comprador está num nível historicamente baixo, como revelam os dados da Serasa e do SPC." (L.19-21)
"Com o mercado interno tão reduzido pela contínua queda na renda do consumidor, serão necessários vários anos de crescimento continuado para recuperarmos o que se perdeu." (L.46-48)
No período "Os banqueiros já puderam comemorar o investimento, pois o índice de risco e de instabilidade do Brasil caiu", a conjunção pois estabelece uma relação de:
A partir da análise do emprego das classes de palavras e da sintaxe das orações e dos períodos do texto I, julgue os itens que se seguem.
No segundo período do texto, a relação entre as orações dá-se por coordenação.
A respeito das estruturas do texto II, julgue os itens seguintes.
Ao final do verso 25, o autor poderia ter empregado os dois pontos, assim como o fez no verso 21, pois as estruturas sintáticas são semelhantes.
A figura acima ilustra uma janela do Word 2002 com parte de um texto em processo de edição, que foi extraído da revista Época, de 12/1/2004, p. 84. Julgue os itens subseqüentes quanto às idéias e à estrutura do texto e com relação ao Word 2002.
A expressão no fundo (l.2) pode ser posta entre vírgulas ou ser movida para logo depois de esforço (l.2), ficando entre vírgulas, sem que resulte em incorreção gramatical.
Com base nas idéias e na estrutura do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
No segundo parágrafo do texto, todas as vírgulas empregadas separam termos da mesma função sintática.
Com base nas idéias e na estrutura do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Em todo o texto, o emprego dos travessões pode ser substituído por ponto-e-vírgula, uma vez que indicam uma pausa superior à da vírgula e inferior à do ponto.
Considerando as idéias expressas e as estruturas empregadas na construção do texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 26, a vírgula antes da conjunção e está correta, porque a oração antecedente e a seguinte têm sujeitos sintáticos distintos: no primeiro caso, é nossos costumes e, no segundo, a visão de vossas cidades.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...