Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os seguintes itens a respeito da organização das idéias e das estruturas lingüísticas no texto.
Na linha 10, emprego do sinal indicativo de crase em à contemplação indica que esse termo é regido pelo substantivo convite; mas se a opção fosse por uma oração com o verbo convidar o uso do sinal de crase seria opcional.
Julgue os itens que se seguem, referentes ao texto acima.
Na linha 6, o sinal indicativo de crase pode ser omitido sem que haja prejuízo para a correção gramatical do texto.
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
Estaria gramaticalmente correta a substituição de há cerca de (l.6) por a cerca de.
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2005
INSTRUÇÃO: PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 11 A 15, LEVE EM CONSIDERAÇÃO OS TRECHOS 1 , 2 E 3 , A SEGUIR.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do trecho 2.Atenção: As questões de números 16 a 20 referem-se ao texto que segue.
É adequado o emprego de ambas as expressões sublinhadas na frase:
Parece que desapareceram as convicções onde a velhice era sinônimo de ser mais sábio, ou em que ser jovem era uma garantia de felicidade.
O esclarecimento em cujo a palavra sexagenário nada tem a ver com sexo é um lance de ironia com que o autor se valeu para dar leveza ao tema.
A adolescência é uma época de onde mais tarde emergirão recordações às quais nem sempre constituirão lembranças felizes.
Pode-se preferir a velhice do que a juventude, mas Bobbio assevera de que, nesse caso, não se viu a velhice de perto.
Os traumas por que tantas vezes passam os jovens são esquecidos, mas não os momentos em que lograram ser felizes.
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Como textos de documentos oficiais devem respeitar o padrão culto da língua portuguesa, a transcrição de trechos da entrevista para um relatório apresentada no texto III, por exemplo, não seria adequada por provocar erro gramatical se fosse inserido o termo
Está correta a grafia de todas as palavras da frase:
Malediscente como sempre, não deixa de proferir injúrias, manifestando, além da hostilidade, uma extraordinária vocação para provocar a cisânia entre seus desafetos.
Diante de nossa relutância, propôs que fôssemos com ele ao super-mercado, emprendêssemos, de modo alheatório, uma pesquisa de preços, e os comparássemos aos da feira.
Como não conta com nenhum para-raios, o povoado se alarma tão logo comece a trovejar: na última tempestade, a inscidência de descargas elétricas foi a maior da região.
Será necessário intensificar a assistência aos pescadores, por ocasião da reversão das águas do rio − operação esta que certamente beneficiará as hidrelétricas, mas que poderá levar muitos à indigência.
Os maltratos recebidos afetaram-na tão profundamente que ela não consegue relaxar: ficaram-lhe os resquícios de um trauma familiar que dificilmente superará sem os subssídios de um tratamento especializado.
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Abaixo existem quatro pares de frases, cada uma com uma expressão em destaque. Assinale a alternativa em que o significado dessas expressões está trocado.
Os pais gostam de participar do dia-a-dia dos filhos. = cotidiano Os pais, dia a dia, aprendem melhor a conviver som os filhos = todos os dias
Fui à festa e passei despercebido; ninguém falou comigo. = desprevenido Ivo participou do concurso desapercebido dos conhecimentos necessários. = não notado
Foi difícil, a princípio, conciliar respeito com autoridade. = inicialmente Os pais, em princípio, desejam tornar-se amigos dos filhos. = em tese
Mal o aluno chegou à escola, a sineta soou. = assim que Mau o aluno; não estudava, não se comportava. = ruim
As questões de números 1 a 12 referem-se ao texto que segue.
Está correto o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase:
"Formatação" é uma palavra à qual se costuma recorrer quando se trata de um procedimento cujo sentido só é possível compreender no campo da informática.
A expansão da tribo de micreiros, a que o autor dá notícia, é um fato de que se pode comprovar a cada dia.
A nova acepção da palavra "vírus", a cujo sentido sempre teve algo de ameaçador, representa uma nova ameaça com aqueles que se valem da informática.
O autor aproxima a linguagem dos micreiros com aquela dos funkeiros, uma vez que de ambas costuma-se reconhecer uma grande quantidade de importações vocabulares.
A linguagem do computador, a cujo acesso não é nada simples para muita gente, costuma mostrar-se muito rápida para aqueles que nela passam a ter intimidade.
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
Os visitantes ficam deslumbrados _________, _____ chegam aos barrancos, presenciam um espetáculo inesquecível de beleza. As palavras que completam corretamente a frase são:
por que - mal.
por quê - mau.
porquê - mau.
porque - mal.
porque - mau.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...