Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base na leitura do texto II responda às questões de 23 a 30.
TEXTO II
O fazendeiro para o caipira:
- Nesta terra dá arroz?
- Num dá não, sinhô.
- E feijão, dá?
- De jeito ninhum!
- Dá frutas e verduras?
- Também não dá não, sinhô.
- Soja, café, amendoim, não dá nada?
- Já disse dotô, num dá nada.
- Quer dizer que não adianta eu plantar, que não dá nada mesmo?
- Bom, prantando é outra coisa.
Seleção de Antônio Wilson Rigolin Salto/SP
As marcas da linguagem popular do caipira estão registradas, no texto, por meio da
falta de concordância.
desobediência à ordem das palavras.
falta de articulação entre as palavras.
escrita das palavras.
má colocação dos pronomes átonos
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2005
As questões de 01 a 18 relacionam-se com o texto abaixo. Leia atenta-mente todo o texto antes de responder a elas.
É CORRETO afirmar que os comentários que compõem a conclusão desse texto estão estruturados numa forma
descritiva.
dissertativa.
exortativa.
narrativa.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2005
As questões de 01 a 18 relacionam-se com o texto abaixo. Leia atenta-mente todo o texto antes de responder a elas.
"Num restaurante de classe média, pessoas torcem o nariz [...] porque, na mesa ao lado, se senta um casal negro..." (linhas 11-13) É CORRETO afirmar que a expressão destacada nessa frase é usada, habitualmente, na linguagem
acadêmica.
informal.
oratória.
poética.
Assinale a alternativa em que há erro em relação à norma culta da língua.
Era necessário que o amigo se impusesse diante da amada.
Faziam anos que aquele casamento estava com problemas.
Se o amigo compuser suas emoções, sua vida ficará mais tranqüila.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando o texto acima, assinale a opção incorreta.
A expressão "esses trabalhos" (L.4) retoma a idéia de "os projetos desenvolvidos pelos tribunais eleitorais" (L.1-2).
A vírgula após "trabalhos" (L.4) justifica-se pela necessidade de se isolar expressão adverbial antecipada.
Todos os pronomes possessivos empregados no texto referem-se a "cidadão" (L.5).
Na linha 4, "criam-se" corresponde a são criadas.
Na linha 7, a expressão "os seus deveres" é complemento tanto de "reconhecer" quanto de "cumprir".
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Assinale a alternativa escrita de acordo com as normas gramaticais do português-padrão.
Logo depois do atual prefeito assumir, deu-se início a castração das fêmeas abandonadas ou de pessoas carentes.
Sou profissional da área de eventos e trabalho a cinco anos na área.
Gostaria que você passasse aqui pois não te entreguei o memorial de cálculo.
As bebidas alcoólicas possuem etanol, substância tóxica que lesa os nossos órgãos, como o cérebro, o coração, o fígado e o pâncreas.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Assinale a alternativa cuja reescritura da frase a seguir melhor se conforma às normas gramati-cais da língua portuguesa padrão, preservando o sentido original.
Estava eu hoje cedo, parado em um sinal de trânsito, quando olho na esquina, próximo a uma porta, uma loirona a me olhar e eu olhava também
Parado em um sinal de trânsito hoje cedo, numa esquina, próximo a uma porta, eu olhei para uma loira e ela também me olhou.
Hoje cedo, eu estava parado em um sinal de trânsito, quando ao olhar para uma esquina, meus olhos deram com os olhos de uma loirona.
Hoje cedo, estava eu parado em um sinal de trânsito quando vi, numa esquina, próxima a uma porta, uma louraça a me olhar.
Estava eu hoje cedo parado em um sinal de trânsito, quando olho na esquina, próximo a uma porta, vejo uma loiraça a me olhar também.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Com base no texto 3, assinale a alternativa CORRETA.
"Amores fugazes" (linha 5) poderia ser substituído por "amores eternos" sem alterar o sentido da expressão.
Em "... ali estavam, além da família, muitos amigos que tinham assistido ao casamento, um fato raro" (linhas 7-8), os termos sublinhados afirmam que atualmente as pessoas não se casam mais.
A frase "Me dei conta de que cem dias não passam de poucas semanas..." (linha 15) está es-crita de acordo com as normas gramaticais do português-padrão descrito pelas gramáticas nor-mativas.
Na frase "Segui pensando nessas coisas e aquilo não me saía da cabeça" (linha 14), os termos sublinhados referem-se às reflexões do autor sobre as comemorações de cem dias de namoro e cinqüenta anos de casamento.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
De acordo com o modelo abaixo, analise as frases que foram modificadas com base na mesma regra, sem alterar o sentido.
Meus sogros comemoraram cinqüenta anos de união.
→ Cinqüenta anos de união foram comemorados por meus sogros.
I - O jornal local publicou a reportagem. → A reportagem de um jornal local foi publicada.
II - A doença de Chagas atingiu várias pessoas no norte do Estado. → Várias pessoas foram atin-gidas pela doença de Chagas no norte do Estado.
III - Os três irmãos tiveram seus bens confiscados pela justiça. → Os bens dos três irmãos foram confiscados pela justiça.
IV - Viram-me saindo da faculdade ontem à noite. → Ontem à noite, eu fui vista saindo da facul-dade.
V - Um estranho atacou-a dentro da própria casa. → Ela foi atacada por um estranho dentro da própria casa.
Assinale a alternativa que contém TODAS as afirmativas CORRETAS.
II – III – V
I – III – IV – V
II – IV – V
III – IV – V
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Nas proposições abaixo, preencha as lacunas com a forma entre parênteses, devidamente flexi-o-nada em gênero e número.
I - Os ................... sempre causaram confusão. (leva-e-traz)
II - Nossa reunião será realizada todas as ......................... . (quarta-feira)
III - O evento contará com cinco ....................... . (mesa-redonda)
IV - No Brasil, os ......................... têm pouca expressão política. (vice-presidente)
V - Há necessidade de colocar dois .................... em cada quarto. (criado-mudo)
Assinale a opção que indica, de cima para baixo, a utilização CORRETA das flexões.
levas-e-traz – quarta-feiras – mesa-redondas – vices-presidentes – criados-mudo
leva-e-traz – quartas-feira – mesas-redondas – vice-presidentes – criados-mudo
leva-e-trazes – quartas-feiras – mesas-redonda – vices-presidentes – criados-mudos
leva-e-traz – quartas-feiras – mesas-redondas – vice-presidentes – criados-mudos
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...