Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa correta quanto ao emprego das palavras mau e mal.
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Complete as lacunas com as palavras grafadas corretamente, na ordem em que aparecem:
Assinale a alternativa CORRETA:
há – trás – organisações – banalisação – omição – brechas – encaixa – detêm – obtensão
a – tráz – organizações – banalisação – omissão – brexas – encaicha – detém – obtenção
há – trás – organizações – banalização – omissão – brechas – encaixa – detém – obtenção
à – tráz – organizações – banalização – omição – brexas – encaixa – detêm – obtenção
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2005
Nos enunciados abaixo, preencha as lacunas com uma das formas entre parênteses e assinale a alternativa correta:
I. O filho caminhou ___________ do pai, abraçando-o com emoção. (ao encontro, de Encontro)
II. O governo tomou medidas que vêm ____________ às reivindicações dos trabalhadores, tornando inevitável o movimento grevista. (ao encontro, de encontro)
III. Os brasileiros se perguntam __________ de tantos roubos no governo. (o por que, o porquê, o porque)
IV. Acredito que nos devemos preocupar com os ideais ___________ lutamos. (porque, por que) V. Ele não veio ao encontro _________? Não sei ________ faltou, mas sei o ________ da minha decepção. (por que, por quê, porque, porquê)
e encontro - de encontro - por quê - porque - por quê, porque, por que
de encontro - ao encontro - porque - por que - por que, por que, por quê
ao encontro - ao encontro - por que - por que - porque, por quê, porquê
ao encontro - de encontro - o porquê - por que - por quê, por que, porquê
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2005
No trecho "Encontrou cerradas as grandes portas de bronze, ouro e pórfiro", a palavra em negrito pode ter a sua significação confundida com a da palavra serradas, por causa da idêntica pronúncia. Nas frases abaixo, as lacunas são sempre preenchidas com a primeira das palavras de idêntica pronúncia apresentadas entre parênteses, exceto em uma delas cuja lacuna tem de ser preenchida com a segunda palavra. Essa última frase é:
O escriturário aproveitou o feriado para assistir a um _____ (concerto / conserto) da OSN.
João Brandão estava lotado naquela repartição _____ (há cerca de / a cerca de) dez anos.
João Brandão trabalhava na _____ (sessão / seção) de análise das matérias-primas.
O Governo vai promover um _____ (censo / senso) dos servidores, para melhoraria do serviço.
Para que possa _____ (ascender / acender) no serviço público, o servidor tem de demonstrar interesse.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
"Temos hoje cerca de 2 milhões de alunos matriculados no ensino superior"; o comentário INCORRETO sobre os componentes desse segmento do texto é:
o sujeito de "temos" refere-se à população brasileira em geral;
a forma verbal "temos" inclui, em seu sujeito, o leitor e o autor do texto;
o advérbio "hoje" se refere ao momento em que o texto foi escrito;
se, em lugar de "alunos" estivesse "alunas", a leitura do numeral 2 seria no feminino;
tanto "alunos" quanto "ensino" são adjetivados de forma objetiva.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Considere as frases abaixo.
São corretas, segundo a norma culta da língua, as frases da alternativa:I, II e IV
II, III e IV
III e IV
II e III
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Assinale a alternativa que contém a frase com redação aceita pela normal culta da língua.
Solicitamos que a relação de despesas pelos senhores alegada seja descriminada.
Desejo saber se este relatório é para mim ou para eu ler e devolver.
Apresentamos anexo a tabela de preços dos serviços prestados por nosso escritório.
O contrato não será assinado, pois a quantia pretendida pelos senhores é vultuosa demais.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.
Há um ostensivo culto à perfeição de um Apolo e de uma Vênus, trazidos diretamente da estatuária grega para o altar dos deuses modernos.
Mantém-se a idéia central da frase acima, de modo claro e correto, no seguinte período:
Egressos do altar dos deuses modernos, as estátuas gregas de Apolo e de Vênus inspiram um rito de adoração do corpo perfeito, que representam.
No altar dos deuses modernos, em que se implantou as estátuas de Apolo e de Vênus, a perfeição da beleza grega é tacitamente cultuada.
A perfeição de um Apolo e de uma Vênus, estátuas gregas removidas para o altar moderno, é objeto de uma ampla e declarada veneração.
A beleza de um Apolo e de uma Vênus é cultuada no altar dos deuses modernos, pois sua ostensiva perfeição os fez trazer da estatuária grega.
Importados da estatuária grega, a perfeição estatuária de Apolo e de Vênus propagam um fervoroso culto no altar moderno que se os destinou.
"Quer ver a foca / Bater palminha?" (versos 5-6)
Assinale a alternativa em que a fala acima esteja corretamente transposta para o discurso indireto.
Foi-me perguntado se eu quereria ver a foca bater palminha.
Perguntaram-me se eu queria ver a foca bater palminha.
Foi-me perguntado se eu quereria ver a foca bater palminha?
Perguntaram-me se eu queria ver a foca bater palminha?
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Para responder esta questão, você deve escolher a melhor palavra que completa o texto.
Ao veicular uma notícia, o redator, pode assumir uma atitude neutra, ao transmitir a informação sem opinar, ou pode interpretar o fato, dando sua opinião ou ponto de vista, numa atitude
inconseqüente.
louvável.
objetiva.
indiferente.
crítica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...