Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com referência às idéias e às estruturas do texto III, julgue os itens seguintes.
A correção gramatical e as idéias do texto seriam mantidas caso se substituísse a palavra Porque (l.9) pela expressão Por que.Com relação ao texto II, julgue os itens subseqüentes.
As formas verbais Foram (l.24) e provocaram (l.26) podem ser substituídas por foi e provocou, respectivamente, sem prejuízos para o sentido ou para a correção gramatical do texto.Com relação ao texto II, julgue os itens subseqüentes.
A oração Se fossem transferidas para escolas maiores guarda a mesma função sintática e o mesmo sentido da oração Transferidas para escolas maiores (l.20), sendo, portanto, correta uma possível substituição desta por aquela.Com relação ao texto II, julgue os itens subseqüentes.
Sem prejuízo para o sentido ou para a correção gramatical do texto, o período Nos últimos anos, dezenas de escolas foram fechadas no interior de estados, por escassez de alunos (l.15-16) poderia ter sido escrito como: Nos últimos anos, fechou-se dezenas de escolas no interior do estado por escassez de alunos.Com referência às idéias e às estruturas do texto I, julgue os itens a seguir.
Na linha 2, a troca de posição entre as palavras imediata e reação (l.2) ocasiona mudança na função sintática dessas palavras, embora o sentido do texto não se altere.Observe as proposições abaixo e assinale a alternativa correta:
Em Ninguém está livre disso, "ninguém" é pronome adjetivo indefinido; por isso não pode exercer a função de sujeito.
Em Criou-se uma espécie de tirania da alegria o sujeito é indeterminado.
Em Vivemos numa ditadura da felicidade há sujeito simples indeterminado.
Em colocamos as tristezas embaixo do tapete o sujeito é composto.
Assinale a alternativa correta:
Em Todo mundo sofre, todo mundo passa por momentos difíceis na vida, temos um período composto por coordenação.
As orações são coordenadas sindéticas.
A oração Todo mundo sofre é a oração principal.
(...) por momentos difíceis na vida é oração subordinada substantiva objetiva indireta.
Assinale a alternativa que NÃO CORRESPONDE ao pensamento do texto:
Num sistema de competitividade, sofrer parece coisa de fraco.
O texto insiste na idéia de que, se Todo mundo sofre, não vale a pena fugir do sofrimento.
A tirania da alegria se projeta a partir dos meios de comunicação social.
A lei do "seja feliz agora" requer a busca incessante pela alegria.
De acordo com o pensamento do texto, assinale a alternativa INCORRETA:
Em terras democráticas, ditadura da felicidade envolve sensações antitéticas.
Em colocamos as tristezas embaixo do tapete, temos uma metáfora.
Em a lei do "seja feliz agora", encontramos um pleonasmo.
O período A morte de alguém querido, a perda de um emprego, um amor subentende uma elipse.
De acordo com o pensamento do texto, assinale a alternativa correta:
Esconder-se em casa ou usar antidepressivo evitam qualquer sofrimento.
Outra solução para evitar o sofrimento é colocar tristezas sob o tapete.
Sofrer é normal, embora todos evitem, de todos os modos, o sofrimento.
Sofrer nunca pode ser normal e nada de bom produz.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...