Questões de Língua Portuguesa do ano 2005

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa INCORRETA, quanto à concordância verbal.

  • A.

    Faz dezoito anos que você me procura? Não havia meios de eu sabê-lo.

  • B.

    Claro que deve haver meios para vocês resolverem essa pendenga!

  • C.

    Existe uma série de recursos para examinarmos agora.

  • D.

    Por falta de verba, foi suspensa as experiências que faríamos.

Assinale a opção correta a respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto IV.

  • A.

    A inserção da expressão os que logo antes de "estão assustados" (L.3) preserva a coerência textual e o paralelismo sintático entre os termos da enumeração.

  • B.

    A substituição de "o sino" (L.7) por ao sino provocaria erro de regência e incoerência textual.

  • C.

    Na linha 12, a retirada do advérbio "Não!", iniciando a última oração do texto, não prejudica a correção e a coerência textual porque a negativa já está implícita em "silêncio".

  • D.

    O emprego da flexão do verbo""Mantêm" (L.12) deve-se à concordância com o pronome "quem" (L.12).

  • E.

    Depreende-se da argumentação do texto que as formas verbais "escuta" e "ouve", ambas na linha 12, são sinônimos textuais.

Assinale a opção cujo esquema corresponde à organização das relações sintáticas do trecho retirado do texto VI.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Assinale a opção em que as relações de dependência sintática entre os termos do texto VI mostram que o termo da opção não está acompanhado pelo artigo definido.

  • A.

    "na medida" (L.2)

  • B.

    "a dimensão" (L.7-8)

  • C.

    "às exigências de justiça" (L.15)

  • D.

    "do perdão e do respeito" (L.16-17)

  • E.

    "a toda pessoa" (L.17)

Complete os espaços segundo a norma culta da língua.

A alternativa correta é:

  • A.

    de cujo; a / a; que; lhe / lhe.

  • B.

    a cujo; à / à; que; o / lhe.

  • C.

    que; à / a; que; lhe / o.

  • D.

    a cujo; a / à; de que; o / o.

Assinale a alternativa INCORRETA, de acordo com a norma culta da língua.

  • A.

    Irei lhe mostrar agora fotografias de Andaman e Nicobar, antes do tsunami.

  • B.

    Muito me encantam as tartarugas marinhas.

  • C.

    Dir-lhe-ei amanhã para onde pretendo viajar.

  • D.

    Embora tenhamos presenciado muitas tragédias, não nos preparamos para algo tão assustador como a do último tsunami.

Assinale a opção em que a reestruturação do primeiro período do texto III, com base nos princípios da sintaxe de construção, desfaz a ambigüidade nele presente e garante a idéia principal do texto.

  • A. Na opinião dos que denominam a mídia um quarto poder, ela deixou apenas de ser um poder auxiliar.
  • B. Há quem pense que, sendo a mídia um quarto poder, ela não pode mais ser chamada de poder auxiliar.
  • C. A mídia não é mais, simplesmente, um poder auxiliar, ao contrário do que pensam aqueles que a consideram um quarto poder.
  • D. Quem crê que a mídia constitua um quarto poder reconhece apenas que ela não pode ser considerada mais um poder auxiliar.
  • E. Como alguns pensam, a mídia é um quarto poder e, por isso, não pode ser vista apenas como mais um poder auxiliar.

Assinale a alternativa INCORRETA, de acordo com a norma culta da língua.

  • A.

    Muito me encantam as tartarugas marinhas.

  • B.

    Embora tenhamos presenciado muitas tragédias, não nos preparamos para algo tão assustador como a do último tsunami.

  • C.

    Dir-lhe-ei amanhã para onde pretendo viajar.

  • D.

    Irei lhe mostrar agora fotografias de Andaman e Nicobar, antes do tsunami.

Desconsiderando os devidos ajustes nas letras maiúsculas e minúsculas, assinale a opção cuja alteração proposta provoca erro gramatical ou incoerência no desenvolvimento das idéias do texto II.

  • A.

    Deslocamento da oração "já que a idéia de nação está fundada na solidez da identidade" (L.3-4) para o início do período sintático em que se encontra.

  • B.

    Na linha 7, deslocamento da expressão "longe de nos atemorizar" para o início do período, eliminando-se a vírgula depois de "duplicidade".

  • C.

    Troca de lugar entre o trecho "gerando (...) riquezas", (L.10-11) e a oração iniciada por "à medida que" (L.9).

  • D.

    Troca de lugar entre as expressões "um capricho dos governantes" (L.13) e "mais um exercício de diplomacia" (L.13-14).

  • E.

    Deslocamento da oração "ao mexer com posturas arraigadas," (L.14-15) para o início do período, eliminado-se a vírgula depois de "que" (L.14).

Julgue os seguintes itens a respeito da organização das idéias e das estruturas lingüísticas no texto.

Na linha 10, emprego do sinal indicativo de crase em "à contemplação" indica que esse termo é regido pelo substantivo "convite"; mas se a opção fosse por uma oração com o verbo convidar o uso do sinal de crase seria opcional.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...