Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com base nos sentidos e nas estruturas lingüísticas do texto ao lado, julgue os itens a seguir.
A substituição de Demais (l.29) por Ademais mantém o sentido das informações do texto, sem provocar problemas de coerência textual.Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em relação às idéias e estruturas lingüísticas do texto, julgue os itens que se seguem.
Pelos sentidos do texto, a expressão matrona municipal (l.33) indica tratamento cerimonioso e respeitoso em relação à instituição a que se refere.Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com referência aos sentidos e às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens seguintes.
A inserção de Essa nação vai dos no lugar de Dos, antes de encantados da Amazônia (l.8), prejudica a correção gramatical do período e altera o significado original da informação.Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando os sentidos e as estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Na argumentação do segundo parágrafo, a palavra ética (l.8), nas duas ocorrências, está sendo empregada no seu sentido original de apreciação da conduta humana sob a perspectiva de uma determinada sociedade ou grupo.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A idéia que o adjetivo conservadora (l.1) traz para o texto corresponde à idéia que tímida também traria.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com referência à compreensão e à interpretação do texto, julgue os itens seguintes.
O sentido pleno do vocábulo problema (l.2) explicita-se na leitura do que vem entre eis o problema (l.1-2) e me chama à realidade dos homens (l.41-42): é o dilema do narrador de interferir ou não em acontecimento regido por uma lei da natureza.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A respeito das idéias e das estruturas morfossintáticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 9, o substantivo inseto foi empregado em sentido genérico, podendo ser, portanto, substituído por insetos, sem que haja alteração de sentido original do texto.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A figura acima ilustra uma janela do Word 2000 que contém parte de um texto de Paloma Oliveto, extraído e adaptado do Correio Braziliense, de 18/1/2005. Considerando essa figura e o texto nela contido, julgue os itens a seguir.
Se a palavra incidência (l.12) for substituída pela palavra ocorrência, prejudica-se a informação original do período e a coerência textual.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com referência às idéias e às estruturas do texto III, julgue os itens seguintes.
Na linha 3, a palavra categórico está sendo usada no sentido de taxativo.Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com referência às idéias e às estruturas do texto I, julgue os itens a seguir.
O sentido de derradeiro (l.41) se opõe ao de primeiro e ao de inicial.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...