Questões de Língua Portuguesa do ano 2005

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

TEXTO 9.

Referência para as questões 18 e 19.

PROVOCAÇÕES EM VERSOS II

"Se o remédio para a aids for descoberto Nos Estados Unidos, decerto muita gente, em mais um de seus giros, vai tomar o partido do vírus."

 (Poeta Nelson Ascher)

Assinale a alternativa cuja afirmação nela contida esteja correta, de acordo com o texto 9.

  • A.

    O vocábulo decerto no texto pode ser trocado pelo sinônimo porquanto sem causar prejuízo na coerência textual

  • B.

    Mudando a conjugação verbal de "for" para "fosse" no primeiro verso, a reescri- ta correspondente do último verso seria: "iria tomar partido do vírus".

  • C.

    O primeiro verso é uma oração subordinada concessiva, pois os dois últimos versos contêm a causa do primeiro

  • D.

    As vírgulas no terceiro verso estão contrariando a norma gramatical, porém o- bedecendo à licença poética

  • E.

    O acento gráfico em vírus obedece à mesma regra aplicada no emprego do acen- to na palavra século

TEXTO 6.

Referência para as questões 11, 12 e 13.

NINGUÉM MAIS DIZ NÃO SEI

Com a internet, orkut e céleres estruturas de informação, apesar de tantas vir- tudes comunicativas e de convivência que geraram, criou-se uma geração de palpitei- ros, mais do que formadores de opinião. A vivência foi substituída pela vidência. Pior que enganar os outros é se enganar. Na verdade, dura verdade, a cultura não se ad- quire sem esforço, inquietações, ensaios e exercícios, vacilos e resistência. A memória não se dá bem com facilidades. A afetividade se desenvolve na dúvida, na absorção amadurada do raciocínio. Inteligência é também a humildade de se calar e de se reti- rar para estudar mais, ao contrário do que vem sendo alardeado aos quatro cantos do cérebro: de falar a todo momento para mostrar erudição. Ninguém mais leva tema para casa. Até as crianças estão ansiosas demais para escutar histórias e repetem "eu sei" no início delas. Não é um sintoma da pressa essa conversa fiada sem a devida contrapartida da lentidão de ouvir e aprender? A necessidade de aceitação social não estaria matando a honestidade da solidão? Acredito que é o momento de preservar a ignorância, de instaurar uma "Re- nascença às avessas". Se a Renascença valorizou o homem completo, o Leonardo da Vinci, a multiplicidade dos talentos em um único indivíduo (pintor, inventor, fabulis- ta, cientista, poeta, pensador), deve-se entusiasmar agora o "homem incompleto", in- suficiente, que admite desconhecer temas e assuntos para não atrofiar sua curiosida- de. Sem curiosidade, não há nem motivo para estar aqui lendo este artigo.

 (Fragmento extraído da Superinteressante 209, jan.2005)

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Usando-se "no entanto" para substituir a expressão "apesar de" encontrada no início do texto obtém-se a mesma coerência textual.

  • B.

    O vocábulo pior nas orações: "Pior que enganar os outros é se enganar" e "Pior que padecer por ser verdadeiro é alegrar-se com a mentira" tem o mesmo sentido.

  • C.

    As orações "criou-se uma geração de palpiteiros" e "foi criada uma geração de palpiteiros" têm informações diferentes entre si.

  • D.

    A preposição para na oração "Até as crianças estão ansiosas demais para escutar histórias" foi empregada incorretamente, porque o termo ansiosas requer a pre- posição em.

  • E.

    Na oração "Sem curiosidade, não há motivo para estar aqui lendo este artigo", o verbo haver deve ser flexionado no plural se o vocábulo motivo for também pa- ra o plural.

TEXTO 6.

Referência para as questões 11, 12 e 13.

NINGUÉM MAIS DIZ NÃO SEI

Com a internet, orkut e céleres estruturas de informação, apesar de tantas vir- tudes comunicativas e de convivência que geraram, criou-se uma geração de palpitei- ros, mais do que formadores de opinião. A vivência foi substituída pela vidência. Pior que enganar os outros é se enganar. Na verdade, dura verdade, a cultura não se ad- quire sem esforço, inquietações, ensaios e exercícios, vacilos e resistência. A memória não se dá bem com facilidades. A afetividade se desenvolve na dúvida, na absorção amadurada do raciocínio. Inteligência é também a humildade de se calar e de se reti- rar para estudar mais, ao contrário do que vem sendo alardeado aos quatro cantos do cérebro: de falar a todo momento para mostrar erudição. Ninguém mais leva tema para casa. Até as crianças estão ansiosas demais para escutar histórias e repetem "eu sei" no início delas. Não é um sintoma da pressa essa conversa fiada sem a devida contrapartida da lentidão de ouvir e aprender? A necessidade de aceitação social não estaria matando a honestidade da solidão? Acredito que é o momento de preservar a ignorância, de instaurar uma "Re- nascença às avessas". Se a Renascença valorizou o homem completo, o Leonardo da Vinci, a multiplicidade dos talentos em um único indivíduo (pintor, inventor, fabulis- ta, cientista, poeta, pensador), deve-se entusiasmar agora o "homem incompleto", in- suficiente, que admite desconhecer temas e assuntos para não atrofiar sua curiosida- de. Sem curiosidade, não há nem motivo para estar aqui lendo este artigo.

 (Fragmento extraído da Superinteressante 209, jan.2005)

Marque a alternativa correta, considerando-se as afirmações, baseando-se no texto 6.

  • A.

    A oração "A vivência foi substituída pela vidência" não pode ser transformada em "A vidência substituiu a vivência" sem prejuízo do conteúdo da informação.

  • B.

    Na oração "Se a Renascença valorizou o homem completo, deve-se entusiasmar agora o homem incompleto", os complementos verbais são objetos indiretos.

  • C.

    A oração "A vivência foi substituída pela vidência" pode ser transformada em "A vidência substituiu a vivência" sem prejuízo do conteúdo da informação.

  • D.

    Na oração "A afetividade se desenvolve na dúvida, na absorção amadurada do raciocínio", o pronome se funciona como adjunto adnominal do objeto.

  • E.

    No texto "virtudes comunicativas e de convivência" funcionam como sujeito do verbo gerar (geraram).

TEXTO 5.

 FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Os moradores do bairro da Paz, em Salvador (BA), esperaram com ansiedade o fim do Carnaval. Também, pudera. Após a folia, começou a funcionar na região o Cen- tro de Convivência e Aprendizado Alphaville. Na unidade, crianças e adultos têm a oportunidade de freqüentar cursos profissionalizantes (computação e jardinagem, por exemplo). Além disso, haverá recreação em futebol, vôlei e futsal. A meta é atender 700 pessoas no primeiro ano. O centro é patrocinado pela Alphaville Urbanismo S/A, que atua na construção de condomínios.

(IstoÉ Dinheiro - 16 de fevereiro de 2005 – no 388 - p. 18)

Assinale a alternativa que não altera o significado do termo grifado no seguinte fragmento do texto 5: "O centro é patrocinado pela Alphaville Urbanismo S/A, que atua na construção de condomínios."

  • A.

    "O centro é patrocinado pela Alphaville Urbanismo S/A, que incorre na construção de condomínios."

  • B.

    "O centro é patrocinado pela Alphaville Urbanismo S/A, que age sob coação na construção de condomínios."

  • C.

    "O centro é patrocinado pela Alphaville Urbanismo S/A, que opera na construção de condomínios."

  • D.

    "O centro é patrocinado pela Alphaville Urbanismo S/A, que influencia na construção de condomínios."

  • E.

    "O centro é patrocinado pela Alphaville Urbanismo S/A, que faz pressão na construção de condomínios."

A partir do contexto do texto 4, assinale a alternativa correta para a substitui- ção dos vocábulos "investindo", "supridas" e "desenfreadas".

  • A.

    "agredindo", "ajuntadas", "arrebatada".

  • B.

    "tomando posse", "atendidas", "assustadora

  • C.

    "elegendo", "instaladas", "encolerizada".

  • D.

    "emprestando", "acudidas", "sôfrega".

  • E.

    "administrando", "providas", "desabaladas".

Outra forma de escrever a frase "o documento, que se apresenta como um plano prático", sem alteração do sentido, é:

  • A. o documento, que é apresentado como um plano prático.
  • B. o documento, que apresentar-se-ia como um plano prático
  • C. o documento, que será apresentado como um plano prático
  • D. o documento, que apresentaria um plano prático.
  • E. um plano prático, que seria apresentado no documento

Das palavras negritadas nos trechos abaixo extraídos do texto, aquela que não pode ser substituída pelo sinônimo posto ao lado é:

  • A. "outros que arrebatam suas funções, como é o caso dos parlamentares em tempos de CPIs" (linhas 7-9) / se apossam de;
  • B. "pseudônimo do escritor português Joaquim Guilherme Gomes Coelho" (linhas 15-16) / nome literário;
  • C. "pois a alternativa eram as chamas violentas e perpétuas do Inferno" (linhas 46-47) / eternas;
  • D. "aparece abonado em exemplos como seguem" (linha 26) / demonstrado;
  • E.

    "Antes de mais nada, cuidar-se da justiça" (linha 56) / tratar de.

"a Petrobrás vem colecionando, nos outros três continentes em que atua, resultados notáveis"; sobre esse segmento do texto pode-se dizer que:

  • A.

    as vírgulas são empregadas devido à presença de um aposto;

  • B.

    o pronome relativo "que" tem como antecedente "outros três";

  • C.

    a forma verbal "vem colecionando" indica ação já terminada;

  • D.

    os termos sintáticos do período estão em ordem direta;

  • E.

    "notáveis resultados" é o mesmo que "resultados notáveis".

"A Petrobrás na Amazônia prova que não há limites para o sonho dos homens"; a reescritura desse segmento do texto que ALTERA o seu sentido original é:

  • A.

    A Petrobrás na Amazônia prova não haver limites para o sonho dos homens;

  • B.

    A Petrobrás na Amazônia prova que, para o sonho dos homens, não há limites;

  • C.

    Não há limites para o sonho dos homens é o que prova a Petrobrás na Amazônia;

  • D.

    A Petrobrás prova que, na Amazônia, não há limites para o sonho dos homens;

  • E.

    Para o sonho dos homens não há limites é o que prova a Petrobrás na Amazônia.

Aponte a opção em que o sentido original se altera com a substituição proposta.

  • A.

    "Foi a psicologia moderna que primeiro levantou a lebre" – identificou o problema.

  • B.

    "Não apenas eles têm seguido os conselhos dos psicólogos, como se incumbem de tarefas" (linhas 10-11) – Além de eles seguirem os conselhos dos psicólogos, incumbem-se de tarefas.

  • C.

    "Segundo os especialistas, é importante demonstrar sentimentos" – É necessário demonstrar sentimentos, de acordo com os especialistas.

  • D.

    (os pais) "se incumbem de tarefas" (linha 10-11) – (os pais) aceitam tarefas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...