Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Marque a versão do fragmento de texto de Delfim Netto (em Carta Capital) que está em desacordo com as normas de emprego dos sinais de pontuação.
É um pesadelo a Ata da última reunião do Conselho de Política Monetária (Copom)! O parágrafo 26 lembra que as metas inflacionárias são fixadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e que, ao BC, resta cumpri-las. Estabelecido esse hedge, o "ambiente" da ata é de um radicalismo absoluto: obedecê-las, custe o que custar!
É um pesadelo a Ata da última reunião do Conselho de Política Monetária (Copom): o parágrafo 26 lembra que as metas inflacionárias são fixadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e que, ao BC, resta cumpri-las. Estabelecido esse hedge, o "ambiente" da ata é de um radicalismo absoluto: obedecê-las, custe o que custar!
É um pesadelo a Ata da última reunião do Conselho de Política Monetária (Copom). O parágrafo 26 lembra que as metas inflacionárias são fixadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e que, ao BC, resta cumpri-las. Estabelecido esse hedge, o "ambiente" da ata é de um radicalismo absoluto: obedecê-las, custe o que custar!
É um pesadelo a Ata da última reunião do Conselho de Política Monetária (Copom)! O parágrafo 26 lembra que, as metas inflacionárias são fixadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e que, ao BC, resta cumpri-las. Estabelecido esse hedge, o "ambiente" da ata é de um radicalismo absoluto: obedecê-las, custe o que custar!
É um pesadelo a Ata da última reunião do Conselho de Política Monetária (Copom)! O parágrafo 26 lembra que as metas inflacionárias são fixadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e que, ao BC, resta cumpri-las. Estabelecido esse hedge, o "ambiente" da ata é de um radicalismo absoluto. Obedecê-las, custe o que custar!
Marque a assertiva correta em relação ao texto seguinte:
Hoje, as palavras-chave no mundo dos negócios são sensatez e relacionamento. A intensificação da crise econômica fortaleceu a imagem de empresas amadurecidas que souberam segurar o leme na tempestade de 2002 e agora retomam o prumo na calmaria de um ano marcado pela recessão. (Carta Capital, n° 307)
A regra de formação de plural de "palavraschave"( L.1) aplica-se também a matéria-prima.
A forma verbal da primeira oração poderia vir flexionada no singular, concordando com "sensatez"( L.2).
Se a expressão "da crise econômica"(L.3) for flexionada no plural, a forma verbal "fortaleceu" também deverá obrigatoriamente ser flexionada na terceira pessoa do plural.
O emprego de vírgula após "amadurecidas"( L.4), isolando a oração relativa manteria inalterados o sentido e a estrutura sintática do período.
As expressões "leme na tempestade"(L. 5) e "prumo na calmaria"(L.6) estão sendo usadas em sentido denotativo.
As questões 08 e 09 tomam por base o seguinte texto:
Assinale a opção correta a respeito do emprego de sinais de pontuação do texto.A substituição do ponto final depois de "atual" ( l.2) pelo sinal de dois pontos prejudica a correção gramatical do texto e altera suas relações argumentativas.
A retirada da vírgula depois de "Péricles""(l.3) é admitida pela gramática, desde que a vírgula depois de "Atenas" (l.3) também seja retirada.
A substituição da vírgula depois de ""cidadãos"" (l.8) pelo travessão é admitida pela gramática e tem o efeito de dar ênfase à idéia da oração que vem a seguir.
No texto abaixo foram substituídos sinais de pontuação por números. Assinale a seqüência de sinais de pontuação que devem ser inseridos nos espaços indicados para que o texto se torne coerente e gramaticalmente correto.
Desconsidere a necessidade de transformar letras minúsculas em maiúsculas.
Os seres humanos sofrem sempre conflitos de interesse com os ressentimentos, facções, coalizões e instáveis alianças que os acompanham(1) no entanto, o que mais interessa nesses fenômenos conflituosos não é o quanto eles nos separam, mas quão freqüentemente eles são neutralizados, perdoados e desculpados. Nos seres humanos(2) com seu extraordinário dom narrativo, uma das principais formas de manutenção da paz é o dom humano de apresentar(3) dramatizar e explicar as circunstâncias atenuantes em torno de violações que ameaçam introduzir conflito na habitualidade da vida(4) o objetivo de tal narrativa não é reconciliar, não é legitimar, nem mesmo desculpar, mas antes(5) explicar.
(Jerome Bruner. Atos de significação, com adaptações)
Assinale o segmento inteiramente correto quanto ao emprego dos sinais de pontuação. (Tome os segmentos como partes consecutivas de um texto)
Vários autores acreditam que o romance, Frankenstein, de Mary Shelley foi decisivo para o estabelecimento de uma visão negativa da ciência; mostrou pela primeira vez, a imagem do cientista tomado pela paixão e pela loucura, "criando" um monstro que foge ao seu controle e ameaça a sociedade. Surgia o ""cientista louco" e a ciência como um instrumento perigoso e incontrolável.
Segundo Wolpert, "foi Mary Shelley quem criou o monstro de Frankenstein não foi a ciência; mas sua imagem é tão poderosa, que alimentou medos sobre a engenharia genética que dificilmente serão removidos". Não se poderia imaginar que aquela alegoria seria tão nefasta para os cientistas.
O livro de Mary Shelley é considerado o primeiro livro de ficção científica, mas o tratamento dado à figura dos cientistas, nas obras de ficção científica que o sucederam, não melhora a imagem do cientista. Num estudo em que se pediu que crianças, adolescentes e adultos definissem um cientista, por meio de desenho, a imagem que apareceu não foi positiva.
A visão estereotipada do cientista –"cara de louco, olhos esbugalhados, cabelos desgrenhados é difundida em diversos meios de comunicação muito poderosos"(cinema, quadrinhos, desenhos animados, televisão); isso, em nada contribui para facilitar o entendimento do que seja ciência.
Daí tive a idéia de montar um projeto de pesquisa! Se artistas convivessem com o cientista no laboratório, se vissem os experimentos e a carga emocional que despertam no pesquisador, se conversassem diariamente sobre seus trabalhos... Será que a ciência seria interpretada e mostrada de outra forma?
(Diucênio Rangel, "O diálogo entre ciência e arte", com adaptações)
Leia o texto a seguir para responder às questões 12 e 13.
Assinale a alteração na pontuação que provoca incoerência textual ou erro gramatical no texto.
Em relação ao texto, assinale a opção correta.
Na passagem A juventude de hoje vive um processo inusitado na história: tem saudades daquilo... (l. 1-2), os dois pontos podem ser substituídos, sem alterar o sentido, por:
desde que.
porque.
quando.
no entanto.
mas também.
Assinale o diagnóstico correto acerca do emprego das vírgulas no trecho seguinte:
O trecho está corretamente pontuado: não sobram nem faltam vírgulas.
O erro de pontuação está no mau emprego da vírgula colocada após a palavra "limitadas"(l.1). Sendo ela eliminada, o trecho torna-se gramaticalmente correto.
Para o trecho ficar corretamente pontuado, é preciso eliminar a vírgula colocada após a palavra "limitadas"(l.1) e inserir uma vírgula após a palavra "Comercial"( l.5).
Há três erros de pontuação: ausência de vírgula após a palavra "presente"(l.2), presença da vírgula depois de "2002"(l.2) e presença da vírgula depois da palavra "revogando"(l.4).
Basta uma vírgula isolando a oração adjetiva explicativa "que datava do século passado"(l.5 e 6) para o trecho ficar corretamente pontuado.
Assinale a assertiva incorreta, a respeito de aspectos gramaticais e semânticos do trecho abaixo.
A expressão ''provenientes de embriões humanos armazenados em clínicas de infertilidade''(L.1) não está isolada por dupla vírgula para levar a entender que também existem células-tronco que não são provenientes de embriões humanos.
A oração iniciada pelo gerúndio ''podendo''(L.1 e 2), se desdobrada, poderia ser introduzida pela conjunção causal porquanto. Assim: ''porquanto podem dar origem...''
A frase ''de se dividirem de forma ilimitada''(L.3) poderia ser substituída por de se desenvolverem sob qualquer outra forma, sem provocar alteração de sentido ou incorreção gramatical.
Os primeiros parênteses do texto(L.4) isolam uma restrição; os segundos(L.6), uma enumeração.
As duas características que o autor atribui às células troncos estão dispostas no esquema:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...