Questões de Língua Portuguesa do ano 2005

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Julgue os itens subseqüentes, a respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima.

Na linha 5, os sinais de parênteses são empregados para intercalar uma explicação do que seria o “assunto”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os segmentos transcritos abaixo são partes seqüenciadas de um texto. Aponte o segmento inteiramente correto quanto à organização sintática, emprego dos sinais de pontuação e propriedade no uso dos vocábulos.

  • a.

    Ética dos políticos soa, para a maioria de nossos concidadãos, como um oxímoro. Seria uma ética com desconto, deficitária, complacente, ante à verdadeira ética: a da vida privada.

  • b.

    Esse é um fenômeno brasileiro (em nosso país, as virtudes são privadas, e os vícios, públicos), de Terceiro Mundo (idem) e, cada vez mais, mundial (ibidem). Vivemos a descrença na ágora, no espaço público.

  • c.

    Ao político depreciado, chama-se maquiavélico. No meio milênio que se passou desde ""O Príncipe"", Maquiavel simbolizou o político sem escrúpulos na expressão, que não é dele, segundo o qual os fins justificariam os meios.

  • d.

    Numa leitura "moderna" de Maquiavel, podem-se discernir uma ética com vistas a resultados de outra que respeita os valores. A primeira seria uma ética da responsabilidade; a segunda de princípios. Políticos consideram os resultados prováveis de suas ações. Cientistas estimam os valores.

  • e.

    Por extensão, passou-se a transferir o que se aplicam aos cientistas para os homens privados em geral: as exigências de respeito a valores incondicionais valem mais a indivíduos privados do que a homens públicos, do qual é axioma a famosa frase de Mandeville: ""Vícios privados, benefícios públicos"".

    (Renato Janine Ribeiro, Folha de S. Paulo, 17/07/2005, com modificações)

Observe, nos dois trechos a seguir extraídos do texto, o emprego das palavras em negrito entre aspas: "deliberou usar de sua 'faculdade' de assinar o ponto no Instituto Nacional da Goiaba" e "que cediam lugar à turma dos 'caxias'". Das explicações dadas abaixo para justificar as aspas, respectivamente, em cada uma das palavras, aquelas que correspondem ao sentido do texto é:

  • A.

    designação imprecisa, mas proposital, de escola de ensino superior / alteração fonética e gráfica do nome caixas;

  • B.

    significação figurada da palavra faculdade / referência aos servidores nascidos no município de Duque de Caxias;

  • C.

    ironia na designação do direito de João Brandão / apropriação popular do nome do militar Duque de Caxias;

  • D.

    ênfase na forma de nomear a obrigação de João Brandão / realce na designação dos servidores dedicados ao serviço;

  • E.

    interesse em fazer humor com o Instituto Nacional da Goiaba / forma de debochar dos servidores muito diligentes.

As questões de números 11 a 17 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

(segregação ocupacional por preconceito racial, disparidades salariais e menor participação feminina nas associações de categorias profissionais, entre outras) (início do 3o parágrafo)

O segmento entre parênteses isola, no contexto,

  • A.

    informação desnecessária, por estar prevista anteriormente.

  • B.

    repetição, para dar mais ênfase à afirmativa que o precede.

  • C.

    citação de termos técnicos referentes ao assunto abordado.

  • D.

    interrupção intencional, para introduzir uma afirmativa importante no contexto.

  • E.

    enumeração que especifica um termo anterior a ele.

Analise as proposições e assinale a alternativa correta:

I As palavras acesso e obsessão têm, respectivamente, seis letras / cinco fonemas, e, oito letras / sete fonemas.

II. Nas palavras sou, luar e averigúe o u classifica-se como vogal.

 III. Os hiatos são sempre separados quando da divisão silábica: ru-im, pa-ís, sa-í-ram.

IV. Nas palavras guerra, quilo, questão o u representa uma vogal ou semivogal.

V. É preciso conhecer as regras de divisão silábica para separar as palavras no final das linhas, pois a divisão silábica obedece a algumas regras básicas. Ditongos e tritongos, por exemplo, pertencem a uma única sílaba, como em di-nhei-ro, i-guais, pai, Pa-ra-guai.

  • A.

    II, V

  • B.

    II, III

  • C.

    II, IV, V

  • D.

    I, III, V

No trecho abaixo, adaptado da revista Vida Simples (dezembro de 2004, p. 26), assinale a alternativa que traz a pontuação de acordo com as normas da gramática normativa:

  • A.

    Há situações em que obviamente, é preciso reflexão e seriedade: uma doença grave, por exemplo. Comparado a isso, um relatório com prazo para ser entregue, fica pequeno, certo? Nem sempre. Há hoje uma ditadura do acerto, que proíbe qualquer erro. Então, na tentativa de não errar nunca, de corresponder ao que esperam de nós, degraus viram barreiras intransponíveis

  • B.

    Há situações em que, obviamente, é preciso reflexão e seriedade: uma doença grave, por exemplo. Comparado a isso, um relatório com prazo para ser entregue fica pequeno, Certo? Nem sempre. Há hoje uma ditadura do acerto, que proíbe qualquer erro. Então, na tentativa de não errar nunca, de corresponder ao que esperam de nós, degraus viram barreiras intransponíveis

  • C.

    Há situações, em que obviamente é preciso reflexão e seriedade – uma doença grave, por exemplo. Comparado a isso um relatório com prazo para ser entregue, fica pequeno, certo? Nem sempre. Há hoje uma ditadura do acerto, que proíbe qualquer erro, então, na tentativa de não errar, nunca de corresponder ao que esperam de nós, degraus viram barreiras intransponíveis

  • D.

    Há situações em que, obviamente é preciso reflexão e seriedade; uma doença grave, por exemplo. Comparado a isso, um relatório, com prazo para ser entregue fica pequeno, certo? Nem sempre! Há hoje uma ditadura do acerto, que proíbe qualquer erro, então na tentativa de não errar, nunca de corresponder ao que esperam de nós, degraus viram barreiras intransponíveis.

As questões de números 10 a 17 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

... se bem que nunca fui de abandonar as "loirinhas bem geladas". (final do texto)

O emprego das aspas na frase acima indica, considerando- se o contexto,

  • A.

    ironia, pois o autor se refere a uma cerveja escura e não à clara, que é mais comum.

  • B.

    intenção especial na reprodução de uma maneira popular de referência à bebida.

  • C.

    citação exata usada na publicidade desenvolvida para a venda da nova cerveja.

  • D.

    receio de apontar um produto diferente daquele a que se refere a propaganda.

  • E.

    existência de uma forma de diálogo, com o envolvimento do leitor na narrativa.

As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto que segue.

 

... eles foram ícones de uma onda que varreu o país na virada da década: a febre dos importados. (último parágrafo)

O emprego dos dois pontos assinala, no contexto, a introdução de

  • A.

    uma restrição à afirmativa anterior.

  • B.

    uma repetição para realçar o assunto desenvolvido.

  • C.

    um segmento que explica a frase anterior.

  • D.

    a enumeração dos fatos mais importantes da época.

  • E.

    a citação exata de uma opinião exposta anteriormente.

As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

- como a informática, a robótica e as telecomunicações - (1o parágrafo)

 Os travessões isolam, considerando-se o contexto,

  • A.

    diferentes vozes de um diálogo.

  • B.

    a conclusão das afirmativas anteriores.

  • C.

    uma enumeração explicativa.

  • D.

    repetição para realçar o sentido da frase.

  • E.

    uma ressalva à informação inicial do texto.

As questões de números 1 a 8 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

 

− o que derrubaria os preços −

− 8,5 bilhões de reais −

 O uso de travessões nos dois segmentos transcritos acima aponta o fato de que

  • A.

    esses sinais são utilizados habitualmente para assinalar repetição de idéias.

  • B.

    ambos os sinais de pontuação introduzem, no contexto, uma enumeração.

  • C.

    os mesmos sinais de pontuação podem isolar segmentos de diferente valor informativo.

  • D.

    eles podem, normalmente, introduzir informações desnecessárias no contexto.

  • E.

    eles assinalam uma ruptura na estrutura das frases, com prejuízo da seqüência lógica das idéias.

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