Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Leia o trecho a seguir, para responder às questões de números 21 a 25.
Assinale a frase correta quanto à pontuação.
Trinta ônibus em São Paulo, arderam em chamas na segunda- feira.
Trinta ônibus na segunda-feira, arderam em chamas em São Paulo.
Na segunda-feira arderam em chamas, trinta ônibus em São Paulo.
Em São Paulo, trinta ônibus, na segunda-feira, arderam em chamas.
Arderam em chamas, trinta ônibus, na segunda-feira, em São Paulo.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
As questões de números 14 a 20 baseiam-se na história em quadrinhos de Hagar.
Sobre a vírgula que separa o termo cavalheiro, é correto afirmar que
está bem empregada, pois separa, na oração, o vocativo.
está mal empregada, pois separa o sujeito da oração do verbo.
está bem empregada, pois, nesse caso, seu uso é facultativo.
está mal empregada, pois não se separa o aposto do termo a que se refere.
está bem empregada, pois separa o objeto direto do verbo.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
O texto a seguir é base para as questões de números 15 a 19.
As questões de números 18 e 19 baseiam-se na frase:
O termo devia ser comum entre nós, como água e pão.
Assinale a frase corretamente pontuada.O termo, como água e pão devia ser comum entre nós.
Entre nós, o termo como água e pão, devia ser comum.
O termo, como água e pão, devia ser comum entre nós.
O termo entre nós, como água e pão devia ser comum.
Como água e pão, o termo entre nós, devia ser comum.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Para responder às questões de números 01 a 06, leia o texto.
No texto, há uma série de expressões após sinal de dois pontos. Todas elas representam uma
oposição entre as informações novas e as precedentes.
nova informação não ligada às informações precedentes.
explicação ou ampliação das informações precedentes.
Está inteiramente adequada a pontuação do seguinte período:
Com referência ao texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 8, a oração entre travessões poderia, com correção gramatical e de forma mais enfática, assim ser expressa: se caso ainda não os sejam.
O travessão presente na linha 10 foi empregado para destacar duas finalidades atribuídas ao conteúdo da oração imediatamente anterior.
Leia o seguinte texto para responder às questões 02 e 03.
Assinale a opção que, de acordo com o padrão culto da língua portuguesa, apresenta afirmação incorreta.
A retirada da preposição a antes de "um processo" (L.1) preservaria a correção gramatical da oração, mas alteraria o sentido do verbo assistir e, conseqüentemente, prejudicaria a coerência textual.
A retirada da vírgula depois de "genética"(L.5) manteria preservada a correta pontuação, pois a enumeração, apesar de longa, dispensa a vírgula depois do último termo.
A supressão do pronome "se"(L.6) alteraria as relações sintáticas da oração, mas preservaria a coerência textual, pois a estrutura da oração admite aí omissão do sujeito.
O desenvolvimento das idéias do texto permitiria mudar o tempo verbal de "surgira" (L.11) para surgiu, alterando as relações temporais do texto, mas preservando sua coerência.
A retirada da preposição empregada na expressão "na linearidade histórica"(L.13 e 14) retiraria essa expressão da dependência com "crença"(L.12), mas preservaria a correção gramatical e a coerência do texto.
Em relação ao texto acima, assinale o comentário incorreto a respeito dos sinais de pontuação.
1 – a vírgula justifica-se para separar oração de natureza explicativa.
2 – o ponto final pode ser substituído por sinal de dois-pontos, com mudança de maiúscula para minúscula em "Mandam".
3 – a vírgula justifica-se para isolar elementos de mesma classe gramatical componentes de uma enumeração.
4 – o ponto final pode ser substituído por vírgula, com mudança de maiúscula para minúscula em "Não".
5 – a vírgula justifica-se para marcar a elipse de expressão antecedente: "chegam à 5ª série".
De acordo com as regras de pontuação, assinale a alternativa em que os termos destacados estejam corretamente justificados:
I. O cliente Gercino Machado Parreira, presidente de uma entidade associativa em Palmas (TO) , afirmou que a ofensa lhe trouxe graves problemas, porque é conhecido na cidade.
II. Sustentou, ainda, que o valor da indenização foi excessivo.
III. O ministro Jorge Scartezzini, relator do caso, entendeu que o valor da indenização foi realmente excessivo e o reduziu para R$ 6 mil.
I- aposto; II- oração intercalada; III- vocativo
I-vocativo; II- palavra interpositiva; III- vocativo
I- aposto; II- palavra interpositiva; III- aposto
I-vocativo; II- oração intercalada; III- aposto
I- aposto; II- enumeração; III- vocativo
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...