Questões de Língua Portuguesa do ano 2006

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"Antes da chamada Lei dos Crimes Ambientais (Lei 9.605, de 1998), quem era flagrado na caça..."; emprega-se a vírgula, nesse caso, para:

  • A.

    separar o vocativo;

  • B.

    destacar o aposto;

  • C.

    indicar inversão da ordem direta;

  • D.

    evitar ambigüidade;

  • E.

    ligar orações coordenadas.

O trecho entre travessões indica:

  • A.

    uma contradição.

  • B.

    uma exemplificação.

  • C.

    uma explicação.

  • D.

    uma explicitação.

  • E.

    um questionamento.

Observe as frases:

I. O homem que é mortal julga-se imortal.

II. Os alunos que fizeram o trabalho terão um ponto.

III. Todos estavam cansados, cansados de dar dó!

IV. Ontem à noite chegaram os meus parentes.

Assinale a afirmativa correta observando a pontuação das frases acima:

  • A.

    Está correta apenas III.

  • B.

    Estão corretas II e III.

  • C.

    Estão corretas I e IV.

  • D.

    Estão corretas I, II e III.

TEXTO 02 para as questões de 11 a 20.

A última vírgula do Texto 02 se justifica, porque

  • A.

    separa elementos de uma mesma função sintática.

  • B.

    isola uma oração iniciada por uma conjunção.

  • C.

    isola um termo que explica o seu antecedente.

  • D.

    isola termos deslocados.

  • E.

    separa a oração principal da subordinada.

As questões de números 1 a 4 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

... reflete com clareza duas variáveis que estão desajustadas na economia: o juro alto e o câmbio baixo. (final do texto)

O emprego dos dois pontos na frase acima assinala

  • A.

    reprodução exata das palavras de um diálogo.

  • B.

    condição que justifica a análise feita no parágrafo anterior.

  • C.

    finalidade de uma ação já prevista anteriormente.

  • D.

    ressalva que esclarece os dados indicados no parágrafo.

  • E.

    enumeração com intenção explicativa.

As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.

O período inteiramente correto quanto à pontuação é:

  • A.

    Num primeiro momento o autor se pergunta quem teria mudado, se as crianças ou, o cinema, em seguida, chega à conclusão de que tudo mudou.

  • B.

    Num primeiro momento, o autor se pergunta quem teria mudado, se as crianças ou o cinema; em seguida, chega à conclusão de que tudo mudou.

  • C.

    Num primeiro momento, o autor, se pergunta: quem teria mudado: se as crianças, ou o cinema; em seguida, chega à conclusão de que tudo mudou.

  • D.

    Num primeiro momento o autor se pergunta, quem teria mudado: se as crianças ou o cinema? - em seguida chega à conclusão, de que tudo mudou.

  • E.

    Num primeiro momento, o autor se pergunta, quem teria mudado; se as crianças ou o cinema, em seguida, chega à conclusão de que tudo mudou.

Com base nas estruturas lingüísticas do texto, julgue os itens a seguir.

Na linha 11, apenas a primeira vírgula não pode ser suprimida do texto, pois está separando termos da mesma função sintática.

  • C. Certo
  • E. Errado

                                            A importância do censo

O censo ajuda cada um de nós a conhecer melhor os estados e, principalmente, nossos municípios. Os resultados do censo refletem a realidade brasileira, fornecendo o retrato do Brasil num determinado período de tempo. Seus dados são utilizados em programas e projetos que contribuem para estudar o crescimento e a evolução da população ao longo do tempo, identificar regiões que precisam de investimentos em saúde, habitação, transportes, energia, programas de assistência à velhice.

Seus efeitos podem ser vistos, também, na agropecuária. Conhecendo melhor a situação deste setor, o governo pode criar novos incentivos na produção da agricultura familiar, por exemplo, em produtos que alimentam os brasileiros, como arroz, feijão, milho, mandioca, hortaliças, além da criação de caprinos, ovinos e gado de leite.

A sociedade também pode fazer uso destes resultados. Eles podem indicar locais propícios para instalação de fábricas, supermercados, shopping centers, escolas, creches, cinemas, restaurantes, lojas. Além disso, podem servir de base para que os cidadãos possam reivindicar maior atenção do governo para problemas específicos, como a expansão da rede de água e esgoto, expansão de rede telefônica, instalação de postos de saúde, etc.

 Disponível em www.ibge.gov.br/censo/motivos.shtm

− O que o governo pode fazer com os resultados do censo

− Pode fazer o seguinte melhorar o saneamento melhorar postos de saúde e construir casas populares

Assinale a pontuação correta para o texto.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

A outra, que alguns chamam "português certo", é uma língua que aprendemos na escola". Nesse trecho, as vírgulas cumprem a função de

  • A.

    separar os termos numa enumeração.

  • B.

    delimitar um comentário do enunciador.

  • C.

    isolar um segmento com função apositiva.

  • D.

    marcar uma pausa entre o sujeito e o predicado.

  • E.

    inserir um segmento com valor adverbial.

Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.

"Mas entender o átomo não era o único desafio para os físicos dos anos 1900."

Em cada alternativa abaixo, reescreve-se essa frase do texto. A nova redação não é bem sucedida do ponto de vista gramatical em:

  • A.

    Mas entender, para os físicos dos anos 1900, o átomo não era o único desafio.

  • B.

    Mas, para os físicos dos anos 1900, entender o átomo não era o único desafio.

  • C.

    Mas entender o átomo não era, para os físicos dos anos 1900, o único desafio.

  • D.

    Mas entender o átomo, para os físicos dos anos 1900, não era o único desafio.

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