Questões de Língua Portuguesa do ano 2006

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Ao transformarmos o fragmento “Não sabe que tem de conhecer as leis do país? Não sabe que existe uma coisa chamada EXÉRCITO BRASILEIRO que o senhor tem de respeitar?”, utilizando outras palavras, mas preservando-lhe o sentido e resguardando-lhe a coerência textual, obteremos as situações abaixo, com uma única ressalva para:

  • A. “Não sabe que as leis do país devem ser conhecidas? Não sabe que existe uma coisa chamada EXÉRCITO BRASILEIRO que tem de ser respeitada?”
  • B. “Não sabe que devemos conhecer as leis do país? Não sabe que existe uma coisa chamada EXÉRCITO BRASILEI-RO que deve ser respeitada pelo senhor?”
  • C. “Não sabe que tem de conhecer as leis do país? O EXÉRCITO BRASILEIRO é algo que deve ser respeitado pelo senhor.”
  • D. “Não sabe que se tem de conhecer as leis do país? Não sabe que há uma coisa chamada EXÉRCITO BRASILEIRO e que o senhor tem de respeitá-lo?”
  • E. “Não sabe que tem de conhecer as leis do país? O senhor não sabe o que é EXÉRCITO BRASILEIRO e por isso não o respeita.”

Sobre as estruturas morfossintáticas e semânticas do texto, observe as afirmações a seguir:

I – Na primeira linha do texto, há o uso do verbo na 3ª pessoa do plural. Essa utilização traz, em seu bojo, uma indeterminação para o sujeito da oração onde está inserido, visto não podermos recuperá-lo por outros indícios ao longo da construção textual.

II – No que tange à norma culta do português escrito, ao verbo obedecer deve-se seguir a preposição a. No entanto, não é o que ocorre no terceiro parágrafo do texto, pois o que se tem é um sintagma nominal iniciado pelo artigo a.

III – O verbo intimar, presente no segundo parágrafo do texto, pode ser substituído, sem perda de sentido, pelo verbo convidar.

Estão corretas apenas a(s) afirmação(ões):

  • A. I e II
  • B. I e III
  • C. II e III
  • D. II
  • E. I, II e III

O autor Fernando Sabino, ao construir seu texto, utiliza, duas vezes, a frase “Morou?” A respeito dessa ocorrência, podemos dizer que:

  • A. Essa utilização, em ambas situações, serve apenas para dar ênfase à pergunta.
  • B. Esse recurso lingüístico demonstra a opinião negativa do autor em relação ao comportamento da mulher do sueco.
  • C. Na segunda ocorrência, a frase é utilizada como uma forma de ironizar e, de certa maneira, ridicularizar a fala do delegado e seu abuso de poder.
  • D. Por ter sido utilizada duas vezes, a frase configurase em um vício de linguagem, comum na fala de delegados e agentes de polícia.
  • E. Na primeira vez em que é empregada, a frase aparece como um recurso lingüístico-pragmático que serve para chamar à atenção do sueco, pois este estava desatento aos acontecimentos na delegacia.

Com base no texto, no que diz respeito à sua estrutura sintático-semântica, analise as assertivas abaixo, colocando C para as que estiverem certas e E para as que estiverem erradas, assinalando, posteriormente, a alternativa que condiz com a seqüência correta.

I – A expressão “Altas horas”, que inicia o texto, pode ser alterada, sem perda de sentido, por: “Eram altas horas.”

II – No contexto dado, os pares de vocábulos tudo/nada e fim/começo não nos levam a inferir um sentido antitético.

III – O advérbio violentamente, expresso no primeiro parágrafo, amplia a significação do verbo bater.

IV – Em “(…) se você é tão vagabundo e preguiçoso que não levanta nem pra fechar a porta (...)”, os termos em destaque são considerados elementos correlatos.

  • A. E, C, E, C
  • B. E, E, E, C
  • C. C, E, C, C
  • D. E, C, E, E
  • E. C, C, E, C

Na troca do travessão em “Irritado com o tremendo erro – não encontrou absolutamente nada para roubar –, (...)” por outra construção textual em que se mantenha o sentido original, temos:

  • A. “Irritado com o tremendo erro, visto não ter encontrado nada para roubar, (...)”
  • B. “Irritado com o tremendo erro, não obstante não ter encontrado nada para roubar, (...)”
  • C. “Irritado com o tremendo erro, sobretudo por não ter encontrado nada para roubar, (...)”
  • D. “Irritado com o tremendo erro, contudo não encontrou nada para roubar, (...)”
  • E. “Irritado com o tremendo erro, à medida que não encontrava nada para roubar, (...)”

Analise as frases arroladas a seguir e as situações nelas expressas, respeitando o contexto em que se apresentam. A seguir, marque a alternativa cujos vocábulos apresentados expressam, pela ordem, as idéias presentes nas frases.

I – Da ativa, Motinha! Sai dessa... (Texto I)

II – Receber por quê? (Texto II)

III – Vê se fecha essa porta, ô desgraçado! (Texto III)

IV – Romeu, há quanto tempo! (Texto IV)

  • A. espanto, surpresa, advertência, alegria.
  • B. admiração, surpresa, zelo, alegria.
  • C. alívio, espanto, susto, surpresa.
  • D. espanto, zelo, advertência, surpresa.
  • E. medo, deboche, zelo, espanto.

Assinale a alternativa em que as palavras seguem as mesmas regras de acentuação tônica de ideológicas, já e saída, respectivamente.

  • A. disponíveis, pôr, juíza
  • B. veículos, pó, também
  • C. política, lá, Chuí
  • D. orçamentária, é, céu
  • E. vocábulo, pé, apóio

Assinale a alternativa em que os vocábulos formam o plural como disponível e previsão, respectivamente:

  • A. mal, decisão
  • B. túnel, variação
  • C. funil, autorização
  • D. fóssil, alemão
  • E. tributável, irmão

Analise as seguintes afirmações referentes ao Texto.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.

  • A. I, II, IV
  • B. II, III, IV
  • C. II, III, V
  • D. I, II, III, IV
  • E. I, II, IV, V

Escreva ( C ) para certo e ( E ) para errado.

( ) O verbo inserir apresenta duas possibilidades de particípio: inserto(a) ou inserido(a).

( ) No segundo período do texto, os pronomes o (descreve-o) e seu (seu atendimento), devidamente sublinhados, referem-se a “plano de ação”.

( ) Em “previsão de despesas” (linhas 5 e 6), a expressão sublinhada pode ser classificada como objeto indireto.

( ) Em “opera-se a despesa” (linhas 15 e 16), o se é partícula expletiva.

( ) A última oração do Texto está na voz passiva.

A seqüência correta, de cima para baixo, é:

  • A. E, C, E, E, C
  • B. E, C, C, E, C
  • C. C, E, E, C, E
  • D. E, C, E, C, E
  • E. C, C, E, E, C
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