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Ao transformarmos o fragmento Não sabe que tem de conhecer as leis do país? Não sabe que existe uma coisa chamada EXÉRCITO BRASILEIRO que o senhor tem de respeitar?, utilizando outras palavras, mas preservando-lhe o sentido e resguardando-lhe a coerência textual, obteremos as situações abaixo, com uma única ressalva para:
Sobre as estruturas morfossintáticas e semânticas do texto, observe as afirmações a seguir:
I Na primeira linha do texto, há o uso do verbo na 3ª pessoa do plural. Essa utilização traz, em seu bojo, uma indeterminação para o sujeito da oração onde está inserido, visto não podermos recuperá-lo por outros indícios ao longo da construção textual. II No que tange à norma culta do português escrito, ao verbo obedecer deve-se seguir a preposição a. No entanto, não é o que ocorre no terceiro parágrafo do texto, pois o que se tem é um sintagma nominal iniciado pelo artigo a. III O verbo intimar, presente no segundo parágrafo do texto, pode ser substituído, sem perda de sentido, pelo verbo convidar. Estão corretas apenas a(s) afirmação(ões):O autor Fernando Sabino, ao construir seu texto, utiliza, duas vezes, a frase Morou? A respeito dessa ocorrência, podemos dizer que:
Com base no texto, no que diz respeito à sua estrutura sintático-semântica, analise as assertivas abaixo, colocando C para as que estiverem certas e E para as que estiverem erradas, assinalando, posteriormente, a alternativa que condiz com a seqüência correta.
I A expressão Altas horas, que inicia o texto, pode ser alterada, sem perda de sentido, por: Eram altas horas. II No contexto dado, os pares de vocábulos tudo/nada e fim/começo não nos levam a inferir um sentido antitético. III O advérbio violentamente, expresso no primeiro parágrafo, amplia a significação do verbo bater. IV Em ( ) se você é tão vagabundo e preguiçoso que não levanta nem pra fechar a porta (...), os termos em destaque são considerados elementos correlatos.Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) - 2006
Na troca do travessão em Irritado com o tremendo erro não encontrou absolutamente nada para roubar , (...) por outra construção textual em que se mantenha o sentido original, temos:
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) - 2006
Analise as frases arroladas a seguir e as situações nelas expressas, respeitando o contexto em que se apresentam. A seguir, marque a alternativa cujos vocábulos apresentados expressam, pela ordem, as idéias presentes nas frases.
I Da ativa, Motinha! Sai dessa... (Texto I) II Receber por quê? (Texto II) III Vê se fecha essa porta, ô desgraçado! (Texto III) IV Romeu, há quanto tempo! (Texto IV)Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2006
Assinale a alternativa em que as palavras seguem as mesmas regras de acentuação tônica de ideológicas, já e saída, respectivamente.
Assinale a alternativa em que os vocábulos formam o plural como disponível e previsão, respectivamente:
Analise as seguintes afirmações referentes ao Texto.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
Escreva ( C ) para certo e ( E ) para errado.
( ) O verbo inserir apresenta duas possibilidades de particípio: inserto(a) ou inserido(a).
( ) No segundo período do texto, os pronomes o (descreve-o) e seu (seu atendimento), devidamente sublinhados, referem-se a plano de ação.
( ) Em previsão de despesas (linhas 5 e 6), a expressão sublinhada pode ser classificada como objeto indireto.
( ) Em opera-se a despesa (linhas 15 e 16), o se é partícula expletiva.
( ) A última oração do Texto está na voz passiva.
A seqüência correta, de cima para baixo, é:
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