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Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Empresa de Seleção Pública e Privada (ESPP) - 2006
Considere as orações:
I. Paguei a secretária a requisição.
II. Visava a um mundo mais justo.
De acordo com a norma culta:somente I está correta
somente II está correta
I e II estão corretas
nenhuma está correta
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Empresa de Seleção Pública e Privada (ESPP) - 2006
Imagine o seguinte título jornalístico: " MST invade só 100 fazendas neste ano". Considere as afirmações e assinale a alternativa correta:
I. Se a palavra "só" fosse retirada, não haveria qualquer alteração no efeito de sentido.
II. O uso da palavra "só" expressa uma opinião.
somente I está correta
somente II está correta
ambas estão corretas
nenhuma está correta
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
No trecho "Trata-se da mais nova sinergia entre governança pública, videogame e internet." a palavra destacada significa:
entretenimento.
afirmação.
conclusão.
coesão.
diversão.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
No texto, a afirmação "a maquete virtual do parque é uma Wiki em 3D -referência à Wikipedia" constitui uma:
analogia entre o funcionamento da Wikipedia e o Second Life.
metáfora entre o funcionamento da Wikipedia e o Second Life.
metonímia entre o funcionamento da Wikipedia e o Second Life.
assimetria entre o funcionamento da Wikipedia e o Second Life.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
A seguinte frase "Somente o juiz me viu e deu bom dia" pode ser considerada:
correta, porque dentro dos princípios da economia da língua.
incorreta, porque um elemento não pode servir a dois elementos.
correta, porque a colocação pronominal está perfeita.
incorreta, porque o pronome oblíquo tem funções diferentes nos dois casos.
correta, porque o pronome oblíquo pode funcionar como objeto direto e indireto.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Assinale a opção gramaticalmente correta que dá continuidade coerente e coesa ao seguinte texto:
As pesquisas revelaram que os brasileiros mais pobres ganharam algum alento, especialmente com o aumento do número de programas sociais. Embora pouco, sua renda melhorou. Já os mais ricos nem sequer aparecem no estudo. Quem perdeu mesmo foi a classe média.
Por isso, em dez anos o ganho médio dos trabalhadores de classe média decresceu 19,4%. Por outro lado, as despesas aumentaram com o peso dos impostos na renda nacional de 20% desde o Plano Real. Só as tarifas públicas tiveram um aumento de 290%.
Nesse contexto, seu mercado de trabalho ficou mais competitivo, seja por que o País cresce pouco e gera poucos empregos, seja por que as universidades estão formando mais; o resultado é a queda na renda, especialmente entre as categorias, típicas do meio da escada social.
Apesar de os critérios de renda sempre gerem controvérsias, para os institutos de pesquisa uma família que ganha R$ 3.000,00 pode ser considerada de classe média; posto que uma renda familiar desse porte não garante a uma família – sobretudo se ela for grande – o padrão típico de consumo da classe média.
Ainda assim, ela perdeu espaço no mercado de trabalho, viu seu salário encolher e as despesas aumentar. Concorre com cada vez mais gente qualificada pelas mesmas vagas e está endividada para manter o padrão de vida do passado.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, realizada pelo IBGE, revelou que a renda das famílias parou de cair em 2004, interrompendo uma trajetória de queda que acontecia desde 1997, e que houve diminuição do grau de concentração da renda do trabalho. Enquanto a metade da população ocupada que recebe os menores rendimentos teve ganho real de 3,2%, a outra metade, que tem rendimentos maiores, teve perda de 0,6%. Os resultados da PNAD revelaram, também, que o Brasil melhorou em itens como número de trabalhadores ocupados, participação das mulheres no mercado de trabalho, indicadores da área de educação e melhoria das condições de vida.
Assinale a opção que não constitui continuação coesa e coerente para o texto acima.
Para o secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social, o resultado da pesquisa revela muito mais do que um aumento de renda: "A desigualdade no Brasil não se alterava desde 88. A população mais pobre do Brasil está ganhando mais se comparada à população mais rica, ou seja, a riqueza no Brasil está se desconcentrando. Essa é a melhor notícia. O Brasil está redistribuindo melhor a sua riqueza."
Entretanto, as ações na área de educação, saúde e transferência de dinheiro, por exemplo, foram responsáveis pelo resultado.
A expectativa é que, no próximo ano, a diminuição da miséria no País seja ainda maior por causa das ações voltadas para os indígenas e quilombolas.
O assessor especial da Presidência da República, José Graziano, avaliou que esses números comprovam que o País está mudando. "Esses resultados revertem uma máxima histórica no nosso país de que os ricos ficavam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres."
A PNAD é a mais completa pesquisa anual sobre as condições de vida da população, mostra um retrato do país e, em 2004, foi estendida para as áreas rurais dos estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá, alcançando a cobertura completa do território nacional.
(Adaptado de Em Questão, n. 379, Brasília, 30 de novembro de 2005)
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Os trechos abaixo constituem um texto. Assinale a opção que apresenta erro gramatical.
O problema do Brasil é, desde a primeira assembléia constituinte, de 1823, o da descentralização do poder. O absolutismo de Pedro I levou à resistência das jornadas de abril de 1831 e à abdicação do imperador.
Com o Ato Adicional, de 1834, tentou-se amenizar o domínio de São Paulo e da cidade do Rio de Janeiro sobre o Império, o que foi contido pela regulamentação de Araújo Lima. A inteligência arguta de Tavares Bastos denunciou os abusos da centralização em 1860, e o Manifesto Republicano, dez anos depois, inicia-se com a reivindicação federalista.
Nunca é demais repetir que durante três décadas seguidas, a partir de 1817, em Pernambuco, até 1848, na mesma Província, brasileiros de todas as regiões foram compelidos a lutar pela autonomia provincial – e essa necessidade o obrigou a retomar as armas, no período republicano, na Revolução Federalista do Rio Grande do Sul, em 1893.
A rebelião gaúcha foi derrotada pelas tropas federais enviadas por Floriano, apesar da bravura de seus combatentes e da força doutrinária de Gaspar da Silveira Martins. A questão federalista voltou, em seguida, ao fermentar a Guerra do Condestado, iniciada entre Paraná e Santa Catarina.
Essa guerra converteu-se em um dos mais importantes conflitos sociais do Brasil, entre 1911 e 1916, contribuiu para as rebeliões militares dos anos 20 e desembocou na Revolução de 30 – esta claramente contra os interesses hegemônicos de São Paulo.
(Adaptado de Mauro Santayana, Jornal do Brasil, 10/03/2006)
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Assinale a opção gramaticalmente correta.
O paranóico militante não têm nenhuma consciência de seu desejo de ser Deus. Ele simplesmente está fundido – e confundido – com esse desejo, sob forma de sua realização concreta e imediata.
O paranóico não tem desejo de ser Napoleão, ele os é, com as extravagantes conseqüências de praxe.
Seja como for, qualquer um de nós, na posse, no uso e no gozo da ordem da linguagem, pode criar um mundo à imagem e semelhança das mais desvairadas ambições e fantasias.
A representação significa, de uma parte, minha possibilidade racional e consciente de operar sobre o mundo, à partir de uma avaliação que o reverencie em sua concretude e realidade.
Mas, de outra parte, ela é também a minha possibilidade mais radical de alienação e de extravio. Posso, através dela dar as costas ao real, desfigurá-lo, desrespeitá-lo, traí-lo, negá-lo.
(Adaptado de Hélio Pellegrino)
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
Atenção: As questões de números 1 a 20 referem-se ao texto apresentado abaixo.
Considere as seguintes afirmações:
I. Tomando como ponto de partida um comentário de outro jornalista sobre um fato recente da época, o autor dispõe-se a compreender esse fato à luz de uma expressão de Marx - "cidadãos descartáveis" -, que já previa o processo migratório de trabalhadores no século XX.
II. A expressão "acumulação primitiva" é considerada pelo autor como inteiramente anacrônica, incapaz, portanto, de sugerir qualquer caminho de análise do neoliberalismo contemporâneo.
III. Acredita o autor que na base do mundo moderno, do ponto de vista econômico, está o fim do feudalismo, está a transformação dos servos feudais em trabalhadores que precisavam vender sua força de trabalho.
Em relação ao texto está correto SOMENTE o que se afirma em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
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