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Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
As questões 27 e 28 tomam por base o seguinte texto.
Assinale a opção que, ao propor uma reescrita para trechos do texto, preserva sua correção gramatical e coerência textual.
"Uma pesquisa divulgada pelo IBGE em agosto de 2005 revela que "(l.1 e 2)"/O IBGE divulgou em agosto de 2005, pesquisa que aponta
"caiu 4,7% nos últimos doze meses" (l.3 e 4)"/abaixou, nos últimos doze meses, para 4,7%
""a crise agora bateu às portas da classe média""(l.5 e 6) / a crise já insurgiu à classe média
""para que isso esteja acontecendo""(l.7) / para tal crise estar acontecendo
""que substituem seus funcionários""(l.13) / substituindo seus funcionários
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Assinale a paráfrase, textualmente coerente e gramaticalmente correta, que transforma o seguinte período sintático em dois períodos sintáticos, mesmo que isso ocasione algumas pequenas alterações de sentido.
Florestan Fernandes acreditava que o sucateamento da escola, com péssimas condições de trabalho e estudo, fazia parte das tentativas de sufocar a democratização da sociedade por meio da restrição do acesso à cultura e à pesquisa. (Adaptado da revista Nova Escola, de janeiro/fevereiro 2006)
Para Florestan Fernandes, que acreditava no sucateamento da escola, por causa das péssimas condições de trabalho e estudo, a sociedade tentava sufocar a democratização. Não haveria, então, acesso à cultura e à pesquisa.
Florestan Fernandes acreditava que as péssimas condições de trabalho e estudo, ou seja, o sucateamento da escola, fazia parte das tentativas de sufocar a democratização da sociedade. Isso representava a restrição do acesso à cultura e à pesquisa.
A restrição do acesso à cultura e à pesquisa, resultante das péssimas condições de trabalho e estudo na escola, ou seja, de seu sucateamento, fazia parte das tentativas de sufocar a democratização da sociedade. Nisso acreditava Florestan Fernandes.
Para Florestan Fernandes a restrição do acesso à cultura e à pesquisa provinham do sucateamento da escola, que apresentava péssimas condições de trabalho e estudo, fazia parte das tentativas de sufocar a democratização da sociedade.
O sucateamento da escola, acreditava Florestan Fernandes com péssimas condições de trabalho e estudo, fazia parte das tentativas para sufocar a democratização da sociedade. Através da restrição do acesso à cultura e à pesquisa.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Assinale o trecho que, ao ser transcrito de O tempo domesticado, de Estevão de Rezende Martins, publicado no Correio do Livro da UnB, jul/set 2004, não respeitou a correção gramatical.
Em busca de tornar-se senhor do tempo, o homem debruça-se sobre o passado, com a clara intenção de haver-se com o presente, de modo que o amanhã seja seu. Vencer a esfera milenar é criar o novo tempo, a nova história, a nova sociedade, livre dos achaques da anterior.
Transposto da linguagem teológica para a política ou historiográfica, essa preocupação representa simbolicamente a luta contra as circunstâncias do aqui e do agora, em nome de valor maior a recuperar ou a alcançar.
Mesmo que haja abstração da tradição cristã, cuja influência na matriz de pensamento ocidental é, contudo, inegável, pela reflexão e pelo agir históricos, caracteriza a ação humana.
O impasse da destruição iminente, o sofrimento agudo, a ameaça de perda de identidade, o risco de aniquilação, eis experiências radicais que engendram rapidamente o recurso à reflexão histórica, e à ação política, para domesticar o tempo que pareceria escapar, qual areia, por entre os dedos.
Tanto na Antigüidade tardia, no choque entre judeus e Roma que resultaram na destruição de Jerusalém, quanto no Portugal órfão de Dom Sebastião ou ainda no Brasil de Antônio Conselheiro, apanhado na transição da monarquia para a república a projeção de um ideal salvador traz para atores e pensadores o quadro de uma domesticação do tempo.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Assinale a opção incorreta a respeito do emprego das estruturas lingüísticas no texto.
Antenas, computadores e vontade política. Três fatores que podem facilitar o acesso às modernas tecnologias de informação, à internet e ajudar a reduzir a nossa enorme dívida social. Podem, com certeza, encurtar a distância entre os que têm e os que não têm acesso à rede mundial de computadores e às modernas tecnologias. A grande massa do povo encontra-se à margem das informações disponíveis e contatos com o mundo global.
(Adaptado de Eunício Oliveira, O acesso às novas tecnologias e a inclusão social, Correio Braziliense, 14 de junho de 2004)
O substantivo ''acesso''(l.2) é complementado, sintática e semanticamente, por três termos: ?modernas tecnologias de informação?(l.2 e 3), ''internet''(l.3) e ''reduzir a nossa enorme dívida social''(l.3 e 4).
O verbo "Podem"(l.4) está empregado na terceira pessoa do plural porque subentende um sujeito no plural como "Antenas, computadores e vontade política" (l.1).
O desenvolvimento textual leva a entender as duas ocorrências de "os"(l.5) como remetendo aos mesmos referentes, e por isso podem ser substituídos por aqueles, sem prejuízo da correção gramatical.
O termo "contatos com o mundo global"(l.8 e 9) complementa, sintática e semanticamente a expressão "à margem"(l.7 e 8); por isso preserva-se a correção gramatical ao se inserir dos antes desse termo.
O deslocamento do último período sintático final do texto para ocupar o lugar de período inicial preservaria a coerência e a correção gramatical do texto.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Os trechos abaixo constituem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os nos parênteses de maneira a compor um texto coeso e coerente e assinale, a seguir, a opção correspondente.
( ) Segundo sua análise, uma classe burguesa controlava os mecanismos sociais no Brasil, como acontecia em quase todos os países do ocidente.
( ) Florestan Fernandes tomou para si a tarefa de romper com a tradição de pseudoneutralidade das ciências humanas e reconstruir uma análise do Brasil abertamente comprometida com a mudança social.
( ) No entanto - por causa de fatores históricos como a escravidão tardia, a herança colonial e a dependência em relação ao capital externo - , a burguesia brasileira era mais resistente às mudanças sociais do que as classes dominantes dos países desenvolvidos.
( ) Para Florestan, não havia tal cultura no Brasil por dois motivos: ela estimularia as massas populares a participar politicamente e ao mesmo tempo tiraria das classes dominantes a prerrogativa de fazer tudo o que quisessem sem precisar dar satisfação ao conjunto da população.
( ) O Brasil, dizia o sociólogo, era atrasado também em relação ao que ele chamava de cultura cívica, ou seja, um compromisso em torno do mínimo interesse comum.
(Adaptado da revista Nova Escola, de janeiro/fevereiro 2006)
(4) (1) (2) (3) (5)
(2) (1) (3) (5) (4)
(5) (1) (4) (3) (2)
(4) (1) (5) (3) (2)
(2) (1) (5) (4) (3)
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
O texto lido enquadra-se no gênero:
ensaio investigativo.
ensaio opinativo.
reportagem informativa.
crônica poética.
ensaio filosófico.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
A tipologia textual em questão é:
didática
descritiva
narrativa
científica
informativa
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
LÍNGUA PORTUGUESA
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.
Está clara e correta a redação do seguinte comentário sobre o texto:
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Assinale a alternativa em que a oração esteja correta quanto ao conteúdo expresso entre parênteses.
Freud e o poeta dialogavam sobre o efeito subjetivo que era produzido pela caducidade. (ORAÇÃO EM VOZ ATIVA)
A concepção de transitoriedade revela o mundo não pela paralização dos acontecimentos e sim pela sua dinamicidade. (ORTOGRAFIA)
O poeta vê a transitoriedade, de forma diferente, da que Freud tem, como necessária para a renúncia, dos perdidos. (PONTUAÇÃO)
A guerra bate na cara dos homens e lhes mostra a passagem do tempo. (TERMOS EXPRESSOS EM SENTIDO PRÓPRIO)
O tempo, que não pára, mostra a todos o caráter transitório da vida. (ACENTUAÇÃO)
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação João Pinheiro (FJP) - 2006
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
Há falha de construção quanto ao paralelismo gramatical em:
As normas jurídicas devem achar-se conforme as manifestações do povo.
Ele não possui apenas um conteúdo nacional, como adverte Del Vecchio.
Exercem importante influência, mas o condicionamento não é absoluto.
A sua elaboração é lenta, imperceptível e feita espontaneamente pela vida social.
Nesta hipótese, o Direito vai superar os fatos existentes, impondo-lhes modificações.
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