Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
As questões de números 1 a 6 apóiam-se no texto apresentado abaixo.
A frase escrita de forma inteiramente clara e correta é:As atividades de turismo, gerando as receitas do Estado e dos empresários é que se deve associar entre eles, com o devido respeito aos recursos naturais, para ser mantidos.
Com geração de receitas para o Estado, e além, ainda, para os empresários do turismo, a assossiação deles é importante, na manutenção dos recursos naturais da região.
Para manter a região com recursos naturais protegidos, precisam da assossiação do Estado e dos empresários para o turismo, com a geração desses.
É possível associar atividades de turismo, que geram receitas para o Estado e para os empresários do setor, com a manutenção dos recursos naturais da região.
Para a manutenção dos recursos naturais da região, com receitas do Estado e também dos empresários do setor de turismo, suas atividades, os quais deve estar associado entre si.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Universidade da Amazônia (UNAMA) - 2006
Considere as seguintes afirmativas sobre ocorrências de Linguagem no texto.
"O casarão do Paricatuba, com o seu escuro telhado entre coqueiros e bacabeiras, lhe dava uma impressão de fadiga e de quase ressentimento."1- O casarão funciona, sintaticamente, como objeto direto.
2- a forma verbal 'dava' está no singular para concordar com O casarão.
3- seu e lhe são pronomes relativos.
4- fadiga é sinônimo de ressentimento.
O correto está somente em:
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Os trechos a seguir constituem seqüencialmente um texto. Assinale a opção em que o período apresenta erro gramatical.
A tradução de Tristes Trópicos veio incorporar Claude Lévi- Strauss ao circuito do pensamento brasileiro e, com ele, uma nova maneira de ver a realidade — buscando-lhe o sentido e a significação.
Tristes Trópicos enriquecia a biografia intelectual do autor, mas era também a intelectualização da matéria brasileira em termos de estruturas mentais.
A história deixava de ser sucessiva para ser sincrônica, não apenas porque as populações primitivas coexistiam materialmente com e na civilização, do século XX, mas também porque a noção enriquecedora de tempos simultâneos vinham concorrer com a idéia convencional do tempo cronológico e linear.
Esse livro e os estudos posteriores de Lévi-Strauss introduziram, assim, um fator catalítico na evolução intelectual, igualmente operante na história do livro, da imprensa e da biblioteca.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção em que o trecho constitui continuação coesa, coerente e gramaticalmente correta para o texto acima.
Lembra que a participação dos entrepostos dos Países Baixos no comércio do açúcar, em fins do século XVI e começos do seguinte, é conhecida. E acrescenta: "Menos conhecida é a contribuição dos comerciantes e financistas portugueses de Lisboa."
Com exceção de parte reduzida dos comerciantes portugueses que se dedicavam ao mister, as principais fortunas de Lisboa retiraram-se do chamado comércio com a Índia.
Acrescenta que os portugueses também acumularam capital, de modo significativo, e investiram no Brasil e no comércio com o Atlântico. Pernambuco, a primeira e maior região produtora de açúcar no Brasil, e também a mais rica, desenvolveu-se por um conjunto de famílias portuguesas, originárias do Porto e de Lisboa, com experiência de cultivo de cana na Madeira.
Esclarecendo que, embora este tivesse continuado, voltandose para outras mercadorias (seda, porcelana e produtos exóticos), "a contribuição mais original dos comerciantes privados portugueses consistiu no desenvolvimento do Brasil e na constituição da rede comercial que ligou o Brasil, a África, a Ásia e a América Espanhola"".
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Entre as opções a seguir, que se encadeiam formando um texto, assinale a que contém erro gramatical.
Entre as últimas décadas do século XVI e meados do século XVII criaram-se no litoral brasileiro, sobretudo no Nordeste, uma civilização fluorescente em torno da produção açucareira.
Naquele período, o Brasil chegou a responder por cerca de 80% da oferta mundial de açúcar. Havia, anteriormente, em alguns pontos do país, produção artesanal daquela mercadoria.
Entretanto, o que teve lugar no Recôncavo Baiano e no litoral pernambucano foi algo de muito diverso: a implantação de grandes engenhos, que requereu vultosos investimentos.
A liderança da iniciativa esteve a cargo dos cristãos-novos, os judeus convertidos à força. Essa conversão forçada tivera lugar ainda em fins do século XV e fora conseqüência de uma imposição da Espanha, por motivos não plenamente esclarecidos.
Leia o texto a seguir, para responder às questões de 20 a 22.
Texto II
A propósito dos aspectos gramaticais do texto II, marque a única opção INCORRETA.
A forma verbal no gerúndio "Andando" (l. 1) expressa uma ação em curso, realizada imediatamente antes da indicada na oração principal.
O vocábulo "como" empregado na linha 3 tem valor comparativo, enquanto o "como" que ocorre na linha 4 tem sentido causal.
O emprego proclítico do pronome átono em "se chama" (l. 4) fere a norma culta do português contemporâneo usado no Brasil.
O emprego de alguma, em vez de "nenhuma" (l. 8), é considerado gramaticalmente correto.
O sinal de dois pontos (l. 9) introduz um esclarecimento do que foi enunciado antes.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
O texto enquadra-se no gênero:
reportagem.
ensaio informativo.
ensaio opinativo.
crônica.
artigo.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (FAPEC) - 2006
Leia o trecho abaixo. Deixemos de lado o argumento do respeito à lei e à razão que está meio fora de moda nesse clima de ânimos exaltados, para ficar com o da eficácia. A manifestação de leitores defendendo a violência policial e protestando contra a publicação da foto de um bandido com marcas de agressão contém, além de desejo de vingança, a crença de que essa pratica é a melhor maneira de combater o crime. Não é. Trata-se de uma ilusão perversa que só se explica porque vivemos numa cidade dominada pelo medo e dividida entre os que já foram assaltados e os que provavelmente serão. (Zuenir Ventura. O Globo – 20/11/04 )
Utilizando o texto como pretexto para explorar a Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.
o 1º verbo do texto apresenta caráter injuntivo. O que (1ª linha) funciona como um elemento coesivo com função explicativa e a última oração da 1ª frase é uma subordinada adverbial.
no 2º período, os verbos defendendo e protestando estão na forma nominal gerundiva. Os termos grifados, nas expressões "manifestação de leitores" e "publicação da foto" exercem a função passiva e ativa, respectivamente, sendo complemento nominal e adjunto adnominal.
a concisão da frase "Não é." foi intencional para dar maior efeito ao contexto, sendo uma oração coordenada assindética.
o 1º que, do último período do texto é uma conjunção, significando a qual. A palavra só é um advérbio.
ainda no último período, o trecho "...se explica..." exerce uma função ativa. Os dois os são pronomes, significando aqueles.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Assinale a alternativa que reescreve as frases abaixo num só período, com as devidas alterações, de acordo com a norma culta de escrita e mantendo o mesmo sentido.
Os proprietários de carro inconscientemente sabem que ele sai caro.
Os dados da tabela não refletem exatamente uma situação particular.
Os dados da tabela revelam o quão caro pode sair a manutenção de um carro.
Os proprietários de carro inconscientemente sabem que ele sai caro, pois os dados da tabela, não refletem exatamente, uma situação particular e revelam o quão caro pode sair a manutenção de um carro.
Os dados da tabela não refletem exatamente uma situação particular mas os proprietários de carro inconscientemente, sabem que ele sai caro e o quão caro pode sair a manutenção de um carro.
Embora os dados da tabela não reflitam exatamente uma situação particular, eles revelam o quão caro pode sair a manutenção de um carro, e os seus proprietários inconscientemente sabem disso.
Os proprietários de carro inconscientemente sabem que ele sai caro e que os dados da tabela não refletem exatamente uma situação particular, inclusive revelam o quão caro pode sair a manutenção.
Os dados da tabela revelam o quão caro pode sair a manutenção de um carro, e não refletem exatamente uma situação particular, mas os proprietários de carro inconscientemente sabem que ele sai caro.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
De lá [o folhetinista] espalhou-se pelo mundo, ou pelo menos por onde maiores proporções tomava o grande veículo do espírito moderno.
Uma nova redação para a frase acima, que não prejudica o sentido original e está em conformidade com o padrão culto, é:
Sendo espalhado [o folhetinista] de lá para o mundo, ou a considerar minimamente onde o grande veículo do espírito moderno tomava maiores proporções.
O grande veículo do espírito moderno ganhava boa importância pelo mundo e de lá [o folhetinista] estava se espalhando, pelo menos por esses certos lugares.
[O folhetinista] Espalhou-se, de lá, pelo mundo todo, ou, quando menos, pelos lugares onde o grande veículo do espírito moderno adquiria mais força.
Salvo os lugares que o grande veículo do espírito moderno ganhou terreno, [o folhetinista] chegou a se espalhar, de lá, pelo mundo.
De lá não para o mundo todo, talvez, mas os espaços cobertos pelo grande veículo do espírito moderno, nestes [o folhetinista] se espalhou.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...