Questões de Língua Portuguesa do ano 2006

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere mais especificamente o segmento em que são citadas as comparações estabelecidas pelos dois grupos indígenas e analise as afirmações que seguem.

 I. As expressões que estabelecem o paralelismo efetuado pelos índios norte-americanos são "uma demolição" e "aquilo", que remete ao que aconteceu à população indígena no processo de aculturação a que foram submetidos.

II. A expressão "uma rede esgarçada" é imagem adotada pelos índios mexicanos para expressar os vazios de seu tecido social, do qual se retiraram traços significativos.

III. "demolição" e "transformação de suas vidas pagãs e bárbaras em uma vida civilizada e cristã" expressam o mesmo efeito que o processo de colonização traz para diferentes povos.

 É correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    I e II.

  • D.

    II e III.

  • E.

    I e III.

Pela compreensão do Texto 1, podemos dizer que uma língua é:

  • A. uniforme e infinita.
  • B. dinâmica e invariável.
  • C. aberta e homogênea.
  • D. heterogênea e variada.
  • E. estática e multiforme.

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 18.

Quando o povo votou e o candidato Edmundo ganhou as eleições, o agora prefeito... O termo agora pode ser substituído por _______. Caso se referisse a um prefeito que já não estivesse no cargo, deveria ser substituído por _______. Os espaços da frase devem ser preenchidos, respectivamente, com

  • A. contemporâneo ... ex
  • B. eminente ... naquela época
  • C. hoje ... moderno
  • D. atual ... então
  • E. recém ... antes

A "Alegoria da Caverna" , que explica como se pode chegar ao Ser e ao Mundo das Idéias, foi escrita por

  • A.

    Platão.

  • B.

    Sócrates.

  • C.

    Aristóteles

  • D.

    Descartes.

  • E.

    Voltaire.

A arquitetura monumental de Brasília, constituída de beleza, singeleza e estilização, teve como autor do projeto arquitetônico, isto é, do desenho da planta baixa,

  • A.

    Lasar Segall.

  • B.

    Oscar Niemeyer.

  • C.

    Di Cavalcanti.

  • D.

    Flávio Rocha.

  • E.

    Hélio Oiticica.

Anal ise os binômios autor /obra e assinale o incorreto.

  • A.

    Gonçalves Dias / Primeiros Contos.

  • B.

    Ariano Suassuna / Auto da Compadecida

  • C.

    Guimarães Rosa / Sagarana.

  • D.

    Graciliano Ramos / Vidas Secas.

  • E.

    Vinícius de Moraes / Inspiração do Claustro.

Considerando os trechos abaixo, que constituem um texto, assinale a opção gramaticalmente correta. A

  • A.

    Nas declarações de direitos, resultantes das revoluções americana e francesa, o sentido universal, está presente.

  • B.

    Os direitos do homem e do cidadão, proclamados nessa fase histórica, quer na América, quer na Europa, tinham, entretanto, um conteúdo bastante individualista, que consagrava a chamada democracia burguesa.

  • C.

    Apenas na Segunda etapa da Revolução Francesa, sob a ação de Robespierre e da força do pensamento de Rousseau, proclamam-se direitos sociais do homem: direitos relativos ao trabalho e à meios de existência, direito de proteção contra a indigência, direito à instrução.

  • D.

    Entretanto, a realização desses direitos cabia a sociedade e não ao Estado. Salvaguarda-se, assim, a idéia, então vigente, de que o Estado devia abster-se em face a tais problemas.

Os itens abaixo pertencem:

- Produzir textos com coerência e coesão, usando conhecimentos sobre as regularidades ortográficas, pontuação e segmentação em palavras e frases.

- Saber utilizar o dicionário para superar as dúvidas relacionadas às irregularidades ortográficas e demais questões gramaticais quando realizar revisão de textos.

  • A.

    Ao Ciclo I e II, respectivamente.

  • B.

    Aos Ciclos II e I respectivamente.

  • C.

    Ambos ao Ciclo I.

  • D.

    Ambos ao Ciclo II.

 

Considerando o TEXTO I, observe as afirmações e analise o que se propõe.

I. "Tal convicção faz caminhar para uma outra, mais ampla, que um antigo pensador romano assim formulou: nada do que humano é alheio." (Linhas 5 a 7) A forma sublinhada pode ser considerada um adjunto adverbial, uma vez que indica uma circunstância, modificando o verbo.

II. "Uma leitura proveitosa leva à convicção de que as palavras podem constituir um movimento profundamente revelador do próximo, do mundo, de nós mesmos"." (Linhas 4 e 5) O segmento sublinhado é o sujeito da oração principal, já que o período é composto por subordinação.

III. Se o tal livro for fraquinho, o desprezar pode significar um precipitado mas decisivo adeus à literatura; se for estimulante, outros virão sem o peso da obrigação. (Linhas 1 e 2) O termo grifado não é um substantivo, e, sim, verbo.

IV. (...) nada do que humano é alheio (linhas 6 e 7). A palavra grifada não é um substantivo, uma vez que qualifica o ser humano. Sua função sintática, no texto, é um predicativo.

Assinale a alternativa que contempla a(s) afirmativa(s) correta(s).

  • A. I e IV, apenas.
  • B. II, III e IV, apenas
  • C. I, III e IV, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. III, apenas.

Em relação à Variação Lingüística, é incorreto afirmar que

  • A.

    são variações que uma língua, de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada.

  • B.

    todas as variedades lingüísticas são corretas, desde que cumpram com eficiência o papel fundamental de uma língua – o de permitir a interação verbal com as pessoas.

  • C.

    variedade padrão ou língua padrão é a variedade maior prestígio social.

  • D.

    variedade não padrão são todas as variedades lingüísticas diferentes da língua padrão.

  • E.

    todas as variedades lingüísticas não são adequadas ao contexto social e cultural.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...