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Analise as frases abaixo e assinale a alternativa em que a classificação da partícula se esteja correta:
I- Voltarei cedo se você desejar.
II- A modelo deixou-se admirar.
III- Precisa-se de técnicos qualificados.
IV- Vendem-se imóveis de alto padrão.
Em II, a partícula SE é pronome apassivador.
Em II, a partícula SE é pronome reflexivo.
Em IV, a partícula SE é índice de indeterminação do sujeito.
Em I, a partícula SE está indicando uma causa.
Em III, a partícula SE é pronome apassivador.
A alternativa em que a construção com o pronome SE é diferente das demais é:
"desfez-se o regime de segregação racial";
"solidificou-se a visão de que (....) o homem tinha direito a uma vida digna";
"justificava-se abertamente o direito do marido de bater na mulher";
"Lutou-se pela idéia de que todos os homens merecem a liberdade";
"respeitar-se o sinal vermelho".
Língua Portuguesa - Emprego do SE - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Para responder às questões de números 37 a 40, leia a charge.
Para chegar à sua consideração final, o pensador elabora seus pensamentos valendo-se de uma série de orações, iniciadas pela conjunção SE, indicativa deEm relação ao texto acima, assinale a opção que apresenta função do "se" incorreta.
1 – é pronome integrante do verbo.
2 – o verbo é pronominal.
3 – conjunção comparativa = como se.
4 – partícula apassivadora.
5 – índice de indeterminação do sujeito.
Língua Portuguesa - Emprego do SE - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
O trecho a seguir é a introdução de um texto de Jô Soares. Leia-o para responder às questões de números 20 a 24.
Para responder às questões de números 20 e 21, observe:
A verdade é que não se escreve mais como antigamente...
A palavra se deve ser analisada comoEm relação ao texto, julgue os itens a seguir.
Os vocábulos "se" (l.15) e "Se" (l.17) têm a mesma função condicional.Língua Portuguesa - Emprego dos PORQUÊS - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando a grafia e o sentido de "porque" e "por que", julgue os próximos itens.
Na linha 21, em "E por quê?", a preposição "por" antecede um substantivo tônico, com o sentido de motivo, o que justifica a presença do acento.
Língua Portuguesa - Emprego dos PORQUÊS - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Observe as alternativas abaixo que fazem referência ao Texto 2.
1. A palavra "por quê", no segundo balão, tem esta grafia por se localizar no final da pergunta.
2. A grafia seria "por que" (sem acento) se estivesse no começo da pergunta. Assim: Por que você não veio?
3. Adota-se a grafia "porquê" quando a palavra está substantivada, como em: Não entendi o porquê da sua atitude.
4. Se o vocábulo for antecedido do artigo "um", não terá acento, como podemos comprovar em: Existe um "porque" para justificar tal comportamento.
Estão corretas apenas
Observe abaixo a tira da Mafalda.
Sobre ela , assinale a alternativa cuja afirmativa não apresenta incorreção.
Na 2a. fala, o termo "por que" se classifica como uma palavra variável que exprime idéia de conformidade.
Na 3a fala, seria correto também escrever "por que", uma vez que se refere a um termo antecedente.
Se o termo "por que" da 2a fala fosse colocado ao final da pergunta, seria correto escrevê-lo assim: porquê.
Na 2a fala, a grafia do termo "por que" está correta, por se tratar de uma frase interrogativa.
Em ambas as falas, os termos "por que" e "porque" se classificam como conjunção coordenativa que exprime idéia de causa
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas:
I. Deve haver um ___________ para a sua atitude.
II. Paulo não foi contratado ___________ não fala alemão?
por que - por que
por quê - por que
porque - porque
porquê - porque
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