Questões de Língua Portuguesa do ano 2006

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Assinale o trecho que constitui uma síntese adequada ao texto.

A tradição dominante em nossa historiografia conduziu os melhores espíritos a uma espécie de "história oficial" singularmente desprendida de intenções interpretativas e, em particular, muito sujeita a converter os atos declarados e as aspirações ideais conscientes dos agentes históricos em realidade histórica última, tão irredutível quão verdadeira em si mesma. A reação a esse padrão deficiente e deformado de descrição histórica é recente e ainda não conseguiu criar uma perspectiva de interpretação histórica livre de etnocentrismos, criticamente objetiva e aberta a certas categorias analíticas fundamentais. Por isso, aí reina uma confusão conceitual e metodológica prejudicial a qualquer tentativa de investigação macrossociológica.

(Florestan Fernandes, A revolução burguesa no Brasil, in Intérpretes do Brasil, vol. 3, Rio de Janeiro: Nova Aguilar, p. 1.509)

  • A.

    Os melhores espíritos, sem intenções interpretativas, convertem as aspirações ideais em realidade histórica irredutível. A reação à descrição histórica não conseguiu livrar-se do etnocentrismos nem do prejuízo a qualquer investigação macrossociológica.

  • B.

    A tradição em nossa historiografia preferiu adotar a "história oficial" como realidade histórica. A reação a essa descrição equivocada é recente e ainda não conseguiu criar uma perspectiva mais objetiva, livre de etnocentrismos e teoricamente aberta. Por isso, predomina aí confusão conceitual e metodológica que prejudica a investigação macrossociológica.

  • C.

    A historiografia tradicional conduziu as descrições históricas a uma verdade irredutível. Esse padrão deficiente e deformado é recente e ainda não mudou a perspectiva das categorias analíticas. Assim, a confusão conceitual e metodológica tenta uma investigação macrossociológica.

  • D.

    A tradição historiográfica desprendeu-se de intenções interpretativas e converteu os agentes históricos em verdade irredutível. A reação é recente e ainda não se livrou do etnocentrismo e criou uma perspectiva mais aberta. O predomínio da conceituação na metodologia atrapalha a investigação macrossociológica.

  • E.

    Há uma "história oficial" desprendida de intenções interpretativas, sujeita a converter os agentes históricos em realidade histórica última. A reação é recente, mais objetiva, aberta a certas categorias analíticas. Essas conceituações metodológicas predominam e tentam uma investigação macrossocilógica.

Assinale a opção gramaticalmente correta.

  • A.

    Entre 2003 e 2004, a população ocupada aumentou 3,3%, percentual que é o dobro da taxa observada entre 2002 e 2003 (1,4%). Houve crescimento significativo dos empregados com carteira assinada (6,6%) e no percentual de ocupação na população feminina.

  • B.

    A taxa de analfabetismo para pessoas de 10 anos ou mais caiu de 12,3% para 10,4% entre 1999 e 2004 e o nível de escolarização de crianças e adolescentes aumentaram.

  • C.

    O nível de ocupação, na faixa de idade de 5 a 17 anos diminuiu, mostrando tendência de erradicação do trabalho infantil no País.

  • D.

    O rendimento médio mensal real do trabalho das pessoas com 10 anos ou mais de idade permaneceu no mesmo patamar de 2003 (R$ 733,00), estancando a trajetória decendente iniciada em 1997.

  • E.

    De 2003 para 2004, as condições de habitação melhoraram segundo todos os indicadores de serviços de utilidade pública analisado. Houve crescimento do número de domicílios atendidos por esgoto sanitário (3,5%), abastecimento de água (3,4%), coleta de lixo (2,7%) e eletricidade (2,9%).

    (Trechos adaptados do site http://www.planejamento.gov. br/arquivos_down/sof/051125_Nota_PNAD2004.pdf)

Os trechos abaixo constituem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os nos parênteses e assinale a opção correta.

( ) Seu existencialismo, assentado no postulado filosófico de que "a existência precede a essência", naturalmente era de compreensão restrita.

( ) Sartre foi do existencialismo ao maoísmo e arrastou, com ele, as mentes mais agudas e os corações mais sensíveis.

( ) Pôs-se assim, ele, o grande libertário, a serviço de um dos grandes tiranos do século XX.

( ) Entretanto, o filósofo entregou-se ao maoísmo na última etapa da vida. Coerente, sempre, em viver cada opção doutrinária, foi vender na rua jornal afinado com o novo credo.

( ) Mas, pela rama, dava para entender que, se a vida era absurda, melhor era curti-la, e assim todo mundo queria ser existencialista.

(Roberto Pompeu Toledo, Revista Veja, 6/04/2005, p. 142)

  • A.

    5º, 1º, 2º, 3º, 4º

  • B.

    4º, 3º, 5º, 1º, 2º

  • C.

    1º, 5º, 3º, 2º, 4º

  • D.

    3º, 4º, 2º, 5º, 1º

  • E.

    2º, 1º, 5º, 4º, 3º

Assinale a opção que preenche as lacunas do texto de forma gramaticalmente correta e coerente.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Leia o texto abaixo para, em seguida, responder às questões 17 e 18.

Assinale o termo sublinhado do texto que apresenta ambivalência, ou seja, para conferir coerência ao texto, tanto pode receber a interpretação de substantivação do verbo quanto a interpretação de substantivo concreto.

  • A.

    "ser"(L.1)

  • B.

    "pensar"(L.4)

  • C.

    "ser"(L.7)

  • D.

    "cuidar"(L.10)

  • E.

    "cuidar" (L.15)

Leia o texto abaixo para, em seguida, responder às questões 17 e 18.

Assinale a proposta de paráfrase para fragmentos do texto que respeita a correção gramatical e a coerência da argumentação.

  • A.

    Primeiro período sintático:

    Por não ser um sujeito isolado, não se pode definir o ser humano em relação a ele mesmo. Daí decorre que, mesmo antes de pensar e de falar, ele vive em relação com as coisas, com os outros e com o mundo.

  • B.

    Segundo período sintático:

    O ser humano manifesta-se instantaneamente no ser; o que significa que esta presença observável é também um vívido fato.

  • C.

    Terceiro período sintático:

    O equilíbrio se dá entre poder cuidar de si mesmo, de um lado, e poder cuidar dos demais, de outro, e tal responsabilidade, às vezes, inclui tanto o eu quanto o outro.

  • D.

    Quarto período sintático:

    Na construção-criação de sua história - por meio dessa construção coletiva - o ato extrapola o processo no cuidado de fazer e criar história.

  • E.

    Quinto período sintático:

    O cuidado como possibilidade de dar continuidade na espécie, e também de gozar a vida com qualidade, usufruindo da liberdade agrega o ato de cuidar de si e do outro.

Leia o seguinte texto para responder às questões 19 e 20.

Considere tanto a correção gramatical quanto a coerência textual para julgar como falsas (F) ou verdadeiras (V) as seguintes possibilidades de continuidade para o texto:

( ) Apesar das nossas diferenças e divergências, todos os compatriotas de boa vontade somos irmãos no sonho e no trabalho de construir uma nação à altura dos nossos melhores sentimentos.

( ) Por isso, a fragilidade da condição humana revela que a história da humanidade é sempre a história das pessoas inseridas na comunidade política: na hegemonia de nações economicamente mais consolidadas.

( ) Se, por um lado, egoísmo e instinto natural buscam ao rompimento das relações de coesão nacional e reforçar o individualismo, por outro nossos valores éticos consolidados almejam construir uma nação democrática e justa.

( ) Quando se evidenciou a incapacidade do sistema de globalização planejar em uma perspectiva mais ampla e elevada dos vínculos humanos e os conflitos sociais buscou-se um outro sucedâneo para o Estado.

A seqüência obtida é

  • A.

    V - F - F - F

  • B.

    V - F - V - F

  • C.

    V - V - F - F

  • D.

    F - F - V - F

  • E.

    F - V - V - F

Com base nesse texto, julgue os próximos itens.

A expressão "vetusto idioma" (L.4) tem o mesmo significado de rebuscada língua.

  • C. Certo
  • E. Errado

As questões de números 14 a 20 baseiam-se na história em quadrinhos de Hagar.

No contexto, o feminino de cavalheiro é

  • A. mulher.
  • B. amazona.
  • C. senhora.
  • D. matrona.
  • E. garota.

Responda as questões de 01 a 15.

Estão todos os países informados que o Brasil aceita qualquer desaforo e que, além de não responder, promete ajuda ao país que o ofende. (L.53-55)

Os casos grifados acima da ocorrência da palavra QUE classificam-se, respectivamente, como:

  • A.

    conjunção integrante - pronome relativo - conjunção integrante.

  • B.

    pronome relativo - conjunção integrante - conjunção integrante.

  • C.

    pronome relativo - pronome relativo - conjunção integrante.

  • D. conjunção subordinativa final - conjunção subordinativa final - pronome relativo.
  • E. conjunção integrante - conjunção integrante - pronome relativo.
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