Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A palavra que presente na fala do funcionário no texto II classifica-se como:
conjunção coordenativa explicativa.
conjunção integrante.
conjunção subordinativa consecutiva.
preposição.
pronome relativo.
O que tem a função de pronome relativo, EXCETO em:
"[...] – a diferença é apenas o tipo de jovem que elas atendem".
"Li, recentemente, alguns guias de lazer e de turismo que indicam lugares aonde as pessoas podem ir [...]"
"Hoje parece que temos de nos transformar em um deles para nos relacionarmos, não é verdade?"
"Assim, podemos identificar locais freqüentados por jovens com até 25 anos ou por adultos que alcançam os 35 [...]"
Texto para resolver as questões de 1 a 7.
"Na escada há o degrau que estala" (linha 30). Sobre o elemento destacado, assinale a alternativa correta.
Pronome relativo e substitui "escada".
Pronome relativo e substitui "o degrau".
Conjunção integrante.
Conjunção adverbial.
Conjunção coordenada.
Com base na estruturação lingüística e gramatical do texto VI, julgue os itens que se seguem.
A expressão "é que" (L.12) aparece com o mesmo sentido na seguinte frase: Eu é que pago.
A alternativa em que o vocábulo QUE apresenta classe diferente da que apresenta nos demais segmentos do texto é:
"Bush ameaçou vetar projetos que fossem aprovados pelo Congresso";
"para derrubar um projeto que...tinha amplo apoio popular";
"a destruição dos embriões, o que seria eticamente inaceitável";
"A argumentação de Bush...é que a investigação científica implica destruição";
"O projeto, que há tempos seria impensável".
A conseqüência disso seria destruir a figuração popular de um sistema compacto, que aprendemos a reconhecer na infância e que nos conecta à vastidão do cosmo. (L.13-16)
As duas ocorrências da palavra QUE no trecho acima exercem, respectivamente, a função sintática de:
objeto direto e sujeito.
sujeito e objeto direto.
sujeito e sujeito.
objeto direto e objeto direto.
objeto indireto e objeto direto.
INSTRUÇÃO: PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 11 A 19, TOME COMO BASE O TEXTO ABAIXO.
Analise os trechos abaixo.
I. ...com que foram concebidas.(linha 05).
II. ...revela que muito distantes estamos daquele homem pré-histórico.(linhas 09, 10 e 11).
III. ...que deixou a marca de sua passagem pelas cavernas.(linhas 11 e 12).
Em qual(is) delas a palavra sublinhada não retoma um antecedente?
Sobre a palavra destacada na oração "... mas que vem perdendo prestígio ...", é correto afirmar que sua participação é de natureza:
expletiva.
adjetiva.
substantiva
adverbial.
"A família Schürmann ficou conhecida... viagens que fez..." (l. 1-2)
"Percebemos que diariamente vivíamos a realidade –" (l. 6)
"Para que tudo desse certo nessas condições," (l. 16- 17)
"... não há nada melhor do que promover treinamentos...." (l. 32)
"...uma tripulação unida, em que cada um cumpre bem..." (l. 45-46)
Com relação à compreensão e interpretação do texto acima, bem como a aspectos morfossintáticos, julgue os seguintes itens.
No trecho "considerando justo o que reforça seus privilégios" (L.18), o segmento sublinhado corresponde a o modelo que.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...