Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
"o presidente George W. Bush ameaçou vetar projetos que fossem aprovados pelo Congresso americano, mas até agora ele nunca tinha cumprido a ameaça"; nesse segmento do texto ocorre a substituição de um termo por um cognato. A alternativa em que a substituição NÃO ocorre com o mesmo tipo de cognato é:
O presidente criticou o Congresso, mas as críticas não surtiram efeito;
O ministro viajou para Paris e espera resolver o problema com a viagem;
A acusada diz arrepender-se, mas o arrependimento não comoveu o júri;
A candidata divorciou-se do Governo e espera que esse divórcio a auxilie na campanha;
A seleção trocou de patrocinador, mas a troca não ajudou seu futebol.
O único par de palavras formado por processos diferentes está indicado na alternativa
Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto abaixo.
Procuro esquecer-me do modo de lembrar que me ensinaram.
Para evitar a ambigüidade de sentido da frase acima, sua redação deveria ser: Procuro esquecer-me
Um dos recursos estilísticos recorrentes no texto que vêm a enfatizar opinião do autor sobre o governo de JK é:
a exclamação.
a negação.
a dúvida.
a interrogação.
a afirmação.
Responda as questões de 01 a 15.
O recurso estilístico de se repetir a mesma palavra no início de cada parágrafo se chama:
LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 07.
A respeito dos elementos lingüísticos e estilísticos que compõem o texto, avalie os itens a seguir:
1- Em: "Ficar de frente para o mar, de costas pro Brasil" há uma relação, nesse contexto, de antonímia entre as palavras destacadas.
2- No verso: "Aqui vive um povo que é mar e que é rio" há uma construção metafórica.
3- Em: "... chegou em Minas, já bateu bem lá no sul." a palavra em destaque atribui um valor conotativo de intensidade à expressão "lá no sul"
4- No verso: "A boa nova foi ouvida em Belém, Manaus,..." a palavra em destaque é polissêmica.
5- O termo grifado em: "... que vai fazer desse lugar um bom país." tem, no nível do texto, o valor semântico correspondente a "lá do interior".
O correto está apenas em:
1, 2, 3 e 5.
1, 2 e 3.
1 e 4 .
1, 2, 3 e 4.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
"um jogador branco do Palmeiras"; a elipse do termo "time" faz com que se juntem palavras de gêneros e números diferentes; o mesmo ocorre em:
o celular;
o microondas;
o caixa;
o despertador;
o Vasco da Gama.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (ACADEPOL - MG) - 2006
Leia com atenção o texto a seguir. As questões de 01 a 05 estão nele baseadas
Com um revólver nas mãos, jovens miram a frustração e acertam em inocentes. O recurso semântico empregado no lide da reportagem é:
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (ACADEPOL - MG) - 2006
Leia com atenção o texto a seguir. As questões de 06 a 10 estão nele baseadas.
Indique a classificação ADEQUADA do recurso semântico de construção textual empregado na expressão A identidade é um reflexo de um jogo de espelhos.
É uma hipérbole para demonstrar a importância das imagens refletidas.
Representa uma metonímia da identidade (o todo pela parte).
Trata-se de uma metáfora da absorção de modelos sociais.
Estão transcritos abaixo trechos do artigo ''O Brasil tem futuro?'', de Jaime Pinsky. Assinale a opção que apresenta a paráfrase do segmento sublinhado que atende a estes dois requisitos: 1) mantém o sentido original e 2) constrói-se em linguagem escorreita.
A pergunta cabe: nosso país tem futuro? Podemos, de fato, acreditar num Brasil diferente e melhor do que temos? Ou estamos condenados a servir de lastro para as naves do progresso que insistem em não se fixar por aqui? Ou estamos fadados a ser o peso morto que se alija das embarcações que para cá insistem em arribar, trazendo o progresso para nossos portos?
Trata-se de pensar se o Brasil tem chances de chegar entre os mais bem colocados no campeonato mundial de desenvolvimento, justiça social, infra-estrutura, saúde e educação de qualidade para todos, estradas decentes, cidades organizadas, respeito ao cidadão e respeito do cidadão pelo coletivo. É o caso de se cogitar se nosso país disporá das oportunidades para estar entre os países campeões de desenvolvimento, ...
Os brasileiros, quem somos, afinal? Uma turma de explorados pelo capital internacional, um povo sem vocação para o capitalismo moderno, um bando de incompetentes hipócritas, uma cambada de salafrários hipócritas, um grupo irreversível de desunidos? Cabe perguntar sobre a identidade que no final iremos assumir.
Nossa inconseqüência e baixo sentido de cidadania fazem com que sejamos radicais no discurso a respeito de temas sobre os quais temos pouca possibilidade de interferir, mas não passemos de comodistas com relação a situações cotidianas sobre as quais temos condições (além de direito e dever) de modificar. ... quando tratemos de assuntos cuja possibilidade de interferência a temos pouca, ...
Mudanças ocorrem não por acaso, mas como fruto de vontade forte. Uma lembrança histórica: a escravidão se manteve no Brasil até quase o final do século 19 não apenas por que assim o desejavam meia dúzia de grandes latifundiários, mas por que estava largamente espalhada pelo país. ... devido não apenas à vontade de um pequeno grupo de proprietários de terras, mas também porque se alastrara por todos lugares. (Correio Braziliense, 8/1/2006, p. 17)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...