Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
"A América Latina, tão viciada em ditadores, viu surgir na década de 80..."; nesse segmento do texto aparece um exemplo de linguagem figurada denominada:
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com base no que preceituam os manuais de redação oficial e as gramáticas normativas, julgue os itens a seguir, relativos a trechos destacados da carta enviada por Francisco Adolfo de Varnhagen a D. Pedro II.
Há elipse da forma verbal sou no período "E por que não, Senhor?!" (L.35).
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com base no que preceituam os manuais de redação oficial e as gramáticas normativas, julgue os itens a seguir, relativos a trechos destacados da carta enviada por Francisco Adolfo de Varnhagen a D. Pedro II.
No período entre as linhas 39 e 44, o remetente da carta vale-se de eufemismo para mencionar que o julgamento desfavorável de algumas pessoas deve estar influenciando as escolhas de nomes para as listas de despachos.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Para responder às questões de números 24 a 39, leia o texto.
Para responder às questões de números 29 e 30, considere a frase
Para cada Suzane na cadeia, há milhares de Valérios. É correto afirmar que, na frase, a linguagem empregada é
figurada, para amenizar a idéia do desequilíbrio social.
objetiva, para desmistificar o tabu de que há diferenças entre ricos e pobres.
figurada, para enfatizar, pelo exagero, as diferenças entre ricos e pobres.
objetiva, para mostrar, de forma precisa, as desigualdades sociais.
figurada, para ironizar a retração dos índices de desigualdade social.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Leia a seguir o fragmento do Texto A
Observe as palavras destacadas acima, depois assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a sinonímia e a antonímia a elas correspondente.
serenidade – exaltação; aspereza – maciez; sangue-frio – intranqüilidade.
flexibilidade – estabilidade; aspersão – contenção; possibilidade –impossíbilidade.
rusticidade – incapacidade; limpidez – sensatez; inflexão – elisão.
agitação – concentração; insipidez – fluidez; impermanência – ímpeto.
impertinência – consistência; contentamento – letargia; leviandade – ponderação.
Tanto o texto de Câmara Jr. como o de Drummond tratam da palavra e de seus sentidos. O texto do primeiro aborda o fato semântico conhecido como sinonímia. Entretanto, no seguinte trecho: "O sentido de uma palavra não é essencialmente uno, nitidamente delimitado e rigorosa mente privativo dela, à maneira de um símbolo matemático.", o fato semântico focalizado é outro. Esse outro fato semântico é a ........................... , e que está presente na seguinte seqüência de versos de Drummond...........................................................................................................................................
Completa corretamente a lacuna a alternativa:
Ambigüidade
Não faças versos sobre acontecimentos.
Não há criação nem morte perante a poesia.
Polissemia
Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra
Homonímia
Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.
Tem paciência, se obscuros. Calma, se te provocam.
Antonímia
E te pergunta, sem interesse pela resposta,
Pobre ou terrível que lhes deres:
Trouxeste a chave?
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Leia os textos a seguir para responder às questões de 01 a 12.
Com referência ao Texto II, pode-se afirmar que, no verso
9, o conectivo "e" liga orações coordenadas entre si.
12, "como o verão e o salário." constitui uma oração com forma verbal elíptica.
18, o termo "cotidianas" exerce função predicativa.
21, as expressões "do trabalho" e "do amor" exercem diferentes funções sintáticas.
22, o termo "os jornais" mantém relação sintática com "falam", completando-lhe o sentido.
Leio o texto com atenção e responda às perguntas que seguem.
Ocorre a elipse de um termo oracional no seguinte período:
"A explicação é maniqueísta na medida em que divide o mundo em bons e maus."
"É presunçosa quando coloca seu defensor do lado dos bons."
"Do total de entrevistados, 57% não conseguiram mencionar nem um direito sequer."
"É sintomático também que, na pesquisa, a consciência de direitos variava na proporção direta da escolaridade."
"O êxito do outro argumento não foi surpresa."
As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Identifica-se emprego de linguagem figurada na frase:
... Rachel Carson alertou pela primeira vez para os perigos do uso indiscriminado de pesticidas...
... sacudiu a consciência das pessoas em escala mundial...
... como o que baniu a produção de substâncias químicas responsáveis pela destruição da camada de ozônio.
... que ninguém mais pode se considerar a salvo de ser diretamente atingido por suas conseqüências.
... de que a crise ambiental é real e seus efeitos, imediatos.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Com referência ao Texto II, pode-se afirmar que, no verso
9, o conectivo "e" liga orações coordenadas entre si.
12, "como o verão e o salário." constitui uma oração com forma verbal elíptica.
18, o termo "cotidianas" exerce função predicativa.
21, as expressões "do trabalho" e "do amor" exercem diferentes funções sintáticas.
22, o termo "os jornais" mantém relação sintática com "falam", completando-lhe o sentido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...