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Atenção: As questões de números 1 a 20 referem-se ao texto apresentado abaixo.
Para se evitar repetição de palavras, expressões ou frases, pode-se recorrer a uma elipse: embora não se represente de novo na frase, o elemento oculto estará subentendido.
Considerando-se o contexto, há a elipse de
na vida em (...) a acumulação primitiva nos oferece a liberdade de mudar e subir na vida, ou seja, de cultivar visões, sonhos e devaneios de aventura e sucesso.
sonho infinito em trata-se de alimentar um sonho infinito de perfectibilidade e, portanto, uma insatisfação radical.
o que importa em (...) o que importa não é lhe vender mais uma roupa, uma cortina, uma lipoaspiração; é alimentar nele sonhos de elegância perfeita, casa perfeita, e corpo perfeito.
pudéssemos em provavelmente seria uma catástrofe se pudéssemos, de repente, acalmar a nossa insatisfação.
o sentimento em pois esses sonhos perpetuam o sentimento de nossa inadequação e garantem, assim, que ele seja parte inalterável, definidora, da personalidade contemporânea.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Qual dos trechos abaixo não permite dupla interpretação?
Foi observado o acidente da ponte.
Deixou a sala vazia.
O juiz declarou ter julgado erradamente o réu.
A professora deixou a turma entusiasmada.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
À luz das noções que cercam o discurso parlamentar e tomando como referência o segmento de discurso do texto V, julgue os itens seguintes.
Alguns recursos textuais, tais como repetição, prolixidade, emprego de chavões, analogias improcedentes, raciocínios sofismáticos, que seriam considerados vícios de linguagem em outros gêneros, no retórico não o são.
CONHECIMENTOS GERAIS
Atenção: As questões de números 1 a 20 referem-se ao texto que segue.
Na redação do primeiro parágrafo do texto, a ambigüidade na construção do segmento é uma veemente declaração do comitê que concede o prêmio em favor da liberdade de expressão permite entender que
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Sobre SINONÍMIA e ANTONÍMIA, analise as proposições abaixo.
I. "O homem sempre se definiu de acordo com o seu trabalho..." - o termo sublinhado pode ser substituído pelo sinônimo "subestimou".
II. "...todos os estudos feitos nos anos 1990 sobre valores masculinos e femininos continuam a mostrar ..." - neste caso, o termo sublinhado pode ser substituído por seu sinônimo, "persistem".
III. "Entender essa diferença é se livrar da pressão..." - neste caso, o verbo "prender-se" expressa idéia contrária à do verbo sublinhado.
IV. "Tudo isso reflete as diferenças nas prioridades..." - o verbo sublinhado poderia ser substituído por "anula", sem causar prejuízo de sentido.
Estão corretas as proposições
I e II apenas
II e III apenas
III e IV apenas.
I, III e IV apenas.
II, III e IV apenas.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O poema A morte do leiteiro, de Carlos Drummond de Andrade (Antologia poética. Rio de Janeiro: Record, 1987, p. 134-7), foi dividido em vários trechos, nos quais se baseiam os itens de 1 a 25 desta prova.
Quanto às idéias do trecho acima e à sua estrutura lingüística, julgue os itens a seguir.
No verso "leite bom para gente ruim" (v.10), fica claro o contraste estabelecido entre "leite" e "gente".
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 10, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.
Leia a charge de Frank para responder às questões de 01 a 05Em: "um fino, um grosso" temos exemplo de:
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
A expressão "lindamente impunes" exemplifica um tipo de linguagem figurada denominada:
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
TEXTO 01 para as questões de 01 a 10.
Ao se utilizar dos termos sublinhados nos períodos abaixo:
" ... quebraram-se padrões..."
" ...estamos mergulhados no olho do furacão..."
"Talvez tenhamos esquecido no baú do tempo..."
a autora faz uso de
uma figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra com sentido que não lhe é comum, denominada metáfora.
um recurso que expressa uma idéia contrária
uma figura de linguagem que denota o exagero na mensagem fornecida
palavras utilizadas, para amenizar a mensagem e não chocar o receptor
termos que denotam uma relação de interpendência entre si.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (FAPEC) - 2006
Numa pizzaria, ao lado da porta de entrada, um cartaz avisava: Um rapaz entra, lê o cartaz, senta-se a uma mesa e pede ao garçom: - Por favor, um suco de abacaxi. O garçom esclarece: - Se você não for comer alguma coisa, não poderei servir-lhe o suco. Você leu o aviso? - Li. - responde o rapaz. - Ele é óbvio e, por isso, inútil. - Desculpe - argumenta o garçom - mas você não leu corretamente o cartaz. - Li, sim. - diz o rapaz. - Vocês é que não o escreveram corretamente.
A respeito dessa situação, é incorreto afirmar que
o rapaz interpretou corretamente a informação do aviso, para considerá-lo óbvio à primeira leitura.
com alterações necessárias, inclusive acrescentando outras palavras, a frase do cartaz ficaria menos confusa se estivesse da seguinte forma: "Não servimos só bebidas desacompanhadas de pizza".
a norma adotada pela pizzaria estaria clara e informativa, se fosse escrita, por exemplo: "Só bebidas, não servimos".
na frase do cartaz, está implícito o seguinte contexto: "...como também outras coisas".
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