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Leia o texto a seguir, para responder às questões de 07 a 10.
Assinale a opção em que NÃO há correspondência, no texto, entre a palavra do texto e o respectivo termo sinônimo.
As questões de números 1 a 8 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Ninguém recebe só boas notícias o dia todo.
Não há como fugir do sentimento de tristeza.
Entender as causas do sentimento de tristeza é importante.
As frases acima articulam-se em um único período, com lógica, clareza e correção, em:
Por que ninguém recebe só boas notícias o dia todo, não se foge do sentimento de tristeza, conquanto é importante entender as causas dos seus sentimentos.
Não tendo como fugir do sentimento de tristeza, ninguém recebe só boas notícias o dia todo e mesmo que entender as causas desse é importante.
Se ninguém recebe só boas notícias o dia todo, temos que entender as causas do sentimento de tristeza, sendo importante, onde não há como fugir desse sentimento.
É importante entender as causas do sentimento de tristeza, pois não há como fugir dele, já que ninguém recebe só boas notícias o dia todo.
Ninguém recebe só boas notícias o dia todo, se não há como fugir do sentimento de tristeza, visto que entender as causas dele são importantes.
As questões de números 8 a 16 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
... nem se acredita em nada, salvo no primeiro boato ...
O vocábulo grifado está corretamente substituído, com o mesmo sentido, por
porém.
acaso.
conquanto.
enquanto.
exceto.
As questões de números 8 a 16 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Considere o que diz o Dicionário Aurélio a respeito do vocábulo província:
Ao reconhecer-se provinciano, o autor aproxima-se do sentido apontado no número
1.
2.
3.
4.
5.
Texto para as questões 1 e 2
Em relação ao texto, assinale a opção correta.
A substituição de "Tentam-se" (L.3) por São tentados prejudica a correção gramatical do período.
Se os travessões das linhas 7 e 8 forem substituídos por vírgulas, o período fica incorreto.
As palavras "planta" (L.8) e "lavra" (L.9) constituem um jogo metafórico de idéias.
O emprego do subjuntivo em "quando houvesse" (L.10-11) justifica-se por compor uma afirmativa sobre uma ação já decorrida.
Leia o texto a seguir, para responder às questões 16, 17 e 18.
Considerando a parte I do texto, associe as palavras nela empregadas com os respectivos significados.
I - "recheado" (linha 1)
II - "pipocam" (linha 4)
III - "enxurrada" (linha 6)
IV - "ilesos" (linha 8)
( ) aparecem de repente
( ) salvos
( ) repleto
( ) abundância
A seqüência correta é
I, II, III e IV.
II, III, I e IV.
II, IV, I e III.
III, I, II e IV.
III, I, II e IV.
Assinale a opção cujo comentário sobre a idéia contida no terceiro parágrafo é IMPROCEDENTE.
"perder-se" (l. 20), em relação a "vista" (l. 21) e a "mar" (l. 21), equivale, semanticamente, a desaparecer e embrenhar-se, respectivamente.
"ritmos tonitruantes" (l. 22) em relação a "vento" (l. 21), equivale, semanticamente, a fortes em movimento e som.
"mesma água e mesma espuma" (l. 23-24), em relação a "ondas" (l. 22), equivale, semanticamente, a despoluídas.
"encharcados de tempestades" (l. 24) refere-se, semanticamente, ao mar, assolado pelo mau tempo.
"encontrar" (l. 24) faz referência semântica a "pescadores" (l. 26) no retorno à casa.
"O medo acaba com a gente..." (l. 2-3)
"não teríamos nenhuma reação..." (l. 6)
"...sem motivação de competir," (l. 30-31)
"não teríamos nada disso." (l. 47)
"Sairíamos direto na faca." (l. 47)
poder de decisão.
capacidade de aceitação.
capacidade de persuasão.
dubiedade de concepção.
fragilidade de sentimento.
Semanticamente, a expressão "...vôos ágeis e velozes." (l. 8) equivale a vôos:
leves e céleres.
ímpios e tenazes.
eficientes e probos.
fugazes e impetuosos.
esparsos e desmedidos.
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