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A alternativa em que a palavra MAIS tem valor distinto do das demais frases é:
"o segundo homem mais rico do mundo";
"o segundo homem mais rico do mundo";
"mais pessoas doam a projetos sociais";
"o coração dos brasileiros seria bem mais generoso"
"o cérebro dos governantes fosse mais ventilado".
"restrições legais quase intransponíveis dificultam a doação individual de dinheiro"; a forma de reescrever-se essa mesma frase que ALTERA o seu sentido é:
dificultam a doação individual de dinheiro restrições legais quase intransponíveis;
quase intransponíveis restrições legais dificultam a individual doação de dinheiro;
a doação individual de dinheiro é dificultada por restrições legais quase intransponíveis;
dificultam a doação individual de dinheiro quase intransponíveis restrições legais;
restrições legais dificultam de forma intransponível a doação individual de dinheiro.
Língua Portuguesa - Semântica - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Leia o texto a seguir para responder às questões de 14 a 20.
A alternativa em que a substituição do elemento de coesão textual em negrito preserva o significado inicial do fragmento é a
"Mas alguma coisa o impeliu." (linha 14) - Logo alguma coisa o impeliu.
"Portanto era um sucesso na cadeia de alimentação." (linha 19) - Por conseguinte era um sucesso na cadeia de alimentação.
"Como o Tik." (linha 25) - Conforme o Tik.
"E a sua inconformidade também deu origem à humanidade" (linha 25) - Mas a sua inconformidade também deu origem à humanidade.
"se o Tik não tivesse dado aquele primeiro passo" (linha 27) -—embora o Tik não tivesse dado aquele primeiro passo.
Língua Portuguesa - Semântica - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Leia o texto a seguir para responder às questões de 14 a 20.
No texto, o termo"por isso", em "por isso, pôde sair do mar" (linhas 9 e 10) tem valor causal.
"inconsciente", em "Um plano inconsciente." (linha 14) mantém relação semântica com "misteriosa", em "Uma vontade misteriosa" (linha 14).
"o", em "Seja o que for, a evolução não o explica." (linha 17), nas duas ocorrências, tem o mesmo referente.
"namorou", em "sua linhagem namorou os frutos da terra" (linha 22), está empregado em seu sentido literal.
"fome", em "E era tanta a sua fome de novidades" (linha 23), foi usado, em todo o texto, com a mesma acepção.
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Leia os textos a seguir para responder às questões de 01 a 12.
No poema (Texto II), o termo
"este" (verso 7) pressupõe uma referência feita anteriormente.
"todas elas" (verso 17) expressa uma idéia de parcialidade.
Língua Portuguesa - Semântica - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Leia os textos a seguir para responder às questões de 01 a 12.
Identifique os itens verdadeiros.
A primeira estrofe do poema (Texto II) é marcada pela presença de
I. elementos antitéticos.
II. imagens sensoriais.
III. idéias hiperbólicas.
IV. termos de valor metafórico.
V. ambigüidade de signos lingüísticos.
A alternativa em que todos os itens verdadeiros estão corretamente indicados é a
Leia os fragmentos abaixo e responda.
"Ainda que mereças, eu te amo".
'Ainda que mal lhe pergunte, você me ama"
Em relação ao valor semântico da expressão ainda que, é incorreto afirmar que
no primeiro enunciado, a expressão ainda que é uma típica conjunção concessiva, apesar de indicar algo contrário
no segundo enunciado, a expressão ainda que mal expressa uma conotação de polidez, pois constitui uma maneira educada de introduzir uma pergunta talvez inconveniente ou fora de hora.
a expressão ainda que é conjunção subordinada adverbial.
no segundo enunciado, a expressão ainda que expressa uma conotação de polidez, introduzindo uma pergunta inconveniente.
no primeiro enunciado, a expressão ainda que não é uma conjunção concessiva, apesar de indicar algo contrário.
Leia o enunciado abaixo e responda.
Em uma reunião de professores, o coordenador afirma: "- Neste bimestre, se todos concordarem, adotaremos algumas medidas pedagógicas. Os alunos que têm dificuldade em leitura e compreensão de textos terão aulas-extras aos sábados."
(Texto produzido em encontro com professores)
Analisando-se o período "Os alunos que têm dificuldade em leitura e compreensão de textos terão aulas-extras aos sábados" em relação ao valor semântico da oração subordinada, é incorreto afirmar que
a intenção do coordenador é informar que somente receberá aulas-extras uma parte dos alunos, isto é, somente aqueles que têm dificuldade em leitura e compreensão.
o período é composto por subordinação, e a oração classifica-se como adjetiva explicativa.
a intenção do coordenador é mostrar que todos os alunos têm dificuldade em leitura e compreensão de textos, pois a oração é subordinada adjetiva explicativa.
a intenção do coordenador é informar que somente receberá aulas-extras uma parte dos alunos, isto é, somente aqueles que têm dificuldade de leitura e compreensão, pois a oração não é adjetiva.
o período não é composto por subordinação, e a oração é intercalada.
Segundo Alceu Amoroso Lima, "a palavra é o elemento material intrínseco do homem de letras para realizar sua natureza e alcançar seu objetivo artístico". Afirma Ezra Pound: "a literatura é a linguagem carregada de significado até o máximo grau possível". É exatamente sobre a palavra e sua carga significativa que se faz a reflexão de Drummond em Procura da Poesia. Ao relacionar e refletir sobre essas três afirmativas, e retomando o poema, o professor, pode, acertadamente, levar seu aluno a deduzir que:
1- o poeta nos ensina que se faz literatura apenas falando sobre acontecimentos ou resgatando subjetivamente a infância ou idealizando. Literatura se faz só com idéias e sentimentos: "O que pensas e sentes, isso ainda não é poesia".
2- "Ainda não é poesia", mas pode vir a ser. Para isso, é preciso penetrar "surdamente no reino das palavras", "lá estão os poemas que esperam ser escritos". Ainda não são poemas, porque "estão paralisados", "sós e mudos, em estado de dicionário".
3- as palavras em "estado de dicionário", ou seja, fora de contexto, têm apenas o sentido denotativo, frio e impessoal. Se contemplarmos as palavras atentamente, de perto, perceberemos que cada uma tem mil faces secretas (conotação) sob a face neutra (denotação).
A afirmativa correta está em:
1, 2 e 3.
2 e 3, apenas.
3, apenas.
1, apenas.
Num texto literário que tematiza justamente a palavra, compete ao professor levar o aluno/ leitor a compreender o significado exato das palavras e das imagens empregadas pelo poeta, bem como o que é fazer literatura. Com base no enunciado, e na leitura do poema de Drummond, avalie as afirmativas a seguir:
1- O trabalho de pesquisa para compreender o significado exato de uma palavra empregada pelo poeta, e que deve ser feito sempre que se lê um texto, é o mesmo que buscar a etimologia de uma palavra.
2- O texto literário é uma especial seleção e combinação de palavras. O significado exato de imagens usadas pelo poeta depende também da compreensão de uma palavra usada em sentido conotativo ou de uma figura de palavra. Em: ... teu poder de palavra // E seu poder de silêncio... há uma antítese.
3- O poeta nos ensina, por meio do seu poema, que não se faz literatura apenas falando sobre acontecimentos ou resgatando subjetivamente a infância ou idealizando. A poesia pode (e deve) falar de qualquer coisa, mas o que a sustenta, o que a perpetua é o trabalho com a linguagem.
4- O uso de um glossário do poema permitiria que os alunos entendessem que em "... esse excelente, completo e confortável corpo, tão infenso à efusão lírica ...", infenso, nesse contexto, significa "adverso, contrário"; efusão lírica significa "demonstração clara e sincera dos sentimentos íntimos"; o verso opõe corpo e sentimento.
Seria a semântica auxiliando o ensino de literatura.
1, apenas.
2 e 3, apenas.
1, 2 e 4. apenas.
1, 2, 3 e 4.
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