Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Semântica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Mas acontece que na vida real esta última construção só ocorre na escrita; já que a maioria dos gramáticos e alguns professores insistam que é assim que é o português correto, ninguém, mas ninguém mesmo, fala desse jeito.
Mas acontece que na vida real esta última construção só ocorre na escrita; visto que a maioria dos gramáticos e alguns professores insistam que é assim que é o português correto, ninguém, mas ninguém mesmo, fala desse jeito
Mas acontece que na vida real esta última construção só ocorre na escrita; além do que a maioria dos gramáticos e alguns professores insistam que é assim que é o português correto, ninguém, mas ninguém mesmo, fala desse jeito.
Mas acontece que na vida real esta última construção só ocorre na escrita; contanto que a maioria dos gramáticos e alguns professores insistam que é assim que é o português correto, ninguém, mas ninguém mesmo, fala desse jeito.
Mas acontece que na vida real esta última construção só ocorre na escrita; conquanto a maioria dos gramáticos e alguns professores insistam que é assim que é o português correto, ninguém, mas ninguém mesmo, fala desse jeito
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
"Para entendermos o que havia de tão revolucionário nessas idéias é preciso recuar à Grécia Antiga." Dentre as modificações impostas a essa frase do texto, a que lhe altera o valor semântico original é:
Por entendermos o que havia de tão revolucionário nessas idéias é preciso recuar à Grécia Antiga.
A fim de entendermos o que havia de tão revolucionário nessas idéias é preciso recuar à Grécia Antiga.
No intuito de entendermos o que havia de tão revolucionário nessas idéias é preciso recuar à Grécia Antiga.
Com o fito de entendermos o que havia de tão revolucionário nessas idéias é preciso recuar à Grécia Antiga.
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
"Uma vez descoberto o elétron, os físicos do começo do século 20 tinham de imaginar como ele se inseria no átomo."
Nesse segmento do texto, a expressão uma vez denota o seguinte valor semântico:
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
"As "bolinhas" deixaram o cenário de vez."
Nessa frase do texto, a locução de vez equivale semanticamente ao seguinte advérbio:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O termo "alteridade" é hoje um conceito primordial. Esse termo é formado de "alter" (do latim, "outro") mais o sufixo "(i)dade", que significa "qualidade", "característica". Em termos práticos, a alteridade hoje deve ser entendida como a qualidade de:
valorizar a cultura e a identidade do outro, independentemente de quem seja essa pessoa ou quão diferente sua cultura nos pareça.
apreciar a sociedade do outro, entendendo que ela contém elementos semelhantes à nossa sociedade e cultura, que serve de modelo para todas as que nos cercam.
admirar as diferentes culturas, entendendo que elas são frutos do modelo de colonização européia e que, assim, todos somos irmãos.
valorizar as sociedades de tradição não-européia, atribuindo a elas a manutenção de tradições que o colonialismo europeu destruiu em nossa moderna cultura.
Analisando o emprego das palavras "relação, pobres, discriminação, contradição e traduzir", em relação ao valor semântico, assinale a alternativa que preserva o sentido com que foi empregada no texto.
Na mais sumária relação das virtudes humanas, não deixará de constar a sinceridade.
Sobretudo os pobres, sentem o peso do que seja banimento ou discriminação
É por vezes difícil a discriminação entre tolerância e menosprezo.
Enfrentar a contradição é sempre um grande passo para o nosso crescimento.
Se traduzir é difícil, mais difícil é o diálogo entre pessoas que se mascaram na mesma língua.
Analisando o enunciado "Se o tal livro for fraquinho, o desprezar pode significar um precipitado mas decisivo adeus à literatura; se for estimulante, outros virão sem o peso da obrigação", pode-se afirmar que a expressão "se for estimulante" em relação ao seu valor semântico mantém o mesmo sentido de
desde que seja estimulante
No final do TEXTO I, a expressão "nada do que humano é alheio" apresenta o mesmo sentido da seguinte construção:
A expressão " pelo susto " revela circunstância de:
condição
conseqüência
tempo
causa
As questões de números 16 a 20 referem-se ao texto que segue.
A alternativa em que se traduz INCORRETAMENTE o sentido de uma expressão do primeiro parágrafo do texto, considerando o contexto, é:
dois elementos primaciais = dois componentes fundamentais
era uma simples metáfora = não era mais do que uma expressão figurada
quebra autorizada (...) da compostura = violação aceita da boa conduta
um resquício de brincadeira infantil = um arremedo bisonho e pueril
no que respeita à disciplina = quanto ao aspecto disciplina
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...