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Assinale a opção em que está ERRADA a norma para a forma de apresentação de documentos padrão ofício
Deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto.
É obrigatório constar, a partir da segunda página, o número da página.
Para símbolos não existentes na fonte Times New Roman, poder-se-á utilizar a fonte Symbol
Os ofícios e memorandos poderão ser impressos em ambas as faces do papel
O início de cada parágrafo do texto deve ter 3,0 cm de distância da margem esquerda.
Em relação ao texto do memorando acima, analise os itens a seguir.
I - O texto do memorando apresenta linguagem com grau de formalidade adequado.
II - O tratamento dado ao destinatário está correto porque especifica o cargo da pessoa.
III - O fecho do memorando e o pronome de tratamento (Vossa Senhoria) são adequados à correspondência entre pessoas do mesmo nível hierárquico.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Em correspondência os fechos de cortesia correspondem ao último parágrafo da carta. Abaixo constam alguns fechos de cortesia, sendo que apenas um deles é considerado antiquado. Assinale a alternativa que demonstra um fecho de cortesia antiquado.
Sendo o que se apresenta para o momento.
Apreciaremos sua pronta resposta.
Cordialmente
Saudações atenciosas.
Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Assinale a frase correta em relação à norma culta da língua portuguesa:
Eu vi ela não fazem nem meia hora.
Se você quiser, vou te ensinar como estudar.
Tu se lembra bem quando saiu de casa?
Toda vez que ela perguntava por minha irmã, mandavam-na cuidar de si.
Cada uma das opções abaixo contém o fecho para um requerimento. Assinale a opção que apresenta o fecho adequado, segundo as normas atuais da correspondência administrativa oficial.
Sendo o que nos traz no momento, agradecemos a remessa dos produtos antiinflamáveis e apresentamos nossas cordiais saudações. Atenciosamente.
Nada mais havendo a tratar, lavrou-se este documento reivindicatório que será assinado por mim, secretário, e pelo presidente.
Em função de todos os aspectos anteriormente expostos, recomendamos que sejam adquiridos os extintores necessários.
Nesses termos, pede-se e aguarda-se deferimento.
Considerando os princípios de tipologia textual e de redação
oficial, julgue os itens subseqüentes, relativos ao texto.
Em um ofício circular que encaminhasse um convite à participação de instituições públicas civis do estado de São Paulo no congresso citado, o último período do texto (L.13-15) deveria constar do fechamento.
Assinale a alternativa que contenha estrutura que, numa comunicação oficial, deva ser evitada, por não constituir exemplo de boa redação.
Na medida em que o projeto foi vetado, não havia por que continuar as discussões.
Haja vista o interesse da população, o projeto deve ser votado com urgência.
Em relação ao memorando, analise as afirmativas a seguir:
I. Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.
II. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação.
III. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos.
Assinale:
Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, no padrão ofício, os documentos:
não precisam conter numeração de página.
têm 2cm de distância da margem esquerda no início de cada parágrafo.
não podem ser impressos em ambas as faces do papel.
devem ser apresentados com fonte Times New Roman, corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações e 10 nas notas de rodapé.
devem ser impressos em papel de tamanho ofício.
Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, que regula a redação oficial no país, é correto afirmar que, no padrão ofício:
é de bom-tom usar expressões como "tenho a honra de" e "cumpre-me informar que".
no campo destinatário, deve constar somente o cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação.
usa-se "respeitosamente" como fecho para comunicações para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República.
o local e a data em que foi assinado o documento podem vir abreviados e alinhados à esquerda.
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