Questões de Língua Portuguesa do ano 2006

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Nos próximos itens, são apresentados trechos de correspondências oficiais. Julgue-os no que se refere à correção gramatical e à adequação da linguagem.

Tenho a satisfação de me dirigir a Vossa Senhoria para solicitar-lhe a gentileza de autorizar seja posto à disposição desta Secretaria dois computadores, necessários para a execução das tarefas administrativas de recebimento e acompanhamento de processos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos próximos itens, são apresentados trechos de correspondências oficiais. Julgue-os no que se refere à correção gramatical e à adequação da linguagem.

Encaminho, para apreciação de V.Ex.a, o projeto anexo, que, visando ao fortalecimento da organização social, política e econômica das famílias que sobrevivem da agricultura familiar e do agroextrativismo, pode contribuir para a redução das desigualdades sociais e econômicas nas áreas dos babaçuais, no estado do Tocantins.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no que preceituam os manuais de redação oficial e as gramáticas normativas, julgue os itens a seguir, relativos a trechos destacados da carta enviada por Francisco Adolfo de Varnhagen a D. Pedro II.

Tanto o conteúdo quanto a forma da carta são semelhantes aos de uma exposição de motivos, bastando a inserção de numeração nos parágrafos e a alteração do fecho da carta, para que o texto atendesse à formalidade adequada a uma comunicação oficial do tipo exposição de motivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção que apresenta os tipos de documentos que podem ser descritos, respectivamente, como:

- atestado ou ato pelo qual se dá testemunho de um fato;

- documento que indica fato que deve ser divulgado pela imprensa para conhecimento das pessoas interessadas;

- relatório escrito do que se disse ou se fez em uma reunião ou assembléia.

  • A. Certidão – Edital – Ata.
  • B. Boletim – Memorando – Requisição.
  • C. Comunicação – Estatuto – Ofício.
  • D. Formulário – Aviso – Atestado.
  • E. Procuração – Circular – Declaração.

O aviso, o ofício e o memorando devem conter as partes corretamente especificadas nas opções a seguir, EXCETO em uma. Indique-a.

  • A. Tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede.
  • B. Local e data em que foi assinado, com alinhamento à direita.
  • C. Assunto, com o resumo do teor do documento.
  • D. Destinatário, com especificação somente do cargo.
  • E. Texto com parágrafos numerados, ou organizados em itens ou títulos e subtítulos.

Avalie se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F).

A seqüência correta é:

  • A. V – V – V
  • B. V – V – F
  • C. V – F – F
  • D. F – V – F
  • E. F – F – V

Para responder às questões de números 14 e 15, considere o fragmento, transcrito abaixo, como parte de um convite enviado a uma Autoridade.

Se o convite estiver sendo enviado ao Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, as lacunas estarão corretamente preenchidas por

  • A.

    a V. Exa. - sua - Sua Excelência

  • B.

    a V. Exa. - vossa - Sua Excelência

  • C.

    a V. Exa. - sua - Vossa Excelência

  • D.

    a vós - sua - Sua Senhoria

  • E.

    a vós - vossa - Vossa Senhoria

O Auxiliar Judiciário foi encarregado de separar e distribuir a correspondência do Tribunal. Assinale a alternativa que identifica corretamente os tipos de correspondência que circulam pelo Tribunal.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Com base nos seus conhecimentos sobre redação de expedientes, pode- se afirmar que:

  • A. Para autoridades superiores, a exemplo do Presidente da República, utiliza-se a palavra "atenciosamente" como fecho.
  • B. Para autoridades de hierarquia inferior, utiliza-se como fecho a palavra "dignamente".
  • C. O fecho das comunicações oficiais possui como finalidade arrematar o texto.
  • D. Para autoridades de mesma hierarquia, utiliza-se como fecho a palavra "respeitosamente".

Julgue os itens subseqüentes, a respeito das estruturas lingüísticas desse trecho.

Por estar no corpo do documento, e não no endereçamento, o pronome de tratamento “Vossa Senhoria” (l.2) deveria ser escrito com letras minúsculas: vossa senhoria.

  • C. Certo
  • E. Errado
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