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Julgue os itens subseqüentes, a respeito das estruturas lingüísticas desse trecho.
A expressão ser de nossa opinião (l.2-3) desrespeita as normas de impessoalidade do documento; por isso, deve ser retirada.
Julgue os itens subseqüentes, a respeito das estruturas lingüísticas desse trecho.
A expressão ser de nossa opinião (l.2-3) desrespeita as normas de impessoalidade do documento; por isso, deve ser retirada.
Julgue os itens subseqüentes, a respeito das estruturas lingüísticas desse trecho.
Para que as regras do padrão culto da língua portuguesa e as normas de redação oficial sejam respeitadas, a preposição sob (l.4) deve ser mudada para sobre.
Considerando as idéias do texto VI e as noções que cercam o discurso parlamentar, julgue os seguintes itens.
A referência a autores renomados, por conferir elegância à peça oratória, é requisito obrigatório do discurso parlamentar.
Pelo tema abordado, o texto pode integrar um documento oficial, como um relatório ou um parecer, por exemplo. Assinale a opção que representa uma alteração necessária para que o texto respeite, também na forma, as normas de redação de documentos oficiais.
Reescrever a primeira oração de maneira menos pessoal: Desde que existe o Fórum Econômico Mundial de Davos.
Retirar a idéia de avaliação sugerida pela comparação com "outros países em desenvolvimento" (L.9).
Substituir as duas ocorrências da expressão coloquial "dá lugar" (L.10) pelo verbo, mais formal, cede.
Julgue os itens seguintes, referentes a redação de correspondências oficiais. O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos chefes dos poderes da República é Ilustríssimo Senhor.
Julgue os itens seguintes, referentes a redação de correspondências oficiais. O memorando é a comunicação feita apenas entre unidades administrativas de mesmo órgão que estejam hierarquicamente no mesmo nível.
As alternativas a seguir apresentam princípios aplicáveis às comunicações oficiais, à exceção de uma. Assinale-a.
Assinale a alternativa incorreta, segundo o Manual de Redação da Presidência da República.
Em caso de recebimento de fax e se necessário seu arquivamento, deve-se fazê-lo com o próprio fax.
Por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos e tecnologicamente superada, deve restringir-se o uso do telegrama apenas àquelas situações em que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência justifique sua utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão.
Para os arquivos anexados à mensagem de correio eletrônico, deve ser utilizado, preferencialmente, o formato Rich Text. A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo.
O campo assunto do formulário de correio eletrônico mensagem deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente.
Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceita como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.
A respeito das orientações do Manual de Redação da Presidência da República quanto à redação oficial, analise as afirmativas a seguir:
I. Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas.II. O aviso é expedido por Ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia.
III. O ofício é expedido para e por outras autoridades que não Ministros de Estado.
Assinale:
se nenhuma afirmativa estiver correta.
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
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