Questões de Língua Portuguesa do ano 2007

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção incorreta acerca das estruturas lingüísticas do texto.

  • A.

    Nas linhas 2 e 3, a voz passiva, na forma como está empregada, é um recurso lingüístico que permite que se oculte quem é que aponta o voto distrital e a lista fechada como panacéias contra os males do Congresso.

  • B.

    Outra forma gramaticalmente correta de pontuar o segundo período do texto é substituir a vírgula por ponto-e-vírgula, suprimindo-se a conjunção e.

  • C.

    O termo "primeiro" (L.4) refere-se a "fisiologismo""(L.2), e o termo "segundo" (L.5) refere-se a "corrupção" (L.2).

  • D.

    Se a expressão uma espécie de fosse introduzida logo após a palavra "como" (L.5) e o artigo "um" (L.6) fosse suprimido, as aspas na palavra "filtro" seriam dispensáveis.

  • E.

    Em "fiscalizá-lo" (L.16-17), o pronome "lo" se refere ao termo "candidato" (L.16).

Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto seguinte.

 

 

Todas as formas verbais estão corretamente flexionadas no contexto da seguinte frase:

  • A.

    Se não nos entretermos com as ficções de nossas telas, dizem algumas pessoas, com que se preencherá nosso tempo ocioso?

  • B.

    Quando finalmente convirmos em que os sonhos são estimulantes e necessários, a eles recorreremos para combater nosso excessivo pragmatismo.

  • C.

    Já que aos adolescentes de ontem aprouve cultivar tantos sonhos, por que os de hoje terão abdicado do direito a todos os devaneios?

  • D.

    Se as ficções não nos provissem de tantas imagens e informações, teríamos mais tempo para criar nossas próprias fantasias.

  • E.

    As sucessivas gerações já muito se contradizeram, por força da diversidade de seus sonhos, ao passo que a de hoje parece ter renunciado a todos eles.

As questões de números 1 a 20 referem-se ao texto que segue.

O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do singular para preencher corretamente a lacuna da frase:

  • A. Será preciso ler Libertinagem para que se ...... (reconhecer), na poesia de Bandeira, suas formas "libertinas".
  • B. A literatura muito freqüentemente explora esse tipo de conflito que ...... (costumar) interiorizar as pessoas de todas as épocas.
  • C. A razão de muitas tensões que nos assaltam ...... (estar) nas oscilações provocadas pelos sucessivos mascaramentos.
  • D. Se cada norma de conduta a que nos ...... (submeter) fosse avaliada como inteiramente justa, seríamos menos tensos.
  • E. ...... (acabar) por equilibrar-se num fio de navalha os que oscilam entre as verdades e as máscaras.

O verbo indicado entre parênteses deverá adotar obrigatoriamente uma forma do plural para preencher de modo adequado a lacuna da frase:

  • A. ...... (persistir), a par de tão distintas particularidades dos grupos étnicos, a singularidade dos traços humanos comuns a todas as criaturas.
  • B. Não ...... (caber) apenas aos documentaristas assumir todos os compromissos com a complexidade do real.
  • C. Acima de todas as diferenças culturais, ......-se (impor), nas ficções como na vida, um fundo universal de humanidade.
  • D. Ler romances e assistir a filmes são atividades prazerosas a que se ...... (dever) entregar todo aquele que cultive seu processo de formação.
  • E. ......-se (ler) com a mesma deferência, na família do autor, um romance policial e uma novela de Dostoiévski.

Estão inteiramente corretas a forma e a flexão dos verbos na frase:

  • A. A boa ficção não institue fantasias gratuitas; ela aprende o real por meio da mais fecunda imaginação.
  • B. Embora muitos diverjam, não há por que não admitir que um romance policial reuna vários atributos estéticos.
  • C. Embora não sejam propriamente ficções, os bons documentários propisciam a abertura de novos horizontes do real.
  • D. Se achamos que a vida dos afegãos não tem nada haver com a nossa, o autor lembra que a história de Amir conflue para a de muita gente.
  • E. Muitos autores entremeiam realidade e imaginação em suas narrativas para proverem a ficção dos mais estimulantes atrativos.

Está correta a articulação entre os tempos e modos verbais na frase:

  • A. Embora a leitura nos faça conhecer a particularidade do Afeganistão, o que tornaria o romance irresistível será a história singular de Amir, o protagonista.
  • B. Mesmo que a leitura nos fazia conhecer a particularidade do Afeganistão, o que torna o romance irresistível teria sido a história singular de Amir, o protagonista.
  • C. Tanto mais a leitura nos fazia conhecer a particularidade do Afeganistão, tanto mais a história singular de Amir, o protagonista, tornou o romance irresistível.
  • D. Se a leitura nos fazia conhecer a particularidade do Afeganistão, o que tornava o romance irresistível era a história singular de Amir, o protagonista.
  • E. A leitura nos faria conhecer a particularidade do Afeganistão, mas fora a história singular de Amir, o protagonista, que tornasse o romance irresistível.

Transpondo-se para a voz passiva a frase transmiti o respeito de meus pais pelas ficções, a forma verbal resultante será

  • A.

    fora transmitido.

  • B.

    transmitiram-se.

  • C.

    foi transmitido.

  • D.

    terá sido transmitido.

  • E.

    transmitiram-me.

As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.

Está inteiramente adequada a correlação entre os tempos e os modos verbais na seguinte frase:

  • a.

    Nossa educação teria muito a ganhar caso sejam levados em conta os fundamentos que o autor preconizara em seu texto.

  • b.

    Nossa educação terá muito a ganhar caso fossem levados em conta os fundamentos que o autor preconiza em seu texto.

  • c.

    Fossem levados em conta os fundamentos que o autor preconiza em seu texto, nossa educação teria muito a ganhar.

  • d.

    Se forem levados em conta os fundamentos que o autor preconizou em seu texto, nossa educação teria tido muito a ganhar.

  • e.

    Quando forem levados em contas os fundamentos que o autor preconizara em seu texto, nossa educação tinha muito a ganhar.

As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.

NÃO admite transposição para a voz passiva a seguinte construção:

  • a.

    A orientação do nosso ensino deveria contemplar nossa fecundidade indisciplinada.

  • b.

    Uma revolução na orientação do ensino brasileiro depende de uma combinação de múltiplas iniciativas.

  • c.

    A leitura responsável de um texto sempre considerará a possibilidade de seus múltiplos sentidos.

  • d.

    A maioria dos professores considera tão somente uma solução única para cada problema.

  • e.

    O método dialético estimula, acima de qualquer certeza dogmática, a valorização das contradições.

Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto abaixo.

O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do plural para preencher de modo correto a lacuna da frase:

  • A.

    ...... (estar) nos traços da cultura brasileira, que são também estratégias de sobrevivência, uma forte inspiração para um ensino que ensine.

  • B.

    São muitas as pessoas a quem ...... (poder) convencer uma proposta ampla, honesta e revolucionária para o nosso ensino.

  • C.

    O despertar para a dialética e para as relações contrastantes ...... (abrir) um caminho mais conseqüente para a reflexão e para a prática.

  • D.

    Para uma revolução no ensino, como a aqui preconizada, ...... (haver) de concorrer os segmentos mais vivos da sociedade brasileira.

  • E.

    Não ...... (dever) constar, entre as possibilidades de interpretação de um texto, qualquer tipo de resposta estereotipada.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...