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No texto, é correto substituir
"os previu" (L.2) por os prevera ou por os tinha previsto.
"depois que os atentados" (L.3) por depois dos atentados.
"considerado velharia" (L.7) por tido como obsoleto.
"se trata" (L.8) por se tratam ou trata.
Na construção de uma das opções abaixo foi empregada uma forma verbal que segue o mesmo tipo de uso do verbo haver em "Houve muitos esforços meritórios para superar esse impasse." (l. 20-21). Indique-a.
O antropólogo já havia observado a atitude dos grupos sociais.
Na época da publicação choveram elogios aos livros.
Faz muito tempo da publicação de livros como estes.
No futuro, todos hão de reconhecer o seu valor.
Não se fazem mais brasileiros como antigamente.
"...eu telefono depois"; se colocamos essa frase na forma de discurso indireto, iniciando-a por "ele disse que...", a forma adequada é:
"Medo de que a máquina nos telefone de volta e nos xingue..."; a forma verbal abaixo que, por não apresentar uma forma correta de presente de subjuntivo, NÃO poderia substituir as formas telefone ou xingue:
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando que os fragmentos incluídos nos itens seguintes, na ordem em que são apresentados, são partes sucessivas de um t e x to adaptado de Gilbe r to Te ixeira (Internet : spu.autoupdate.com), julgue-os quanto aos seus aspectos gramaticais.
Bons professores educam para uma profissão. Professores fascinantes educam para a vida. Educadores fascinantes não são infalíveis. Ao contrário, reconhecem erros e têm a humildade de sempre estarem prontos a aprender.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando que os fragmentos incluídos nos itens seguintes, na ordem em que são apresentados, são partes sucessivas de um t e x to adaptado de Gilbe r to Te ixeira (Internet : spu.autoupdate.com), julgue-os quanto aos seus aspectos gramaticais.
Bons professores cumprem o conteúdo programático; professores fascinantes também os fazem, mas seu objetivo é ensinar os alunos a serem pensadores e não repetidores de informações; bons professores se satisfazem quando julgam ter ensinado, e professores fascinantes só ficam satisfeitos se seus alunos aprendem a aprender.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando que os fragmentos incluídos nos itens seguintes, na ordem em que são apresentados, são partes sucessivas de um t e x to adaptado de Gilbe r to Te ixeira (Internet : spu.autoupdate.com), julgue-os quanto aos seus aspectos gramaticais.
Os professores fascinantes ajudam os alunos a transformar a informação em conhecimento e o conhecimento em experiência. Bons professores usam a memória como armazém de informações; professores fascinantes usam a memória como suporte da criatividade.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Mantendo-se a correção gramatical do texto, é correto substituir-se
onde os fatores externos pouco ou nada interferem no seu desempenho (l.19-21) por em que os fatores exteriores pouco ou nada influenciam o desempenho empresarial.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Mantendo-se a correção gramatical do texto, é correto substituir-se
Uma empresa até pode se parecer com uma máquina (l.14- 15) por Até uma empresa pode assemelhar-se à uma máquina.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
De acordo com as normas gramaticais, assinale a alternativa correta.
A palavra inútil (2ª estrofe) é acentuada por ser proparoxítona.
Acentua-se a palavra pés apenas pela regra das oxítonas.
Todo o texto está no tempo presente.
Na construção agora me veste e que me liga, a próclise está correta. Advérbio e pronome relativo atraem o pronome me.
A palavra inútil, sintaticamente, não se refere ao sujeito.
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