Questões de Língua Portuguesa do ano 2007

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerados os padrões definidos para comunicações oficiais, é correto afirmar:

  • A. O vocativo a ser empregado em texto dirigido a autoridade que não exerce a função de Chefe de Poder é Excelentíssimo Senhor, como em "Excelentíssimo Senhor Senador da República".
  • B. Em correspondência encaminhada ao Presidente do Congresso Nacional, como a qualquer outro Chefe de Poder, é indispensável o tratamento digníssimo, como expressão do apreço pelo atributo pessoal do destinatário.
  • C. São fechos adequados a todas as modalidades de comunicação oficial, independentemente da hierarquia envolvida, "Respeitosamente" e "Atenciosamente", mas adotado um, ou outro, na dependência do assunto tratado.
  • D. É desejável que o texto de um encaminhamento simples de documento observe a seguinte fórmula, com adequação aos dados específicos daquilo que se encaminha: "Honra-nos encaminhar anexa, em atendimento à solicitação feita, com a presteza habitual, pelo Sr. Chefe do Departamento de Administração, cópia do telegrama de 2 de março de 2005, do Presidente da Confederação Nacional de Atletas, a respeito de projeto de atendimento a jovens em situação de risco.
  • E.

    Estão em conformidade com o padrão de "Aviso" as seguintes partes de uma comunicação oficial:

O período redigido segundo os preceitos da norma culta da Língua Portuguesa e do bom estilo é:

  • A.

    Estudiosos revelam que, naquele típico momento histórico conturbado, os representantes dos que estavam no poder incumbia acalmar e passar para a massa a aparência de honradez e respeitabilidade de seus dirigentes.

  • B.

    Registrou-se no documentário a miséria e a imundície em que viviam os menos-favorecidos: a água potável era cheia de matérias fecais, os pátios das residências coletivas empestados onde nem a grama queria brotar, os cubículos onde dormiam de dez a doze pessoas e que a água estagnada inundava.

  • C.

    Nem todos se contiveram diante das ameaças: alguns, mesmo com discrição e falando em seu próprio nome, para não implicar os demais, propuseram nova negociação; outros, ainda que hesitantes, perguntaram se haveria futuras oportunidades de maiores esclarecimentos para os funcionários.

  • D.

    Comparando os dois estados, chegou-se à conclusão de que o número de habitantes urbanos para habitantes rurais era de 5 para 4, comprovando a situação comum, como aconteceu aliás, e o cotejo mostrou, também com essas duas outras cidades, Mirambaia ou Toriba.

  • E.

    Foi traçado no evento as linhas gerais do período em que nasceu, viveu e produziu o famoso arquiteto, assim como a sociedade e os costumes que o cercavam e que, sem dúvida, influenciaram-no significativa e expressivamente até as últimas criações.

O período redigido segundo os preceitos da norma culta da Língua Portuguesa e do bom estilo é:

  • A.

    Ao advogar em defesa das vítimas "rapazes de regiões a cujos programas de desenvolvimento se destinam poucas verbas", teceu painel da migração no país, panorama que acabou por garantir a elas o direito de serem atendidas em todas as suas necessidades.

  • B.

    Certos aspectos do discurso do ilustre parlamentar, renomado e respeitado, agradam mais a uns que outros, nada tendo haver com a habilidade de construção da peça oratória, forte e vigorosa, apresentada aos seis dias de dezembro de 2006.

  • C.

    Saiba Vossa Excelência que esse setor produtivo é bastante regulado, pois há muito acompanhamento desse segmento; vê-se que a maneira singular com que é tratado pelos órgãos reguladores lhe obstroem a aceleração, por isso recorremos a vossa intervenção.

  • D.

    Não pode-se negar: no projeto há realmente presente certas proposituras impossíveis de serem consideradas pertinentes, na atual conjuntura do quadro normativo, que recomenda que não se dêem privilégios a quem quer que seja.

  • E.

    A negociação "diga-se de passagem, ampla e transparentemente divulgada" produziu benefício mútuo com vantagens para os dois lados, que não preveram nenhuma possibilidade de querelas futuras, dado que não aditaram nenhuma cláusula ao contrato.

As questões de números 69 a 73 referem-se ao texto que segue. Os parágrafos transcritos foram extraídos de discurso de Pedro Simon, pronunciado no Senado Federal, no dia 6 de dezembro de 2006. Apesar das supressões, a seqüência foi respeitada.

Considerados o parágrafo 10 e o contexto, é correto afirmar:

  • A.

    A referência à assunção de João Goulart, José Sarney e Itamar Franco traz, implícitos, respectivamente, a renúncia de Jânio Quadros, a morte de Tancredo Neves e o impeachment de Fernando Collor.

  • B.

    A seqüência faz um programa, adota uma doutrina e forma uma equipe expressa logicamente os passos de um processo, não admitindo, pois, nenhuma alteração da disposição dos termos sem que o sentido original do texto fique comprometido.

  • C.

    A assertiva Uma coisa é ser Presidente, outra coisa é ser Vice-Presidente representa um ponto frágil da argumentação, pois manifesta uma obviedade que o desenvolvimento do texto poderia eliminar se enriquecesse o raciocínio com outras idéias, mas não o faz.

  • D.

    A referência ao modo como se dá a assunção de um vice-presidente contém o pressuposto de que decorre inevitavelmente de subversão da ordem institucional.

  • E.

    A expressão mesmo assim equivale a "supondo que não fosse dessa maneira".

As questões de números 69 a 73 referem-se ao texto que segue. Os parágrafos transcritos foram extraídos de discurso de Pedro Simon, pronunciado no Senado Federal, no dia 6 de dezembro de 2006. Apesar das supressões, a seqüência foi respeitada.

Considerados os parágrafos 7 e 9 e as prescrições da norma culta, é legítimo afirmar:

  • A.

    Em A primeira vez que a mídia se uniu contra um presidente foi contra Getúlio Vargas, em 1954, tendo à frente Carlos Lacerda, a repetição de contra constitui excesso; a supressão da segunda ocorrência confere correção e clareza ao enunciado.

  • B.

    Em tendo à frente Carlos Lacerda, o acento indicativo da crase está corretamente empregado, contrariamente ao que se verifica em "Reportou-se àquele deputado que acompanhava a investigação".

  • C.

    A frase Informa a revista que uma semana antes de ser derrubado ele tinha 85% de apoio está correta, mas o emprego de "de que", em vez de "que", mantendo a correção, conferiria maior formalidade ao enunciado.

  • D.

    É reescrita correta da frase Informa a revista que uma semana antes de ser derrubado ele tinha 85% de apoio a redação "Informa a revista que, na semana anterior a derrocada, 85% das pessoas lhe apoiavam".

  • E.

    A correlação entre os verbos da frase Mas quem lesse os jornais achava que aquele Governo, sufocado em escândalos, cairia no dia seguinte estaria adequada se ocorresse a presença concomitante de "lia" e "achava", ou de "lesse" e "acharia".

As questões de números 61 a 67 referem-se ao texto seguinte.

O conhecimento desta causa tem algo de libertador, pois coloca aquele que o possui acima das odiosas lutas dos partidos e do espinhoso problema da culpa e da inocência. Mas também tem algo de opressivo, pois faz aparecer como resultantes de um longo processo, condicionado por uma mais alta necessidade, acontecimentos que tinham sido considerados como atos livres da consciência moral.

 É correta a seguinte afirmação motivada pelo fragmento acima:

  • A. O autor, por ter adotado tratamento genérico da matéria no trecho – como o prova o emprego de tem algo de opressivo –, deveria ter evitado o uso de aquele que, pela especificidade que a forma expressa.
  • B. A seguinte variante da formulação original deve ser considerada também correta quanto ao modo de apresentar idéias similares: "acima das odiosas lutas dos partidos e, ainda, o espinhoso problema da culpa e da inocência".
  • C. O sentido manifesto no contexto pela expressão por uma mais alta necessidade seria mantido se fosse adotada a variante "por aquela que, dentre as necessidades, fosse a mais alta".
  • D. A supressão do termo destacado em acontecimentos que tinham sido considerados como atos livres da consciência moral mantém a correção da frase, considerada a norma culta.
  • E. Na substituição do verbo "ter" por "haver", em que tinham sido considerados, o respeito à norma culta exige que "haver" seja empregado no mesmo tempo e modo de "ter", mas no singular.

As questões de números 61 a 67 referem-se ao texto seguinte.

Acerca da argumentação desenvolvida no texto, e mais especificamente nas primeiras 16 linhas, é correto afirmar que

  • A. a exposição das causas do conflito, no início da obra de Tucídides, é tomada pelo autor como o grau máximo e absoluto da evidência considerada.
  • B. a causa da guerra, como tratada por Heródoto, e a "verdadeira causa" da guerra, referida como preocupação de Tucídides, são tidas como expressões sinônimas, que remetem a idêntica disposição de espírito dos historiadores.
  • C. o emprego do advérbio Naturalmente serve a uma constatação objetiva do fato considerado na frase, o que isenta a informação de qualquer traço de juízo de valor.
  • D. o segmento destacado em as particularidades haviam sido, desde o começo da grande conflagração, discutidas vezes sem conta pode ser substituído pelo advérbio "renitentemente", pois o contexto o autoriza.
  • E. o leitor tem dados suficientes para considerar a expressão no início de sua obra como equivalente a "no prefácio de sua obra".

Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.

O teor subjetivo, a seleção lexical e a estrutura do texto tornam-no inadequado para integrar correspondências oficiais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência às estruturas e às idéias do texto, bem como a aspectos associados aos temas nele tratados, julgue os próximos itens.

A expressão "Não foi por falta de aviso" (l.1) é adequada para iniciar um ofício.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do texto acima e de aspectos relacionados ao tema nele abordado, julgue os itens a seguir.

A correção gramatical, o nível de formalidade e as escolhas lexicais permitem afirmar-se que a linguagem do texto está apropriada para correspondências oficiais.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...