Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o texto acima, julgue os itens de 16 a 20.
Pelo emprego de expressões coloquiais, pela informalidade, pelas escolhas lexicais e sintáticas, a linguagem do texto é inadequada para documentos oficiais.
Assinale a opção em que o fragmento apresentado é adequado para encerrar um relatório administrativo.
Nada mais havendo a tratar, o procurador-chefe do Ministério Público no Pará agradeceu a presença do Sr. Secretário de Segurança Pública do estado e dos demais presentes e declarou encerrada a reunião.
Do exposto conclui-se que somente o inquérito policial poderá esclarecer o crime perpetrado com a violação da mala de correspondência da Seção "A".
Reitero a importância de sua participação no evento mencionado, que contará também com a presença do Sr. procurador-geral do estado do Pará.
Agradeço, por fim, a atenção de V. S.a à presente solicitação, que vai por mim e pelos demais interessados abaixo assinada.
Assinale a opção em que o fragmento de correspondência oficial atende aos princípios de clareza, objetividade e correção gramatical.
Ambas as empresas são do mesmo proprietário / esposa e irmão e foram postados juntos no dia 30/12/2004.
Outrossim, nos foi solicitado a transferência super urgente, tramite urgentíssima, dos domínios das duas empresas, só porque o CNPJ está "inapta" na Receita Federal.
O contrato da empresa X a federação confirma ter recebido dia 3/1/2005 as 16:00 (o boy da federação deve ter levado 3 dias...) e o outro contrato??????
As folhas do contrato social da empresa X e as do contrato da empresa Y somadas ao envelope perfazem o peso de 165 gramas, conforme informação dos Correios.
Assinale a opção em que a linguagem empregada no trecho apresentado é adequada à redação de correspondência oficial.
Para o estado do Pará é uma equalização, uma redistribuição estratégica do poder. Isso foi sempre uma coisa muito restrita a profissionais do Sul, Sudeste e Nordeste. É a primeira vez que o Norte tem um representante num órgão desta importância. É uma novidade geopolítica.
Que exportamos ferro-gusa com mão-de-obra escrava, isso já se sabe faz tempo. O Instituto Observatório Social publicou uma ótima matéria a respeito, em 2004, e a própria Repórter Brasil tem um estudo sobre isso. O ferro-gusa também não é o único subproduto da exploração escrava. Temos outras soft commodities, na mesma situação, compondo um cardápio indigesto, como soja, algodão, carne, café.
O Ministério Público Federal no Pará encaminhou em 23 de novembro pedido ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis para que fosse enviada, com urgência, equipe de fiscalização ao município de Prainha, no noroeste do estado, com o objetivo de evitar conflito, considerado iminente, entre ribeirinhos e madeireiros.
Não entendemos a pressa e muito menos o porquê de somente agora após 8 anos. Alguém está interessado no domínio? Estamos providenciando o pagamento das taxas de doação dos domínios, mas a federação das empresas bloqueou e-mail, homepage, lojas virtuais e todos os outros serviços das duas empresas, inclusive a geração da Carta de Transferência de Domínios.
Assinale a opção em que o trecho de correspondência oficial está gramaticalmente correto.
Em resposta ao seu ofício solicitando providências no envio do funcionário Fulano de Tal para prestar serviço em sua seção, informo-lhe de que já foi providenciado a referida transferência de setor.
Encaminho para apreciação de V. S.a em anexo o processo cujo trabalho escravo em fazendas da região amazônica, no aguardo de vossas providências urgentes.
Em atendimento à solicitação dessa Diretoria de Pessoal, por meio do memorando n.º 52, datado de 18 de dezembro de 2006, encaminho a relação anexa, com o nome dos funcionários contratados temporariamente.
A propósito de sua solicitação, através do requerimento n.º 12345, informo V. S.a que o assunto objeto de seu interesse está sendo estudado nesse Departamento e, assim que for resolvido, daremo-lhes uma resposta.
Texto para as questões 6 e 7
Com relação ao texto acima, assinale a opção correta a respeito de redação oficial.
As afirmativas dos dois primeiros períodos do texto, porque estão com todos verbos no presente do indicativo, poderiam ser usadas como argumentos em um requerimento.
O segmento "Vários fatores - como os apagões de energia, os protestos das ONGs ou mesmo a extinção anunciada de algumas espécies de peixes - estão levando algumas companhias a reconsiderar seu modelo de negócios" (L.5-8) pode constar do desenvolvimento de um relatório de auditoria realizada em empresa que interfere em questões ambientais.
O último período do texto cabe, sem alterações, no fechamento de um ofício ao Ministério do Meio Ambiente.
O trecho "Vê como é importante a preservação do nosso meio ambiente! Você não pode deixar de fazê-lo", da forma como se encontra redigido, poderia, de forma coesa e coerente, ser empregado como continuação do texto, bem como poderia fazer parte do corpo de um memorando.
Entre as opções a seguir, que formam em seu conjunto um texto, assinale a que se encontra gramatical e textualmente correta, segundo as exigências da língua escrita em documentos oficiais.
Proceder-se-á à análise de uma prestação de contas, em que foi apresentado umas cinco emendas por parte do Partido, acompanhadas de sucessivos pareceres, surgindo assim uma necessidade de sistematizar a mesma e a fiscalização financeira e contábil da Justiça Eleitoral sobre as atividades do Partido.
A legislação eleitoral exige o cumprimento de certas condições do Partido, no que se refere à suas atividades financeiras e contábeis, previstas em diversas resoluções do TSE.
Entretanto, a análise de uma prestação de contas de Partido em sua efetividade, parece um pouco confuso a efetuação desta, em função da quantidade, diversidade e até repetição de exigências legais.
Diante dessa situação, verifica-se a necessidade de uma sistematização das exigências, que vise atingir os objetivos principais da legislação eleitoral e da Justiça Eleitoral na análise da prestação de contas.
Em uma segunda "fase", supondo a detectação de alguma irregularidade no que se refere às condições determinadas pela legislação eleitoral, deve-se possibilitar o Partido de saneamento das faltas.
Considerando o texto acima, assinale a opção correta quanto à tipologia textual e aos princípios de redação de correspondência oficial.
O primeiro parágrafo está redigido na forma de um parecer técnico.
No segundo parágrafo, predomina a estrutura descritiva, com maioria de formas verbais no presente do indicativo, tal como se recomenda para textos legais.
O terceiro parágrafo, predominantemente narrativo, é adequado para um relatório.
O quarto parágrafo, que combina tempo verbal futuro e grande quantidade de informações quantitativas, poderia, tal como se apresenta, fazer parte de uma ata.
No texto, que é dissertativo, o autor argumenta em favor das prerrogativas conferidas aos eleitos após a posse dos diplomas, na forma compatível com a redação de uma portaria.
Assinale a opção em que a informação acerca de correspondência oficial, além de ser verdadeira, apresenta-se gramaticalmente correta.
A linguagem correta em termos de correspondência oficial formal ou mais informal é adequada: ao assunto tratado, a situação em que está sendo produzida, e a relação entre emissor e destinatário.
Umas das características de estilo da correspondência oficial é a polidez, que é o ajuste da expressão escrita as normas de boa-educação e de cortesia.
Vossa Excelência, Vossa Senhoria etc. é tratamento direto, usado indiferentemente para dirigir-se a pessoa com quem se fala ou a quem se dirige a correspondência.
Os pronomes de tratamento em que se emprega "Vosso" ou "Vossa", apesar da aparência de segunda pessoa do plural, equivalem a Você ou a Senhor e, por isso, levam a concordância verbal para a terceira pessoa do singular.
São modalidades de correspondência oficial utilizadas exclusivamente entre setores de uma mesma repartição: ata, circular, ofício, memorando, requerimento, portaria e parecer.
Eis algumas afirmações sobre a redação de atos e comunicações oficiais.
I - Não se devem repetir palavras, a não ser que elas sejam parecidas, mas de classes diferentes, como "atribui" e "atribuído".
II - Palavras e expressões locais ou regionais servem para conferir ao documento oficial um grau de envolvimento com os leitores.
III - O uso de palavras estrangeiras é permitido, desde que sejam indispensáveis e que venham sublinhadas ou marcadas com negrito, itálico ou aspas.
IV - Palavras e expressões ambíguas ou de duplo sentido dificultam o entendimento do texto e devem ser evitadas.
Estão totalmente corretas as afirmações:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...