Questões de Língua Portuguesa do ano 2008

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Com base no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

No texto, o segmento “dirimiu a noção de exterioridade” (l.7-8) tem o mesmo sentido de suprimiu a noção de estar fora.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com base no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Na linha 2, a forma verbal “há”, nas duas ocorrências, poderia ser corretamente substituída pela forma existe.

  • C. Certo
  • E. Errado

No texto, as palavras “diques” e “barragens” são usadas em sentido

  • A. metafórico no 2º parágrafo e literal no 3º.
  • B. metafórico no 2º e 3º parágrafos.
  • C. literal no 2º parágrafo e metafórico no 3º.
  • D. literal no 2º e 3º parágrafos.

Leia os períodos abaixo:

(1) “Se os tempos e as circunstâncias, porém, mudarem, ele cairá em ruína não alterando o seu comportamento.” (linhas 36-37)

(2) “Sendo a sorte (fortuna) inconstante e os homens obstinados em suas formas de agir, estes serão felizes pelo tempo em que com ela convergirem e desditosos quando dela divergirem.” (linhas 42-43)

As formas verbais de gerúndio em (1) e (2) estabelecem, respectivamente, relações de

  • A. causa e condição.
  • B. condição e causa.
  • C. concomitância e concessão.
  • D. concessão e concomitância.

No trecho, “ela [a fortuna] é sempre amiga dos jovens: estes são menos judiciosos, mais aguerridos e mais audazes ao comandá-la” (linhas 45-46), os dois pontos podem ser substituídos sem prejuízo de sentido por

  • A. ‘já que’.
  • B. ‘portanto’.
  • C. ‘contudo’.
  • D. ‘ainda que’.

No trecho “é raro encontrarmos um homem tão sensato que saiba acomodar-se a essa realidade”, as palavras em destaque indicam, respectivamente,

  • A. intensificação e causa.
  • B. intensificação e conseqüência.
  • C. comparação e conseqüência.
  • D. comparação e causa.

No trecho “de modo análogo intervém a fortuna, a qual manifesta seu poder onde não há forças organizadas que lhe resistam” (linhas 16-17), as palavras em destaque apresentam, respectivamente, referentes

  • A. anafórico e anafórico.
  • B. anafórico e catafórico.
  • C. catafórico e anafórico.
  • D. catafórico e catafórico.

Assinale a alternativa em que os termos destacados exercem a mesma função sintática:

  • A. “Creio igualmente que é feliz aquele que coaduna o seu modo de operar com as condições da sua época” (linhas 23-24); “Notamos também, de dois homens cautos, que um realiza o seu propósito e o outro não” (linhas 28-29).
  • B. “os homens, com a sua sabedoria, não poderiam retificá-las” (linhas 2-3); “a qual manifesta seu poder onde não há forças organizadas que lhe resistam” (linhas 16-17).
  • C. “dois que se conduzem diversamente logram o mesmo resultado” (linha 32); “A isso subordina-se igualmente o caráter cambiante do sucesso” (linha 34).
  • D. “não é nulo nosso livre arbítrio” (linha 8); “E eu a comparo a um destes rios torrentosos” (linha 10).

Assinale a alternativa em que a relação estabelecida pelo termo sublinhado está CORRETAMENTE indicada entre parênteses

  • A. ... ela considera precoce esse passeio mais longo sem a família, mas que está em dúvida porque muitas crianças da mesma idade já fazem isso. [linha 4] (indagação)
  • B. ... ou se quer mesmo é ensinar que os valores fazem parte de um ideal de vida e que, portanto, exigem fidelidade. [linha 44] (conclusão)
  • C. E talvez esse seja o nó da questão da educação contemporânea que os pais podem desatar ou, ao menos, afrouxar. [linha 31] (concessão)
  • D. Essa é a questão que os pais devem se fazer quando enfrentam situações que demandam decisões. [linha 46] (adversidade)

Assinale a alternativa em que a palavra sublinhada pode ser substituída pela expressão ou palavra entre parênteses, sem alterar o sentido da frase.

  • A. ... a maioria não enfrentava questões como as citadas e tampouco tinha de tomar diariamente decisões sobre o tipo de educação a praticar com os filhos ... [linha 17] (também não)
  • B. A educação era uma só, os rumos faziam parte de um grande consenso social e assim caminhavam os pais, sem grandes conflitos. [linha 18] (ditames)
  • C. Afinal, já que temos a oportunidade hoje de ter a riqueza da diversidade em educação, há que se aprender a conviver com ela, não? [linha 35] (unicidade)
  • D. Ela diz que a garota nunca fez isso antes e que ela considera precoce esse passeio mais longo sem a família... [linha 03] (consecutivo)
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