Questões de Língua Portuguesa do ano 2008

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A concordância verbal está ERRADA em

  • A. Nos últimos 50 anos, ocorreram fatos que aumentaram o nosso índice de felicidade.
  • B. Há 50 anos que os índices de felicidade vêm aumentando gradativamente.
  • C. Aconteceu vários fatores que proporcionaram o aumento da felicidade.
  • D. Nos últimos 50 anos, acentuaram-se as possibilidades de maior felicidade.
  • E. Daqui a mais 50 anos, é possível que a maioria das pessoas encontre a felicidade.

Assinale a opção em que a preposição destacada NÃO está de acordo com a norma culta da língua portuguesa.

  • A. Para mim, procurar a felicidade não é o essencial.
  • B. Para alguns, ser feliz constitui-se em ter fartura somente.
  • C. O homem moderno está compelido a buscar bens materiais.
  • D. O texto alude sobre o aumento de felicidade, de modo geral.
  • E. Há pessoas que se confrontam com a escolha entre o material e o espiritual.

As proposições cujos conteúdos semânticos mais se aproximam são:

  • A. “Essa é a nossa ‘verdade’” (texto 1) e “a porta da verdade estava aberta” (texto 2).
  • B. “o conhecimento científico é cumulativo” (texto 1) e “chegaram ao lugar luminoso” (texto 2).
  • C. “Nossas verdades sobre a natureza permanecem verdadeiras até que alguém demonstre que elas são aproximações incompletas.” (texto 1) e “não era possível atingir toda a verdade” (texto 2).
  • D. “Essa perspectiva deveria nos ensinar a defender nossas verdades temporárias com a humildade de quem aprende com o passado” (texto 1) e “cada um optou conforme / seu capricho, sua ilusão, sua miopia” (texto 2).

Observe os seguintes trechos dos textos:

(1) “Objetos com massa exercem uma força mútua que cai com o quadrado da distância entre eles” (linhas 27-28 – texto 1);

(2) “Chegaram ao lugar luminoso / onde a verdade esplendia seus fogos” (linhas 11-12 – texto 2).

Sobre o comportamento morfossintático das palavras em destaque em (1) e (2), é CORRETO afirmar que pertencem

  • A. à mesma classe gramatical e exercem a mesma função sintática.
  • B. à mesma classe gramatical e exercem funções sintáticas diferentes.
  • C. a classes gramaticais diferentes e exercem a mesma função sintática.
  • D. a classes gramaticais diferentes e exercem funções sintáticas diferentes.

Leia os trechos abaixo.

(1) “Nossas verdades sobre a natureza permanecem verdadeiras até que alguém demonstre que elas são aproximações incompletas. No mínimo, essa perspectiva deveria nos ensinar a defender nossas verdades temporárias com a humildade de quem aprende com o passado” (linhas 34-36 – texto 1).

(2) “Essa foi a ‘verdade’ até 1916. Naquele ano, Einstein propôs uma nova teoria da gravidade, na qual a atração entre dois corpos era conseqüência da curvatura do espaço entre eles” (linhas 28-30 – texto 1).

As expressões em destaque, nos trechos acima, remetem, respectivamente, a referentes

  • A. catafórico e catafórico.
  • B. anafórico e catafórico.
  • C. catafórico e anafórico.
  • D. anafórico e anafórico.

Observação: Nas questões de número 01 a 08, quando houver um número indicado entre parênteses, este refere-se à linha, no texto, em que se encontra a palavra ou expressão apresentada.

Elementos de coesão são os que unem as orações de um período e os períodos de um parágrafo, a fim de que orações e períodos tenham lógica, coerência.

Sabendo isso, assinale a alternativa em que o elemento citado NÃO EXERCE essa função.

  • A. Assim (5)
  • B. aquele (13)
  • C. além de (11)
  • D. pois (1)

Observação: Nas questões de número 01 a 08, quando houver um número indicado entre parênteses, este refere-se à linha, no texto, em que se encontra a palavra ou expressão apresentada.

Assinale a alternativa INCORRETA, quanto a destinação mais restrita, pois visa esclarecer dúvidas (1).

  • A. destinação equivale a direção, finalidade.
  • B. O verbo visar é o transito indireto; por isso, substituindo-se esclarecer por esclarecimento há necessidade de o substantivo ser precedido por à.
  • C. O adjetivo restrito equivale a que se mantém dentro de certos limites.
  • D. pois = remete à idéia de explicação.

Observação: Nas questões de número 01 a 08, quando houver um número indicado entre parênteses, este refere-se à linha, no texto, em que se encontra a palavra ou expressão apresentada.

A expressão a fim de (13) é uma locução adjetiva; equivale a para. Já afim indica semelhança, que tem afinidade.

Complete os espaços com a fim de e afim.

I. Ciências e matérias _____ sempre me agradaram.

II. Em nosso Instituto, diretor e funcionários têm objetivos _____.

III. Preparei-me bastante, ______ de me sair bem nas provas.

IV. _______ descansar de tantas preocupações, passarei a semana no Rio.

V. João é meu parente _______.

Assinale a alternativa que completa corretamente os espaços.

  • A. afins – afins – a fim de – a fim de – afim
  • B. a fim de – afins – afins – a fim de – afim
  • C. afins – a fim de – afins – afim de – afim
  • D. a fim de – a fim de – afim – afim de

Observação: Nas questões de número 01 a 08, quando houver um número indicado entre parênteses, este refere-se à linha, no texto, em que se encontra a palavra ou expressão apresentada.

Assinale a alternativa ERRADA.

  • A. O fragmento realizado pelo chamado “perito do juízo”(8) deveria ter sido isolado por vírgulas, por ter separado o sujeito da oração principal de seu predicado.
  • B. Cabem vírgulas: na linha 5, depois de magistrado, e na linha 6, antes de poderá nomear, para separar encontrando alguma dúvida de natureza técnicocientífica, oração com valor de condicional.
  • C. Aspas e travessões podem ser empregados para explicar ou ressaltar uma idéia, como em (peritos) (4) e do ponto de vista técnico-científico (8-9).
  • D. Passando para o pretérito perfeito do subjuntivo, conservando a mesma pessoa e número, a forma verbal nomeará (17) fica nomeara.

Observação: Nas questões de número 01 a 08, quando houver um número indicado entre parênteses, este refere-se à linha, no texto, em que se encontra a palavra ou expressão apresentada.

Assinale a alternativa correta, quanto ao emprego dos pronomes de tratamento.

  • A. Vossa Senhoria se preocupa com o esclarecimento de dúvidas que surgem em nosso Departamento?
  • B. Vossa Senhoria vos enganais em relação às nossas atividades!
  • C. Sua Excelência, o governador, solicitastes informações sobre nossa atividade?
  • D. Vossa Excelência participastes da elaboração das provas deste concurso?
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