Questões de Língua Portuguesa do ano 2008

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As questões de 18 a 20 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, analise os itens a seguir:

I. Quanto a sua forma, aviso e ofício seguem o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que invoca o destinatário, seguido de vírgula.

II. Devem constar do cabeçalho ou do rodapé do ofício as seguintes informações do remetente: nome do órgão ou setor; endereço postal; telefone e endereço de correio eletrônico.

III. Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

Assinale:

  • A.

    se somente os itens II e III estiverem corretos.

  • B.

    se somente os itens I e III estiverem corretos.

  • C.

    se nenhum item estiver correto.

  • D.

    se somente os itens I e II estiverem corretos.

  • E.

    se todos os itens estiverem corretos.

 

Julgue os seguintes itens, a respeito da redação de documentos oficiais, tendo como exemplo o fragmento de ata acima.

Como em qualquer outro documento oficial, a única assinatura obrigatória na ata é a do responsável pelas informações, o presidente da sessão; por isso, o final deveria ser assim escrito: Para constar, esta ata será lavrada por mim, TTT, Secretário, e assinada pela Presidente, RRR.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A partir do exemplo acima, julgue os itens que se seguem, a respeito da elaboração de documentos oficiais.

Comparando-se a esse exemplo, o fecho de um documento do padrão ofício deve apresentar, acima da assinatura e da identificação do emitente, o local (cidade) e a data do documento.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A partir do exemplo acima, julgue os itens que se seguem, a respeito da elaboração de documentos oficiais.

A identificação do documento, "Edital n.o 00/2008", por seqüência numérica, é semelhante à identificação de um ofício, que teria a seguinte apresentação:

Ofício n.o 222/2008

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A partir do exemplo acima, julgue os itens que se seguem, a respeito da elaboração de documentos oficiais.

Abaixo da identificação do signatário — que, em documento para circulação pública, pode prescindir de assinatura — deve ser acrescentada a identificação do cargo.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A partir do exemplo acima, julgue os itens que se seguem, a respeito da elaboração de documentos oficiais.

Para respeitar a impessoalidade necessária a documentos oficiais, a expressão verbal "SELECIONA PROFISSIONAL", no título, deve ser substituída por seleção de pessoal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta quanto às características textuais e gramaticais da redação oficial.

  • A.

    Vossa Excelência é uma forma de tratamento empregada apenas em referência aos chefes dos três Poderes.

  • B.

    O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo.

  • C.

    Comunicações dirigidas a autoridades superiores devem ser finalizadas com o termo Atenciosamente.

  • D.

    O signatário de uma comunicação oficial deve vir identificado apenas pelo cargo que ocupa.

Às nove horas do dia cinco de abril de dois mil e oito, foi realizada a terceira reunião de diretores, na sede da indústria Y, situada no endereço X. Reuniu-se a diretoria da firma, presidida pelo diretor-geral, Francisco Paiva, presentes os seguintes diretores: José dos Santos, diretor de vendas; Pedro Silva, diretor técnico; Antônio Maria, diretor de comunicação e propaganda; além dos acionistas Ana Carvalho, Alan Malta e Sara Lee. Aberta a sessão, foi lida e aprovada, sem discussões, a ata da sessão anterior. O diretor-geral apresentou proposta para a ampliação do refeitório dos funcionários, cujo projeto para as novas instalações está orçado em sessenta mil reais. A proposta foi aprovada por unanimidade. A seguir, foi aprovado pelo diretor administrativo o balancete de abril e distribuídas cópias desse balancete aos presentes. Após a leitura da pauta para a próxima reunião, o diretor-geral deu por encerrada a sessão, às doze horas, da qual, para fins de direito, foi lavrada esta ata, assinada por mim, Helena Faria, secretária da firma, e pelo diretor-geral, que presidiu esta reunião.

Considerando o texto apresentado acima, assinale a opção correta.

  • A.

    Mantém-se a correção gramatical do texto, se todos os verbos forem empregados no presente do indicativo, para dar mais realismo aos fatos retratados.

  • B.

    O texto acima é uma ata de reunião; expediente que admite acréscimos, caso sejam necessários, mesmo depois de ter sido aprovado e assinado.

  • C.

    Aquele que lavra a ata não está necessariamente obrigado a citar os nomes das pessoas que participaram da reunião, sendo suficiente citar os cargos de cada um dos participantes.

  • D.

    No desenvolvimento da ata, deve constar resumo ordenado dos fatos ocorridos durante a reunião e das decisões tomadas, além dos nomes das pessoas que se manifestaram.

Assinale a opção correta quanto ao emprego adequado de textos nas comunicações oficiais.

  • A.

    O aviso é a forma adequada para efetivar a comunicação oficial entre dois órgãos distintos do serviço público.

  • B.

    Na elaboração do memorando, recomenda-se o emprego de palavras indispensáveis à clareza do assunto tratado, para facilitar a sua tramitação entre setores dentro do mesmo órgão.

  • C.

    O ofício é um documento relativo a assuntos oficiais expedido exclusivamente por ministros de Estado.

  • D.

    Um servidor deve usar a exposição de motivos como expediente para informar a chefia imediata acerca de determinado assunto ou para propor alguma medida de interesse para a administração pública.

Considerando os trechos A, B, C e D apresentados, julgue os próximos itens, que dizem respeito à redação de correspondência oficial.

O trecho B é exemplo de forma correta de vocativo para ofícios e avisos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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