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As questões de 18 a 20 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, analise os itens a seguir:
I. Quanto a sua forma, aviso e ofício seguem o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que invoca o destinatário, seguido de vírgula.
II. Devem constar do cabeçalho ou do rodapé do ofício as seguintes informações do remetente: nome do órgão ou setor; endereço postal; telefone e endereço de correio eletrônico.
III. Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.
Assinale:
se somente os itens II e III estiverem corretos.
se somente os itens I e III estiverem corretos.
se nenhum item estiver correto.
se somente os itens I e II estiverem corretos.
se todos os itens estiverem corretos.
Julgue os seguintes itens, a respeito da redação de documentos oficiais, tendo como exemplo o fragmento de ata acima.
Como em qualquer outro documento oficial, a única assinatura obrigatória na ata é a do responsável pelas informações, o presidente da sessão; por isso, o final deveria ser assim escrito: Para constar, esta ata será lavrada por mim, TTT, Secretário, e assinada pela Presidente, RRR.
A partir do exemplo acima, julgue os itens que se seguem, a respeito da elaboração de documentos oficiais.
Comparando-se a esse exemplo, o fecho de um documento do padrão ofício deve apresentar, acima da assinatura e da identificação do emitente, o local (cidade) e a data do documento.
A partir do exemplo acima, julgue os itens que se seguem, a respeito da elaboração de documentos oficiais.
A identificação do documento, "Edital n.o 00/2008", por seqüência numérica, é semelhante à identificação de um ofício, que teria a seguinte apresentação:
Ofício n.o 222/2008
A partir do exemplo acima, julgue os itens que se seguem, a respeito da elaboração de documentos oficiais.
Abaixo da identificação do signatário — que, em documento para circulação pública, pode prescindir de assinatura — deve ser acrescentada a identificação do cargo.
A partir do exemplo acima, julgue os itens que se seguem, a respeito da elaboração de documentos oficiais.
Para respeitar a impessoalidade necessária a documentos oficiais, a expressão verbal "SELECIONA PROFISSIONAL", no título, deve ser substituída por seleção de pessoal.
Assinale a opção correta quanto às características textuais e gramaticais da redação oficial.
Vossa Excelência é uma forma de tratamento empregada apenas em referência aos chefes dos três Poderes.
O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo.
Comunicações dirigidas a autoridades superiores devem ser finalizadas com o termo Atenciosamente.
O signatário de uma comunicação oficial deve vir identificado apenas pelo cargo que ocupa.
Às nove horas do dia cinco de abril de dois mil e oito, foi realizada a terceira reunião de diretores, na sede da indústria Y, situada no endereço X. Reuniu-se a diretoria da firma, presidida pelo diretor-geral, Francisco Paiva, presentes os seguintes diretores: José dos Santos, diretor de vendas; Pedro Silva, diretor técnico; Antônio Maria, diretor de comunicação e propaganda; além dos acionistas Ana Carvalho, Alan Malta e Sara Lee. Aberta a sessão, foi lida e aprovada, sem discussões, a ata da sessão anterior. O diretor-geral apresentou proposta para a ampliação do refeitório dos funcionários, cujo projeto para as novas instalações está orçado em sessenta mil reais. A proposta foi aprovada por unanimidade. A seguir, foi aprovado pelo diretor administrativo o balancete de abril e distribuídas cópias desse balancete aos presentes. Após a leitura da pauta para a próxima reunião, o diretor-geral deu por encerrada a sessão, às doze horas, da qual, para fins de direito, foi lavrada esta ata, assinada por mim, Helena Faria, secretária da firma, e pelo diretor-geral, que presidiu esta reunião.
Considerando o texto apresentado acima, assinale a opção correta.
Mantém-se a correção gramatical do texto, se todos os verbos forem empregados no presente do indicativo, para dar mais realismo aos fatos retratados.
O texto acima é uma ata de reunião; expediente que admite acréscimos, caso sejam necessários, mesmo depois de ter sido aprovado e assinado.
Aquele que lavra a ata não está necessariamente obrigado a citar os nomes das pessoas que participaram da reunião, sendo suficiente citar os cargos de cada um dos participantes.
No desenvolvimento da ata, deve constar resumo ordenado dos fatos ocorridos durante a reunião e das decisões tomadas, além dos nomes das pessoas que se manifestaram.
Assinale a opção correta quanto ao emprego adequado de textos nas comunicações oficiais.
O aviso é a forma adequada para efetivar a comunicação oficial entre dois órgãos distintos do serviço público.
Na elaboração do memorando, recomenda-se o emprego de palavras indispensáveis à clareza do assunto tratado, para facilitar a sua tramitação entre setores dentro do mesmo órgão.
O ofício é um documento relativo a assuntos oficiais expedido exclusivamente por ministros de Estado.
Um servidor deve usar a exposição de motivos como expediente para informar a chefia imediata acerca de determinado assunto ou para propor alguma medida de interesse para a administração pública.
Considerando os trechos A, B, C e D apresentados, julgue os próximos itens, que dizem respeito à redação de correspondência oficial.
O trecho B é exemplo de forma correta de vocativo para ofícios e avisos.
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