Questões de Língua Portuguesa do ano 2009

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção errada de acordo com a norma padrão da língua.

  • A.

    Em: "A ideia é não oferecer mais um currículo enciclopédico, com 12 disciplinas, em que os meninos dominam pouco a leitura, o entorno, a vida prática" – há um exemplo de discurso indireto.

  • B.

    Em: "... projeto enviado pelo MEC ao CNE é dar mais verbas... " – a ordem das contrações (preposição + artigo) pode ser invertida, sem que se altere o significado do período.

  • C.

    Em: "É o tratamento metodológico que vai fazer com que uma área dialogue com a outra" – há, no trecho sublinhado, um exemplo de linguagem figurada.

  • D.

    O último parágrafo do texto pode ser rescrito, sem alteração do sentido básico: O MEC ainda não sabe o valor exato para esse programa, mas será cerca de R$ 50 a R$ 100 milhões, para cem escolas, aproximadamente, de acordo com o Ministro da Educação, Fernando Haddad.

Observe e compare os textos seguintes e, em seguida, assinale a alternativa verdadeira.

"Misture os ingredientes da massa em uma tigela. Reserve na geladeira por quatro horas. Forre uma fôrma com uma camada de massa de 3mm a 4mm de espessura. Leve a massa para assar em forno aquecido a 180° C até dourar. Espere esfriar para rechear."

"Coloque o CD-ROM no leitor de CD. Siga as instruções da tela. Caso o programa não execute automaticamente após 15 segundos, faça o seguinte: clique duas vezes em "Meu Computador" na área de trabalho; clique duas vezes em seu leitor de CDROM; aguarde a tela inicial e siga as instruções."

  • A.

    A conjugação dos verbos no modo imperativo é justificada pela natureza dos textos: tanto o primeiro como o segundo texto prevêem um leitor disposto a seguir instruções para atingir algum objetivo.

  • B.

    Tanto o primeiro como o segundo texto seriam mais eficientes caso seus autores tivessem empregado os verbos no modo indicativo, pois devemos considerar que é sempre desagradável receber ordens.

  • C.

    Se os verbos tivessem sido empregados em sua forma infinitiva ("misturar", "colocar"), os textos se tornariam incompreensíveis e o processo comunicativo não se aperfeiçoaria.

  • D.

    Por se tratar de um texto essencialmente técnico, o segundo admite perfeitamente o uso do modo imperativo, que deveria ter sido evitado na redação do primeiro texto, que é mais informal.

Sobre o correto uso de determinadas palavras, morfológica e semanticamente, observe como o autor emprega no texto os demonstrativos este, esse, aquela.

Nos exemplos abaixo, preencha os espaços com os demonstrativos este, esse e aquela, no masculino ou no feminino, no singular ou no plural, em atenção às regras de concordância:

I. "Nós tínhamos ________ felicidade que ficou no passado: eu não tinha ________ solidão de hoje, nem você tinha ________ tristeza estampada no rosto".

II. "O mundo era tranqüilo, ________ tranqüilidade não se encontra hoje em parte alguma."

III. "Espero que ________ sua alegria continue por muito tempo."

IV. "Veja no jornal ________ notícia que acaba de me deixar muito feliz."

 

Os espaços foram preenchidos corretamente com:

  • A.

    essa, esta, aquela, esta, esta, essa.

  • B.

    aquela, essa, esta, esta, essa, esta.

  • C.

    essa, essa, esta, essa, essa, aquela.

  • D.

    aquela, esta, essa, essa, essa, esta.

A palavra quântica, um adjetivo, deriva de uma outra palavra.

Essa palavra é:

  • A.

    quanto

  • B.

    quanta

  • C.

    quantos

  • D.

    quantas

Os trechos abaixo constituem um texto adaptado do Editorial de O Globo, publicado dia 28/06/2009, e estão desordenados. Ordene-os nos parênteses e indique a resposta correspondente à ordenação do texto de forma coesa, coerente e gramaticalmente correta.

( ) Diante desse fato, para que realmente as autoridades consigam influenciar as expectativas dos agentes econômicos quanto ao comportamento futuro dos preços, as metas precisam ser factíveis e os instrumentos de política monetária (especialmente os juros básicos) devem estar direcionados para o seu alcance.

( ) Conclui-se que o ajuste pelo qual a economia brasileira teve de passar para assegurar a estabilidade da moeda exigiu uma política de juros altos, o que, por sua vez, impediu o estabelecimento de metas mais ousadas para a inflação.

( ) Mas tal equilíbrio depende de muitas condições prévias sobre as quais a política monetária nem sempre tem ingerência.

( ) O regime de metas de inflação busca, como um dos seus objetivos, influenciar as expectativas dos agentes econômicos de modo a facilitar a difícil tarefa das autoridades monetárias de manter diferentes variáveis econômicas em relativo equilíbrio.

( ) Sendo assim, a área de ação do Banco Central acaba se restringindo ao controle do crédito, tendo como um dos principais instrumentos a fixação dos juros básicos — o que somente é possível devido à correlação entre essas taxas e a remuneração dos títulos públicos federais, que se reflete sobre os rendimentos dos demais papéis e ativos financeiros.

  • A.

    2-4-3-1-5

  • B.

    3-1-5-4-2

  • C.

    5-3-1-2-4

  • D.

    4-5-2-1-3

  • E.

    1-2-4-3-5

O trechos abaixo constituem um texto adaptado de Yoshiaki Nakano, publicado no jornal Valor Econômico, dia 30/06/2009, e estão desordenados. Ordene-os nos parênteses e indique a resposta correspondente à ordenação do texto de forma coesa, coerente e gramaticalmente correta.

( ) Tanto é que alguns analistas já se apressam em afirmar que já estamos chegando ao "fundo do poço" e que no final deste ano aquelas economias vão iniciar a recuperação cíclica.

( ) Há concordância de que existem sinais de que o ritmo de queda nas economias desenvolvidas está reduzindo.

( ) É natural que as opiniões dos economistas sejam conflitantes, pois existem divergentes visões de mundo e diferentes percepções sobre a natureza da crise e, consequentemente, da saída da crise.

( ) Outros analistas mais críticos afirmam que não há nenhuma indicação de que o "pior já passou", de que recuperação virá, ou de que a recuperação se iniciará ainda neste ano.

( ) Assim, alguns analistas acreditam que já em 2010 as economias voltarão a crescer, enquanto outros pintam um quadro mais difícil em que a recuperação não virá sem mudanças estruturais e reformas.

  • A.

    4-2-1-5-3

  • B.

    2-1-5-3-4

  • C.

    1-3-4-2-5

  • D.

    3-1-2-5-4

  • E.

    5-3-4-1-2

Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto abaixo.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

O trecho abaixo foi transcrito com adaptações.

Assinale a opção que corresponde a erro gramatical.

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

Os trechos a seguir constituem um texto adaptado de Marco Antonio Rocha, O Estado de S. Paulo, 22/06/2009. Assinale a opção em que o fragmento apresenta erro gramatical.

  • A.

    No começo do século passado, a economia mundial se dividia entre países ricos e países atrasados. Os ricos eram os mesmos que hoje formam o G-7 (EUA, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Canadá e Japão), mais alguns da Europa ocidental, como Áustria, Holanda, Bélgica, Espanha e Portugal.

  • B.

    A Rússia dos czares estava se acabando naquela época e ninguém sabia o que viriam a ser. Hoje, aderiu ao G-7 — é o "oitavo dos sete", diz a piada. O Japão apenas colhia os primeiros resultados da Restauração Meiji — essa, sim, uma revolução que arrancou o país da sua Idade Média e abriu caminho para o que ele é hoje.

  • C.

    O resto era, então, o resto. Países "atrasados", ou países pobres, que não tinham lugar no pôquer internacional. O Brasil entre eles, com sua iniciante e desorganizada República.

  • D.

    Mais adiante, já depois da 2ª Guerra Mundial, os atrasados começaram a ser chamados de países "de desenvolvimento médio"; os pobres, de "subdesenvolvidos"; e os ricos, de "plenamente desenvolvidos".

  • E.

    Palavrório diplomático para distinguir os que ditam as cartas daqueles que não ditam nada. Mais recentemente ainda, um grupo dos "de desenvolvimento médio" passou a ser chamado de "emergentes".

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...