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O primeiro fragmento de cada opção abaixo foi adaptado do texto Famintos e milionários, editorial de Carlos José Marques, na revista Isto É, de 1º/7/2009. Assinale a opção que apresenta, no segundo fragmento, uma reescrita coerente e gramaticalmente correta para o trecho original.
Quase 40 milhões de pessoas passam fome no Brasil. No mundo, são mais de um bilhão de famintos. Isso significa que para cada seis pessoas que habitam o planeta hoje, uma não tem o que comer.
No mundo, são mais de um bilhão de famintos; no Brasil, um contingente de quase 40 milhões de pessoas passam fome. Isso significa que um sexto das pessoas, que habita o planeta hoje, não têm o que comer.
A proporção brasileira é ainda pior. Os números absurdos, inaceitáveis no escopo de uma população que vive o século XXI, com avanços de toda ordem, foram divulgados recentemente pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).
A proporção brasileira é ainda pior: foram divulgados recentemente, pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), números absurdos e inaceitáveis para uma população que vive o século XXI com avanços de toda ordem.
E justamente o Brasil, celeiro do mundo, líder da produção de alimentos em vários itens, maior exportador global de carne, maior produtor de soja, trigo e similares, traz índices típicos de terceiro mundo logo neste quesito.
E justamente o Brasil, trazendo índices típicos de terceiro mundo logo neste quesito: o celeiro do mundo, líder da produção de alimentos em vários itens, maior exportador global de carne, maior produtor de soja, trigo e similares.
O Brasil também contribui com 131 mil milionários e está entre os dez primeiros na classificação de países com mais milionários. Até quando será possível viver indiferente ao estado de desnutrição de tantas pessoas? É plausível admitir um país das dimensões e riquezas do Brasil no bloco daqueles com maior disparidade?
Na classificação de países com mais milionários o Brasil ocupa uma das dez primeiras posições: existe 131 mil. Pergunta-se até quando será possível viver indiferentemente ao estado de desnutrição de tantas pessoas e se é plausível admitir um país das dimensões e com as riquezas do Brasil no bloco daqueles com maior disparidade?
Se cada um parar para pensar sobre o que fazer, desencadeando uma corrente de solidariedade intercontinental, com ações concretas, haverá mais esperanças para o fim do flagelo da fome. É tudo uma questão de prioridades e o mundo tem de despertar para a constatação de que essa é a maior delas.
Se cada um parar para pensarmos sobre o que fazer, e desencadear uma corrente de solidariedade intercontinental, que tenham ações concretas, terão mais esperanças para o fim do flagelo da fome. Como é tudo uma questão de prioridade, o mundo terá de despertar e constatar de que essa é a maior delas.
Para responder às questões 05 e 06, leia o seguinte texto.
Assinale a opção em que a alteração proposta para estruturas linguísticas do texto provoca erro gramatical e/ou incoerência textual.
Transformação do aposto "único material simbólico" (l. 7 e 8) em oração desenvolvida, escrevendo-se que são o único material simbólico.
Omissão da marca de temporalidade, retirando-se a ser de "a ser processado" (l. 8).
Inserção de artigo definido, em "diz respeito a fenômenos" (l. 10 e 11), escrevendo-se diz respeito aos fenômenos.
Omissão da indeterminação em "explica-se por algo" (l.13 e 14), escrevendo-se O comportamento da multidão explica algo.
Substituição do pronome "em que a autonomia" (l.15) por pronome com artigo, escrevendo-se no qual a autonomia.
Julgue os seguintes itens, a respeito das relações de coesão que organizam a progressão temática do texto acima.
Como o pronome "isto" (l.17) retoma e resume a ideia apresentada anteriormente, a de que o coletivo deve ser apreendido "como campo estruturado de práticas sociais" (l.16-17), sua substituição por isso preservaria a correção gramatical e o respeito às relações de coesão no texto.
Julgue os itens subsequentes, a respeito da organização das ideias no texto acima.
Seriam preservados a coerência textual e o respeito às regras gramaticais ao se escrever a oração iniciada por "exigindo" (l.12) como uma oração desenvolvida iniciada por que exigem.
Julgue os itens subsequentes, a respeito da organização das ideias no texto acima.
Mantêm-se o respeito às regras gramaticais e a coerência na argumentação ao se substituir "em sua" (l.21) tanto por na sua como por com sua.
Julgue os itens que se seguem, a respeito da organização das ideias e estruturas linguísticas do texto acima.
Preservam-se as relações de coerência entre os argumentos, bem como sua correção gramatical, ao se explicitar um conectivo — como, por exemplo, Apesar de — para a última oração do texto, fazendo-se o devido ajuste na letra inicial maiúscula dessa oração.
Tomando por base a organização do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Amplia-se a possibilidade de a primeira asserção do texto ser verdadeira, preservando-se a correção gramatical e a coerência entre os argumentos, ao se substituir "Não existem" (l.1) por Não devem haver.Atenção: As questões de números 13 a 20 referem-se ao texto seguinte.
Está correta a grafia de todas as palavras da frase:
Compadecido com a humilhação de seu velho servo, o rei Psamênito não conteu as lágrimas e as verteu abundantemente.
O príncipe e a princesa ainda poderiam insurgirse contra os persas, mas não o velho servo, cujas forças esmoresciam.
Talvez Psamênito não previlegiasse o velho servo, talvez este tivesse sido a última gota de tanto sofrimento.
As forças e a dignidade do rei egípcio apenas titubiaram quando se deparou com a imagem do velho servo.
Há divergências quanto à interpretação do porquê de haver chorado o rei Psamênito, sucumbindo à visão do velho servo.
Para que o fragmento de texto acima respeite as normas de elaboração de documentos oficiais, como impessoalidade, objetividade, clareza, e as regras gramaticais da modalidade padrão da língua portuguesa, será necessário
substituir "A requerimento" (l.1) por Ao requerimento.
escrever "art. 63" (l.1) com letra inicial maiúscula, e Lei n. o 9.096/95, em lugar de "lei n. 9.096/95" (l.5).
retirar a vírgula depois de "instruções" (l.4) e inserir uma vírgula depois de "filiação" (l.7).
escrever "art. 58" (l.5) entre parênteses, em lugar de separar esse termo do número da lei por vírgula; e, na linha 8, eliminar os parênteses de "caput", separando-o de "artigo" por vírgula.
Marque a alternativa que complementa corretamente o período: Sua avidez __________ lucros, ___________ riquezas, não era compatível ________ seus sentimentos de amor ________ próximo.
de, de, com, para o
de, de, por, para com o
para, para, de, pelo
por, por, com, ao
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