Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando os aspectos gramaticais, as estruturas linguísticas, as ideias e os sentidos do texto acima, julgue os itens seguintes.
No segundo período do texto, a forma verbal evita (l.2), empregada no singular, poderia ser substituída pela forma flexionada no plural, evitam, caso em que concordaria com estudiosos (l.1), sem que houvesse prejuízo gramatical para o período.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação ao texto acima, julgue os itens de 1 a 10.
O emprego de acento gráfico em autóctones (l.4) e alóctones (l.5) justifica-se por serem ambas palavras proparoxítonas.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Os itens abaixo apresentam propostas de reescrita para a oração inicial do texto. Julgue-os quanto à concordância verbal e nominal.
I A mudança e a transformação global na estrutura política e econômica no mundo contemporâneo coloca em relevo as questões de identidade.
II A mudança e a transformação globais nas estruturas políticas e econômicas no mundo contemporâneo coloca em relevo as questões de identidade.
III A existência de mudanças e transformações globais nas estruturas políticas e econômicas no mundo contemporâneo coloca em relevo as questões de identidade.
IV O fato de as estruturas políticas e econômicas no mundo contemporâneo passarem por mudanças e transformações globais coloca em relevo as questões de identidade.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Considerando as estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 1 a 7.
Com o deslocamento da conjunção pois para o início da oração Escrevi, pois, toda a minha vida poemas, narrativas, contos, tratados, ensaios (l.26-27), com os devidos ajustes de maiúsculas e minúsculas, preserva-se o sentido original do período.
A respeito das ideias expressas no texto acima e de suas estruturas linguísticas, julgue os itens a seguir.
A conjunção "e" (l.5) liga a oração iniciada por "a se reconhecer" (l.5) à oração "os seres humanos aprendem" (l.4-5), estabelecendo entre elas uma relação de subordinação.
Julgue os itens a seguir a respeito da organização do texto apresentado.
Devido à função que exerce na oração, a vírgula empregada depois de "sensações" (l.2) poderia ser substituída tanto pela conjunção e como pela conjunção ou, sem prejudicar a correção gramatical ou a coerência do texto.
Quanto à relação de sentido expressa pelas conjunções/locuções conjuntivas destacadas, assinale a alternativa INCORRETA.
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto apresentado abaixo.
Os elementos sublinhados estão corretamente empregados na frase:
A convicção de Hobsbawm, da qual não deve pairar dúvida, incide com o valor que se deve reconhecer nos estudos de História.
Os ensinamentos da História, de cuja riqueza deveríamos tirar proveito, deram lugar a um fascínio pela novidade, diante da qual nos extasiamos.
Em nossos dias, onde se verificam avanços notáveis da ciência, predomina uma sensação de triunfo de cuja deveríamos desconfiar.
Maquiavel foi um pensador que a sua doutrina continua instigante até hoje, quando políticos nela se valem como uma espécie de manual.
Ninguém se liberta de suas memórias afetivas, em cujas pulsa a força das experiências de que vieram a moldar nossa personalidade.
Julgue os seguintes itens, a respeito do texto acima.
O termo no entanto (l.12) pode, sem prejuízo para a correção gramatical do período e sem alteração das informações originais, ser substituído por qualquer um dos seguintes: porém, contudo, conquanto, contanto que.A primeira frase do personagem pode ser lida como uma hipótese formulada a partir da fala que faz a seguir. Apesar de não estarem ligadas por um conectivo, pode-se perceber a relação estabelecida entre as duas orações. O conectivo que deve ser usado para unir essas duas orações, mantendo o sentido, é
embora.
entretanto.
logo.
se.
pois.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...