Questões de Língua Portuguesa do ano 2009

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando os aspectos gramaticais, as estruturas linguísticas, as ideias e os sentidos do texto acima, julgue os itens seguintes.

No segundo período do texto, a forma verbal “evita” (l.2), empregada no singular, poderia ser substituída pela forma flexionada no plural, evitam, caso em que concordaria com “estudiosos” (l.1), sem que houvesse prejuízo gramatical para o período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao texto acima, julgue os itens de 1 a 10.

O emprego de acento gráfico em “autóctones” (l.4) e “alóctones” (l.5) justifica-se por serem ambas palavras proparoxítonas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os itens abaixo apresentam propostas de reescrita para a oração inicial do texto. Julgue-os quanto à concordância verbal e nominal.

I A mudança e a transformação global na estrutura política e econômica no mundo contemporâneo coloca em relevo as questões de identidade.

II A mudança e a transformação globais nas estruturas políticas e econômicas no mundo contemporâneo coloca em relevo as questões de identidade.

III A existência de mudanças e transformações globais nas estruturas políticas e econômicas no mundo contemporâneo coloca em relevo as questões de identidade.

IV O fato de as estruturas políticas e econômicas no mundo contemporâneo passarem por mudanças e transformações globais coloca em relevo as questões de identidade.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

Considerando as estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 1 a 7.

Com o deslocamento da conjunção “pois” para o início da oração “Escrevi, pois, toda a minha vida poemas, narrativas, contos, tratados, ensaios” (l.26-27), com os devidos ajustes de maiúsculas e minúsculas, preserva-se o sentido original do período.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A respeito das ideias expressas no texto acima e de suas estruturas linguísticas, julgue os itens a seguir.

A conjunção "e" (l.5) liga a oração iniciada por "a se reconhecer" (l.5) à oração "os seres humanos aprendem" (l.4-5), estabelecendo entre elas uma relação de subordinação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir a respeito da organização do texto apresentado.

Devido à função que exerce na oração, a vírgula empregada depois de "sensações" (l.2) poderia ser substituída tanto pela conjunção e como pela conjunção ou, sem prejudicar a correção gramatical ou a coerência do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à relação de sentido expressa pelas conjunções/locuções conjuntivas destacadas, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. “...pela morte de quatro pessoas quando encabeçava um grupo extremista de esquerda...”. (temporal)
  • B. “...o ministro já havia dado mostras recentes de que, se ninguém o segura, ele se deixa...”. (condicional)
  • C. “Nesse caso, no entanto, a hipótese de que Tarso Genro tenha tomado uma decisão correta...”. (adversidade)
  • D. “Se estiver errado, porém, terá deixado à solta um assassino que executou pessoas apenas...”. (adversidade)
  • E. “...pela Justiça italiana uma vez que Mutti mudou de identidade e hoje vive em lugar não sabido.” (temporal)

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto apresentado abaixo.

Os elementos sublinhados estão corretamente empregados na frase:

  • A.

    A convicção de Hobsbawm, da qual não deve pairar dúvida, incide com o valor que se deve reconhecer nos estudos de História.

  • B.

    Os ensinamentos da História, de cuja riqueza deveríamos tirar proveito, deram lugar a um fascínio pela novidade, diante da qual nos extasiamos.

  • C.

    Em nossos dias, onde se verificam avanços notáveis da ciência, predomina uma sensação de triunfo de cuja deveríamos desconfiar.

  • D.

    Maquiavel foi um pensador que a sua doutrina continua instigante até hoje, quando políticos nela se valem como uma espécie de manual.

  • E.

    Ninguém se liberta de suas memórias afetivas, em cujas pulsa a força das experiências de que vieram a moldar nossa personalidade.

Julgue os seguintes itens, a respeito do texto acima.

O termo “no entanto” (l.12) pode, sem prejuízo para a correção gramatical do período e sem alteração das informações originais, ser substituído por qualquer um dos seguintes: porém, contudo, conquanto, contanto que.

  • C. Certo
  • E. Errado

A primeira frase do personagem pode ser lida como uma hipótese formulada a partir da fala que faz a seguir. Apesar de não estarem ligadas por um conectivo, pode-se perceber a relação estabelecida entre as duas orações. O conectivo que deve ser usado para unir essas duas orações, mantendo o sentido, é

  • A.

    embora.

  • B.

    entretanto.

  • C.

    logo.

  • D.

    se.

  • E.

    pois.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...