Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No trecho esse conceito revalorizado de utopia qualifica reformas que visam o acesso à terra (7º parágrafo), o acento da crase foi corretamente empregado. Das frases abaixo, a única CORRETA quanto ao emprego do acento da crase é a seguinte:
Língua Portuguesa - Crase - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
O acento indicativo de crase empregado em A sociedade caminha em direção à predominância do setor de serviços está corretamente mantido na seguinte reescritura do trecho:
Caminhamos em direção à uma vida ociosa e criativa.
Caminhamos buscando à predominância do ócio criativo.
Caminhamos objetivando à criatividade e à vida ociosa.
Caminhamos em direção à criatividade e à suas benesses.
Caminhamos em direção à ociosidade e à criatividade.
Tomando como parâmetro a norma padrão do português escrito, julgue os itens seguintes, relativos às estruturas linguísticas do texto.
Caso se substitua "a" por as na construção "programa de fomento a publicações científicas" (l.15-16), o acento grave passa a ser optativo, isto é, pode ser empregado ou não, sem prejuízo da correção gramatical da frase.
Com relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
Na linha 1, em "à fome", o emprego do acento grave justifica-se pela regência de "combate" e pela presença de artigo definido feminino antes de "fome".
De acordo com a norma culta da língua portuguesa, emprega-se o acento indicativo de crase em "bife à cavalo" para indicar que o personagem que utiliza essa expressão não compreendeu seu sentido.
Em relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 1 a 10.
No quarto parágrafo, estaria incorreto o emprego do sinal indicativo de crase no seguinte trecho: motivaria muitos a seguirem à carreira da aviação.
Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.
Assinale a opção correta a respeito do emprego da crase nas estruturas linguísticas do texto.
No segundo período do texto (l.3-5), mantêm-se as relações semânticas, bem como a correção gramatical, ao se inserir à antes de "ilusão" e antes de "aparência".
Tanto o uso da crase em "à realidade" (l.6-7) como da contração em "ao pensamento" (l.7) justificam-se pelas relações de regência de "idêntica" (l.6).
Nas linhas 12 e 13, preservam-se as relações de regência de "remetia", bem como a correção gramatical do texto, ao se inserir um sinal indicativo de crase em "a uma história".
A retirada do sinal indicativo de crase em "à possibilidade" (l.14-15) provocaria erro gramatical e incoerência nas ideias do texto, por transformar objeto indireto em objeto direto na oração.
Julgue os itens a seguir quanto ao emprego do acento grave nas frases neles apresentadas.
I Acostumado à vida parlamentar, o senador resistiu à reação desproporcional pretendida pela bancada oposicionista.
II A rotina, à qual o ator aderira em 2001, era igual à de sua parceira de novelas.
III Inúmeros países, à partir daí, não criaram obstáculos à paz.
IV A globalização financeira, associada à melhores instituições e à estabilidade macroeconômica, contribuiu para elevar a taxa de investimento do Brasil.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
I e IV.
II e IV.
III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...