Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
... que consomem 46% de toda a gasolina do planeta ... (3o parágrafo)
O mesmo tipo de complemento exigido pelo verbo grifado acima está na frase:
... o mundo sofre com a falta de capacidade de refino moderno ...
... e outros adjacentes na Bacia de Santos vem em ótima hora ...
Outra oportunidade reside em investimentos maciços em capacidade de refino.
... mas esta é uma tendência que se vem espalhando como fogo em palha.
... para gerar produtos de alto valor ambiental.
Atenção: As questões de números 6 a 13 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Ao afastar meninos e meninas da escola, ela impede que as crianças e seus parentes e amigos tenham acesso a informações que lhes darão uma vida melhor. (3º parágrafo)
A oração grifada acima, respeitando-se as possibilidades de entendimento no texto, NÃO poderia ser alterada por:
À medida que afasta meninos e meninas da escola.
Como afasta meninos e meninas da escola.
Visto que afasta meninos e meninas da escola.
No momento em que afasta meninos e meninas da escola.
A fim de que afaste meninos e meninas da escola.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2009
No período composto "Amiúde aquele que fura filas e sonega impostos é o mesmo que reclama do governo a realização de obras", o sujeito da oração principal é:
amiúde
aquele
o mesmo
que
governo
Atenção: As questões de números 11 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
É preciso corrigir deficiências na estruturação formal da seguinte frase:
Ao se assistir a um filme, viver todas as situações nele representadas significa encarnar os papéis das diferentes personagens.
Pergunte-se a quem manifeste desprezo por esses filmes se quando os estamos assistindo como é difícil afastar deles a nossa atenção.
Culpa ou inocência são polarizações a que estamos submetidos toda vez que julgamos o sentido moral dos nossos atos.
Deduz-se da leitura do texto que não são apenas as grandes obras de arte que merecem o esforço de nossa análise crítica.
Interessa-nos observar bem as situações de um filme para podermos reconhecer a tensão íntima dos nossos próprios valores morais.
Língua Portuguesa - Termos Acessórios da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
A expressão professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (l.7) está entre vírgulas porque se trata de um aposto.
Língua Portuguesa - Termos Acessórios da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Assinale a opção correspondente a relação de causa e efeito que se depreende da argumentação do texto.
A migração dos trabalhadores tem como causa a aceleração dos movimentos de globalização.
A formação de identidades plurais provoca mais resistência dos trabalhadores às mudanças na economia global.
A migração gera desigualdade de desenvolvimento e confronto entre países pobres e ricos.
A dispersão das demandas ao redor do mundo acelera a migração e a constituição de identidades plurais.
A atração que sociedades tecnologicamente avançadas exercem sobre os migrantes acarreta a expulsão de trabalhadores dos países pobres.
Língua Portuguesa - Termos Acessórios da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, a respeito da organização do texto acima.
Preservam-se a correção gramatical e a coerência do texto ao se inserir a expressão a partir imediatamente antes do termo "da história" (l.2).
Língua Portuguesa - Termos Acessórios da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com base no texto apresentado, julgue os itens de
9 a 21.O trecho "um gás sem cor nem cheiro que resulta da queima incompleta dos combustíveis" (l.37-38) exerce a função de aposto.
Língua Portuguesa - Termos Acessórios da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com base no texto apresentado, julgue os itens de
9 a 21.A locução "já que" (l.25) estabelece uma relação de comparação no período.
Língua Portuguesa - Termos Acessórios da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 22, as vírgulas após as palavras "que" e "cidade" foram empregadas para se isolar adjunto adverbial de lugar deslocado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...