Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
O sujeito da frase "É de posse e domínio públicos" (l.5) é o vocábulo "área" (l.2).
Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação ao texto acima, julgue os seguintes itens.
No período "Regulavam as culturas; poliam as gentes; aformoseavam a terra" (l.21-22), o sujeito das orações é indeterminado.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A ordem direta ou natural é a forma mais simples de expressar uma ideia. Ela domina o mundo das crianças, permeia a linguagem dos adultos e, pela sua objetividade e clareza, tornou-se preferência nos meios de comunicação. Assinale a opção na qual os termos da oração estão encadeados na ordem direta: sujeito + verbo + termos complementares e(ou) acessórios.
Em dez dias, será encaminhada aos responsáveis a reclamação do cliente.
O supervisor orientou o novo atendente.
Por mais absurdas que possam parecer, permanecem plausíveis aos olhos do cliente todas as exigências.
Todas as informações, a secretária recebeu e transmitiu ao presidente.
Após dois meses, o gerente entregou ao cliente o novo cartão solicitado.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo em vista as informações veiculadas no texto acima, além de seus aspectos gramaticais e textuais, julgue os próximos itens.
O termo esse, em Às diversas iniciativas de conservação inspiradas por esse temor (l.9-10) refere-se ao medo de que a Amazônia sofra a mesma devastação que se deu com a mata atlântica.Língua Portuguesa - Termos da Oração - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Leia as frases abaixo para responder às questões 11 e 12.
I – "Iracema, a virgem dos lábios de mel, tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna." (José de Alencar)
II – O amor, isto é, o mais forte dos sentimentos humanos, tem seu princípio em Deus.
III – Atentos, os alunos ouviam a explicação do professor.
IV – Pelas 11 horas do dia, que foi de sol escaldante, alcançamos a margem do rio Paraná.
V – "Vens, pois, anunciar-me uma desventura." (A. Herculano)
De acordo com os termos da oração, assinale a alternativa correta.
Em I, o trecho entre vírgulas é o aposto.
Em III, "do professor" é o complemento nominal.
Em II, "o mais forte dos sentimentos humanos" complementa os verbos é / tem.
Em IV e V, os sujeitos não estão ocultos ou elípticos.
Em V, o pronome me funciona como objeto direto.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Sobre os períodos e construções, presentes no texto, assinale a alternativa que faz a afirmação correta.
As afirmações "me falta uma perna" e "me falta um olho" têm sentido literal, objetivo, referindo-se a características físicas da personagem.
Os períodos do primeiro parágrafo são formados por orações coordenadas, cujo objetivo é simplificar mais as frases, sem a densidade da subordinação.
O período "Não quero que limpem meu vidro." contém uma oração subordinada objetiva indireta, visto que o primeiro verbo exige essa construção.
A oração "Se eu comprar uma lata de leite em pó..." indica uma circunstância de causa.
O período "As mulheres, todos sabem, alugam criancinhas para pedir esmolas na rua." contém três orações, sendo uma delas subordinada adverbial final.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Assinale a alternativa que contém o comentário correto sobre o uso dos sinais de pontuação no seguinte fragmento: "O programa assistencialista, como toda intervenção no processo social, pode ter aspectos positivos e negativos. Os positivos, sabemos quais são; os negativos, às vezes, nos surpreendem." (Folha de São Paulo, E8, 5-7-2009)
Em "Os positivos, sabemos quais são" e em "os negativos, às vezes, nos surpreendem.", a vírgula foi empregada indevidamente, separando o sujeito do predicado, o que consiste em grave erro de pontuação.
O uso da vírgula após a palavra "assistencialista" consiste em um erro, pois separa o sujeito do predicado, ao passo que o uso do ponto e vírgula está correto: como o texto tem muitas vírgulas, seu autor usou aquele sinal para garantir o entendimento do texto.
Não há nenhum erro no emprego dos sinais de pontuação no texto, que está entre aspas porque se trata de transcrição de texto de outrem; a expressão "como toda intervenção no processo social" está intercalada e, portanto, usam-se as vírgulas antes e depois dela; a vírgula após "positivos" marca o deslocamento de posição de um termo na frase; o ponto e vírgula separa duas orações com idéias opostas, sem destruir a unidade do período.
A expressão "às vezes" não poderia estar entre vírgulas, pois é o sujeito da frase.
O texto está entre aspas porque é irônico e traz palavras que não mantêm seu significado denotativo, usual.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
A alternativa correta quanto às relações entre as palavras no texto é:
"seu", em "seu concorrente" (l. 32) tem como referente "um agente inescrupuloso" (l. 31); "seu", em "seu restaurante ou bar" (l. 32), tem como referente "concorrente".
A palavra "seu" tem o mesmo referente em "seu concorrente" (l. 32) e em "seu restaurante ou bar" (l. 32): "um agente inescrupuloso".
A palavra "seu" tem o mesmo referente em "seu concorrente" (l. 32) e em "seu restaurante ou bar" (l. 32): "concorrente".
A palavra "ambientes" (l. 18) funciona como um adjetivo que qualifica "tabagistas" (l. 18).
A palavra "que", em "em que se apoia" (l. 4), retoma "fiscalização".
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
A função dos termos destacados está corretamente indicada na alternativa:
objeto indireto; adjunto adnominal; complemento nominal, respectivamente.
agente da passiva; complemento nominal; adjunto adnominal, respectivamente.
complemento nominal; complemento nominal; complemento nominal, respectivamente.
adjunto adverbial; complemento nominal; objeto indireto, respectivamente.
adjunto adnominal; adjunto adnominal; objeto indireto, respectivamente.
Atenção: As questões de números 21 a 30 referem-se ao texto seguinte, do filósofo francês Montaigne, influente pensador do século XVI.
É preciso corrigir, por falha estrutural, a redação da frase:
Nenhuma das virtudes está imune aos defeitos que representam os excessos com que podem ser exercidas.
Os excessos da prática de uma virtude podem constituir o mesmo defeito do qual, por princípio, se desejaria combater.
O autor considerou uma sutileza filosófica o que expressa o texto citado, no qual também acusa um jogo de palavras.
Montaigne não vê senão excesso na reação supostamente virtuosa da mãe de Pausânias, ou na do ditador Postúmio.
A alegoria do arqueiro demonstra, de modo prático e objetivo, que a virtude não deve ser buscada nos extremos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...