Questões de Língua Portuguesa do ano 2009

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Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.

O sujeito da frase "É de posse e domínio públicos" (l.5) é o vocábulo "área" (l.2).

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao texto acima, julgue os seguintes itens.

No período "Regulavam as culturas; poliam as gentes; aformoseavam a terra" (l.21-22), o sujeito das orações é indeterminado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A ordem direta ou natural é a forma mais simples de expressar uma ideia. Ela domina o mundo das crianças, permeia a linguagem dos adultos e, pela sua objetividade e clareza, tornou-se preferência nos meios de comunicação. Assinale a opção na qual os termos da oração estão encadeados na ordem direta: sujeito + verbo + termos complementares e(ou) acessórios.

  • A.

    Em dez dias, será encaminhada aos responsáveis a reclamação do cliente.

  • B.

    O supervisor orientou o novo atendente.

  • C.

    Por mais absurdas que possam parecer, permanecem plausíveis aos olhos do cliente todas as exigências.

  • D.

    Todas as informações, a secretária recebeu e transmitiu ao presidente.

  • E.

    Após dois meses, o gerente entregou ao cliente o novo cartão solicitado.

Tendo em vista as informações veiculadas no texto acima, além de seus aspectos gramaticais e textuais, julgue os próximos itens.

O termo “esse”, em “Às diversas iniciativas de conservação inspiradas por esse temor” (l.9-10) refere-se ao medo de que a Amazônia sofra a mesma devastação que se deu com a mata atlântica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia as frases abaixo para responder às questões 11 e 12.

I – "Iracema, a virgem dos lábios de mel, tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna." (José de Alencar)

II – O amor, isto é, o mais forte dos sentimentos humanos, tem seu princípio em Deus.

III – Atentos, os alunos ouviam a explicação do professor.

IV – Pelas 11 horas do dia, que foi de sol escaldante, alcançamos a margem do rio Paraná.

V – "Vens, pois, anunciar-me uma desventura." (A. Herculano)

De acordo com os termos da oração, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Em I, o trecho entre vírgulas é o aposto.

  • B.

    Em III, "do professor" é o complemento nominal.

  • C.

    Em II, "o mais forte dos sentimentos humanos" complementa os verbos é / tem.

  • D.

    Em IV e V, os sujeitos não estão ocultos ou elípticos.

  • E.

    Em V, o pronome me funciona como objeto direto.

Sobre os períodos e construções, presentes no texto, assinale a alternativa que faz a afirmação correta.

  • A.

    As afirmações "me falta uma perna" e "me falta um olho" têm sentido literal, objetivo, referindo-se a características físicas da personagem.

  • B.

    Os períodos do primeiro parágrafo são formados por orações coordenadas, cujo objetivo é simplificar mais as frases, sem a densidade da subordinação.

  • C.

    O período "Não quero que limpem meu vidro." contém uma oração subordinada objetiva indireta, visto que o primeiro verbo exige essa construção.

  • D.

    A oração "Se eu comprar uma lata de leite em pó..." indica uma circunstância de causa.

  • E.

    O período "As mulheres, todos sabem, alugam criancinhas para pedir esmolas na rua." contém três orações, sendo uma delas subordinada adverbial final.

Assinale a alternativa que contém o comentário correto sobre o uso dos sinais de pontuação no seguinte fragmento: "O programa assistencialista, como toda intervenção no processo social, pode ter aspectos positivos e negativos. Os positivos, sabemos quais são; os negativos, às vezes, nos surpreendem." (Folha de São Paulo, E8, 5-7-2009)

  • A.

    Em "Os positivos, sabemos quais são" e em "os negativos, às vezes, nos surpreendem.", a vírgula foi empregada indevidamente, separando o sujeito do predicado, o que consiste em grave erro de pontuação.

  • B.

    O uso da vírgula após a palavra "assistencialista" consiste em um erro, pois separa o sujeito do predicado, ao passo que o uso do ponto e vírgula está correto: como o texto tem muitas vírgulas, seu autor usou aquele sinal para garantir o entendimento do texto.

  • C.

    Não há nenhum erro no emprego dos sinais de pontuação no texto, que está entre aspas porque se trata de transcrição de texto de outrem; a expressão "como toda intervenção no processo social" está intercalada e, portanto, usam-se as vírgulas antes e depois dela; a vírgula após "positivos" marca o deslocamento de posição de um termo na frase; o ponto e vírgula separa duas orações com idéias opostas, sem destruir a unidade do período.

  • D.

    A expressão "às vezes" não poderia estar entre vírgulas, pois é o sujeito da frase.

  • E.

    O texto está entre aspas porque é irônico e traz palavras que não mantêm seu significado denotativo, usual.

A alternativa correta quanto às relações entre as palavras no texto é:

  • A.

    "seu", em "seu concorrente" (l. 32) tem como referente "um agente inescrupuloso" (l. 31); "seu", em "seu restaurante ou bar" (l. 32), tem como referente "concorrente".

  • B.

    A palavra "seu" tem o mesmo referente em "seu concorrente" (l. 32) e em "seu restaurante ou bar" (l. 32): "um agente inescrupuloso".

  • C.

    A palavra "seu" tem o mesmo referente em "seu concorrente" (l. 32) e em "seu restaurante ou bar" (l. 32): "concorrente".

  • D.

    A palavra "ambientes" (l. 18) funciona como um adjetivo que qualifica "tabagistas" (l. 18).

  • E.

    A palavra "que", em "em que se apoia" (l. 4), retoma "fiscalização".

A função dos termos destacados está corretamente indicada na alternativa:

  • A.

    objeto indireto; adjunto adnominal; complemento nominal, respectivamente.

  • B.

    agente da passiva; complemento nominal; adjunto adnominal, respectivamente.

  • C.

    complemento nominal; complemento nominal; complemento nominal, respectivamente.

  • D.

    adjunto adverbial; complemento nominal; objeto indireto, respectivamente.

  • E.

    adjunto adnominal; adjunto adnominal; objeto indireto, respectivamente.

Atenção: As questões de números 21 a 30 referem-se ao texto seguinte, do filósofo francês Montaigne, influente pensador do século XVI.

É preciso corrigir, por falha estrutural, a redação da frase:

  • A.

    Nenhuma das virtudes está imune aos defeitos que representam os excessos com que podem ser exercidas.

  • B.

    Os excessos da prática de uma virtude podem constituir o mesmo defeito do qual, por princípio, se desejaria combater.

  • C.

    O autor considerou uma sutileza filosófica o que expressa o texto citado, no qual também acusa um jogo de palavras.

  • D.

    Montaigne não vê senão excesso na reação supostamente virtuosa da mãe de Pausânias, ou na do ditador Postúmio.

  • E.

    A alegoria do arqueiro demonstra, de modo prático e objetivo, que a virtude não deve ser buscada nos extremos.

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